Vale a pena fazer a integração entre o Hubspot e Whatsapp?

Isabella Villar

Isabella Villar

Graduanda em Marketing na Fatec Sebrae, é fascinada pela versatilidade da área. Faz parte do time de Inbound Marketing da Hubify e atua como Revisora de Conteúdo.

4 minutos de leitura

A integração entre HubSpot e Whatsapp pode ser chamada de WhatHub, e ela permite que você canalize suas conversas de negócios e gerenciamento de clientes em uma única plataforma: o CRM!

Isso é bastante vantajoso para o seu negócio, pois você pode analisar as informações de seus contatos do WhatsApp e executar tarefas do HubSpot, sem sair da interface do usuário no aplicativo.

Ainda existem diversos outros benefícios, mas será que eles fazem sentido para a sua empresa? É o que vamos descobrir agora! Então, continue a leitura!

Como fazer a integração?

Em primeiro lugar, vamos entender as etapas necessárias desse processo:

  1. faça a sua empresa ser verificada pelo Facebook no Facebook Business Manager;
  2. escolha um parceiro da API do WhatsApp aqui;
  3. obtenha seus modelos de mensagem aprovados pelo Facebook.

Veja, a seguir, a importância de um CRM!

Os principais benefícios da integração HubsSpot e Whatsapp

  • em primeiro lugar, ele permite a responsabilidade do agente, mantendo o controle de todas as conversas dentro do HubSpot;
  • melhora as interações fornecendo todas as informações relevantes sobre o contato. Ou seja, não tem necessidade de fazer as mesmas perguntas repetidamente, afinal, se estiver no CRM, o agente verá;
  • economize tempo sendo capaz de executar as tarefas mais comuns do HubSpot, a partir da interface do usuário do WhatsApp e usando modelos e tokens para enviar mensagens. Por exemplo, atualize o status do lead, estágio da transação, proprietário, estágio do ciclo de vida e muito mais;
  • fornece privacidade e conformidade, permitindo, dessa forma, a configuração de quais contatos serão gravados;
  • crie relatórios, listas e acione automações de fluxo de trabalho, com base no conteúdo das mensagens do WhatsApp;
  • acima de tudo, não existe qualquer complicação na hora de implementar esse recurso, além de não ser necessário ter qualquer curva de aprendizado ou custos extras;
  • mensagens 1:1 de dentro do HubSpot;
  • veja o histórico de conversas na linha do tempo de um contato no HubSpot;
  • da mesma forma, envie texto, fotos, vídeos e URLs;
  • receba e grave todas as mensagens recebidas;
  • além disso, crie e armazene modelos de mensagens;
  • use mensagens do WhatsApp, por exemplo, como gatilhos em fluxos de trabalho do HubSpot;
  • por fim, gerencie todas as suas conversas de vendas no HubSpot.

Para quem é indicado?

Antes de mais nada, esse recurso foi projetado como um companheiro do gerente de contas. Ou seja, se sua empresa tiver uma função de gerenciamento de contas no processo de Vendas ou Atendimento ao Cliente, ele será muito útil!

Independentemente de ser uma empresa B2C ou B2B, ou seja, desde micro empresas até solopreneurs (empreendedor solo), a integração entre HubSpot e Whatsapp pode atender muitas das suas necessidades.

Se você tem um grande centro de contato, mas não oferece serviço personalizado (sem função de gerente de conta), provavelmente precisará de uma solução de centro de contato com todos os recursos.

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Por exemplo, sabemos que o WhatsApp Web permite que apenas um usuário seja conectado simultaneamente a um dispositivo, então você não vai conseguir lidar com vários usuários em conversas privadas, enquanto usa o mesmo número de telefone. Sendo assim, essa solução poderia fazer toda a diferença.

As funcionalidades da integração

Visualize e edite um contato do HubSpot na interface do usuário da Web no WhatsApp

O WhatHub vai fazer uma pesquisa em seu HubSpot CRM. Posteriormente, se um contato correspondente à conversa do WhatsApp for encontrado, ele mostrará as informações no painel do lado direito. Dessa forma, você poderá visualizar e editar o nome do contato, e-mail, estágio do ciclo de vida, status, proprietário, empresa, negócios e tickets.

