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Conheça os benefícios do marketing multinível

7 minutos de leitura

Marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é uma estratégia de vendas em que os revendedores ganham uma participação nos lucros dos produtos vendidos por eles e pela rede de revendedores.

As comissões são provenientes de vendas diretas ou do recrutamento de novos vendedores. Mas esse tipo de trabalho ainda gera muitas polêmicas entre as pessoas e isso acontece porque os vendedores, em geral, o defendem fervorosamente.

São pessoas que buscam ativamente seus clientes e tentam convencer outros indivíduos a entrarem para a modalidade. No entanto, ainda existe muito desconhecimento sobre o assunto, o que acaba por trazer desconfiança.

Contudo, a verdade é que muitos já conquistaram sua independência financeira ou uma renda extra que faz toda a diferença no orçamento familiar.

Só que antes de descartar ou começar a trabalhar com marketing multinível, é muito importante conhecer um pouco mais sobre o assunto. Este artigo será de grande utilidade para quem quer entender mais sobre o assunto.

Afinal, vai ficar mais fácil entender o conceito de marketing multinível, como ele funciona e quais são as vantagens e desvantagens que traz para os vendedores.

Entendendo o que é marketing multinível

Marketing multinível é uma estratégia de vendas também conhecida como network marketing ou marketing de rede. Com ela, o vendedor ganha uma participação nos lucros que obtém por ele mesmo ou por meio de uma rede de revendedores.

Essa modalidade de vendas diretas tem como base o contato entre clientes e vendedores que comercializam os produtos e serviços.

O marketing multinível foi desenvolvido em 1940, nos Estados Unidos, por Carl Rehnborg, e vem evoluindo desde então, modernizando as vendas diretas o que acontece por meio do ganho individual de comissões.

Os vendedores podem investir em diferentes estratégias, por exemplo, criando um banner açaí para revender o produto na porta de casa. Já existem vendedores que trabalham pela internet, dentre outras estratégias.

O principal diferencial dessa modalidade é que ela incentiva a vender e a conquistar novos distribuidores. Quando um vendedor consegue integrar um novo membro ao processo, é como se fosse promovido.

Ele passa a ser considerado um líder ou gerente de vendas e isso amplia seus ganhos. Mas para conseguir isso, é muito importante se esforçar para vender os produtos e gerar lucro direto.

Também é necessário atrair novos vendedores para a rede, pois dessa forma é possível conseguir lucro indireto e com comissão residual.

O trabalho é um pouco maior ao formar uma equipe de vendedores, visto que o profissional precisa oferecer suporte para essas pessoas, um processo que envolve várias ações, como:

  • treinamento;
  • orientação;
  • reuniões;
  • premiações.

Tudo isso é feito para manter a equipe engajada e quanto mais bem preparada ela estiver, maiores serão os lucros obtidos.

Funcionamento do marketing multinível

Assim como um profissional que quer atuar em uma empresa de laudo de periculosidade para eletricista precisa entender sobre seu funcionamento e processos, quem quer trabalhar com marketing multinível deve fazer a mesma coisa.

Esse modelo de vendas trabalha com base nos ganhos obtidos pelo vendedor e por uma rede de vendedores estabelecida. Funciona como uma forma de venda direta e indireta.

Isso acontece porque ela é totalmente baseada no contato interpessoal entre o vendedor e seus clientes para comercializar os produtos e serviços.

Existem muitas empresas que atuam dessa forma, mas as mais comuns são do segmento de cosméticos. Atualmente, o recurso funciona como uma evolução das vendas diretas que se baseiam apenas nos lucros individuais.

Ele incentiva os revendedores a manter o volume ou aumentar as vendas, além de atrair outras pessoas que possam se interessar pelo trabalho. Com isso, forma-se uma plataforma de oportunidades constantes de promoção.

Não existe um tempo específico para que isso aconteça, ou seja, uma pessoa que acabou de começar a vender dessa forma já pode formar sua própria equipe e conquistar uma posição de liderança.

Vantagens do marketing multinível

Todo o modelo de negócios, como uma empresa de instalação de mini gps rastreador veicular, possui suas vantagens, e com o marketing multinível não é diferente. Dentre as que mais se destacam, estão:

Mais autonomia

É perfeitamente possível ter mais liberdade ao trabalhar com venda direta e isso acontece porque o vendedor pode escolher quantas horas do dia vai se dedicar ao trabalho, tipo de produto que vai comercializar, entre outras questões.