Registre automaticamente suas conversas de negócios relevantes no HubSpot

Ele adiciona uma propriedade de contato de “sincronização”. Assim, é possível definir quais contatos terão as conversas registradas automaticamente na linha do tempo. Do mesmo modo, vale a pena atualizar o status de sincronização, de forma manual ou com fluxos de trabalho. Seja como for, não existe risco das conversas pessoais/privadas serem registradas por engano!

Salve manualmente as mensagens relevantes como notas ou tickets

Você pode salvar as mensagens do WhatsApp automática e manualmente no HubSpot. A princípio, isso é útil quando você deseja criar uma nota ou um ticket, a partir de um conjunto específico de mensagens. Nesse sentido, é possível salvar a nota no contato, empresa ou ofertas, e até mesmo criar um novo ticket.

Criar novos contatos e vincular os existentes

Se um contato não for encontrado automaticamente pelo WhatHub, isso significa que ele não existe no CRM ou que está faltando no seu número de telefone, por exemplo. Portanto, ao utilizar o botão “Criar/Vincular no HubSpot”, você pode adicionar facilmente o contato sem sair do WhatsApp. Além disso, se o contato já existir, ele atualizará o seu número de telefone.

Envie mensagens do WhatsApp do HubSpot e use modelos

O WhatHub economiza seu tempo, permitindo que você use o modelo de mensagem, por exemplo, incluindo tokens de contato e de usuário. Do mesmo modo, você pode editar seus modelos e enviar mensagens rapidamente, incluindo informações relevantes como o nome do contato, empresa, produtos e muito mais. Acima de tudo, você pode até usar suas propriedades personalizadas!

Use em fluxos de trabalho HubSpot

Em primeiro lugar, use o poder do HubSpot Workflows para automatizar suas comunicações no WhatsApp. Em seguida, crie acionadores do HubSpot com base no conteúdo e status da mensagem, para iniciar ações como enviar e-mail, criar tarefas e muito mais.

Receba notificações de novas mensagens e adicione novos leads automaticamente

Adicione automaticamente novos leads do WhatsApp ao seu HubSpot CRM 2. Além disso, também é possível receber notificações de novas mensagens recebidas em seu computador.

Conheça os planos do HubSpot

Iniciante (usuários individuais e microempresas)

  • $10 por mês;
  • suporta apenas um usuário/telefone por Portal HubSpot;
  • compatível apenas com planos HubSpot Free CRM e HubSpot Starter;
  • registro de mensagens automatizado + manual;
  • 2500 mensagens registradas/mês;
  • 500 mensagens enviadas da HubSpot UI/mês;
  • 250 compromissos/mês (novas tarefas/notas);
  • 3 modelos locais;
  • apenas visualização de ingressos + ofertas;
  • visualizar apenas grupos do WhatsApp;
  • marca “WhatHub” (“enviada por Whathub”);
  • disponível apenas para usuários de CRM/Starter grátis;
  • máximo de 1 usuário/linha telefônica por portal.

Básico (pequenas equipes que estão apenas começando)

  • $ 25 por mês;
  • preço por usuário/linha telefônica;
  • recursos básicos;
  • ideal para equipes pequenas;
  • registro de mensagens automatizado + manual;
  • 7.500 mensagens registradas / mês;
  • 1.500 mensagens enviadas da HubSpot UI por mês;
  • 750 compromissos por mês (tarefas + notas);
  • 5 modelos locais;
  • suporte básico para ingressos + promoções;
  • suporte básico para grupos WhatsApp;
  • branding removido;
  • compatível com todos os clientes/planos HubSpot;
  • você pode comprar até 5 licenças Basic. Se você tiver mais agentes, você pode atualizar para cada profissional.

Profissional (equipes de médio-grande porte)

  • $40 por mês;
  • preço por usuário/linha telefônica;
  • recursos avançados e escalabilidade total;
  • equipes de médio porte;
  • registro de mensagens automatizado + manual;
  • 10.000 mensagens registradas por mês;
  • 2.000 mensagens enviadas da HubSpot UI por mês;
  • 1.000 compromissos por mês (tarefas + notas);
  • 10 modelos locais;
  • suporte completo para ingressos + ofertas;
  • suporte total para grupos WhatsApp;
  • branding removido;
  • compatível com todos os clientes/planos HubSpot.

E aí, curtiu este post? Ele tirou suas dúvidas sobre a Integração entre HubSpot e Whatsapp? Então, se quiser saber mais, recomendo que leia o nosso artigo sobre o Programa HubSpot para Startups!

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