A única coisa que o profissional precisa ter em mente é que seus ganhos serão proporcionais ao nível de produtividade no dia a dia.

Ganhos escaláveis

Outra característica do marketing multinível é seu modelo escalável de ganhos, pois quando o vendedor recruta um novo distribuidor, este pode desenvolver sua própria equipe.

Isso aumenta a força das vendas que vão se multiplicar em sequência, e essa escalabilidade é uma das principais vantagens do marketing multinível porque amplia muito os ganhos.

No mercado, existem muitos segmentos de atuação, como no caso de um fabricante de caldeiraria de inox, da mesma forma, é possível encontrar os mais variados tipos de produtos e serviços para trabalhar com marketing multinível.

Ao escolher um nicho que se gosta de trabalhar, fica muito mais fácil conversar com os clientes, argumentar e quebrar objeções, assim como também fica muito mais fácil encontrar pessoas interessadas em trabalhar dessa forma.

Suporte por parte das empresas

O vendedor vai atuar para marcas consolidadas no mercado e que têm renome. Todos os anos, essas organizações movimentam bilhões, de acordo com informações fornecidas pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

Elas oferecem uma estrutura consolidada para as pessoas que trabalham com elas, o que abrange planos bem definidos de comissão, bonificação, produtos de excelente qualidade, treinamentos para capacitação, além de respeito e compromisso com os vendedores.

Seja para vender cosméticos ou bobina de campo do motor de partida, o vendedor vai contar com todo o respaldo que somente as grandes corporações podem oferecer para seus parceiros e colaboradores.

Desvantagens do marketing multinível

Assim como tudo na vida, o marketing multinível também não é perfeito e tem suas desvantagens. Embora sejam poucas, é necessário conhecê-las para poder se decidir. Elas são:

Investimento inicial

O investimento inicial, na verdade, depende muito de empresa para empresa, pois existem aquelas com planos de catálogo, dessa forma, o revendedor não precisa adquirir nenhum produto ou serviço para apresentar aos clientes.

Ocorre apenas um ganho de comissão sobre a venda, no entanto, existem algumas organizações que exigem um investimento inicial para comprar os primeiros produtos e revendê-los pelo preço sugerido.

Diferentemente de organizações tradicionais, como no caso de uma empresa de controlador de acesso noturno, essas marcas podem cobrar valores variados, dependendo muito do produto e do kit que o revendedor deve adquirir.

Mesmo que seja algo simbólico, ainda representa um risco, principalmente se for uma solução difícil de vender. Quanto mais essa pessoa investir no começo, mas ela está arriscada a perder, caso não consiga fazer boas vendas.

Criar redes de longo prazo

O marketing multinível tem como principal característica a possibilidade de obter ganhos a partir da criação de uma rede própria de revendedores. Essa possibilidade enche os olhos de muitas pessoas, mas é necessário manter os pés no chão.

Mesmo um vendedor experiente e que já trabalhou para muitos tipos de empresas, como uma especializada em desmontagem de guarda roupa, pode demorar um pouco mais para criar sua própria equipe de vendas.

Para aqueles que aderem a essa modalidade sem nenhum tipo de experiência, vai demorar muito mais tempo para conquistar os primeiros clientes, atrair vendedores e aumentar ainda mais os lucros.

Pessoas que conseguem se destacar chegam a demorar meses ou até anos para fazer isso, portanto, é um processo que exige muita dedicação e foco para que seja conquistado.

O papel do líder é orientar os vendedores sobre o que eles precisam fazer para construir sua rede, como participar de todos os eventos que puder, como festas de aniversário, palestras, confraternizações, entre outros.

Assim como uma empresa de aluguel de plataforma aérea precisa se relacionar com o público para oferecer seus produtos e serviços, um vendedor de marketing multinível também precisa ter um bom relacionamento com as pessoas.

Ao longo do tempo, vai atrair mais potenciais clientes e potenciais revendedores, mas é fundamental manter os pés no chão e entender que esse processo leva tempo.

Considerações finais

O marketing multinível é uma opção de trabalho que tem mudado a vida de muitas pessoas que se dedicam e realmente se interessam por essa modalidade de vendas.

Muitos começam apenas como um meio de obter renda extra, mas ao longo do tempo, percebem as vantagens e investem em maneiras de vender cada vez mais, alcançando, assim, sua independência financeira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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