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Por que investir em nano e micro influenciadores?

4 minutos de leitura

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia tem oferecido novas possibilidades de fazer marketing digital, e é inegável que os nano e micro influenciadores digitais, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Esse crescimento se deve à relevância que eles representam no momento de decisão de compra dos consumidores.

Tenho certeza que você segue pelo menos um influenciador, e provavelmente já comprou ou cogitou comprar algum item indicado por ele, não é mesmo?

Então, continue a leitura e descubra como essa estratégia pode funcionar na sua empresa!

Por que os influenciadores ganharam tanta relevância?

Em primeiro lugar, em março de 2018, o Instituto QualiBest entrevistou 4.283 internautas brasileiros que acessam mídias sociais, entre homens e mulheres com mais de 18 anos, das classes ABC e de todas as regiões do país, a fim de descobrir qual a relação dos brasileiros com os influenciadores digitais, e quais são os mais influentes. O estudo apurou os principais influenciadores em 17 categorias, além de preferências e padrões de comportamento dos usuários e o uso dos canais de mídias sociais.

Dos entrevistados, 71% afirmaram seguir algum influenciador digital e esse número sobe para 81% entre os jovens de até 19 anos.  Entre os seguidores, o estudo mostra que os influenciadores são a segunda fonte de informações para a tomada de decisão na compra de um produto, citada por 49% dos respondentes, perdendo apenas para amigos e parentes.

Portanto, o fenômeno dos influenciadores se deve à naturalidade da publicidade inserida nos seus conteúdos. Ou seja, já foi o tempo em que as pessoas acreditavam que a Xuxa consumia Monange, e a Gisele Bündchen utilizava Pantene. 

Por isso, quando seguimos determinado influenciador que nos identificamos, seja no comportamento, estilo, atitude, hábitos alimentares, tipo de atividade física, ou simplesmente pela personalidade, acabamos nos sentindo mais próximos daquela realidade. Assim, se torna natural o desejo de comprar ou fazer algo que o influenciador indica, principalmente quando se trata de nano e micro influenciadores. 

O que são nano e micro influenciadores?

Em primeiro lugar, os nano influenciadores são pessoas que possuem determinado público que os acompanha na internet, seja no YouTube, Instagram ou Facebook.

Esse tipo de influenciadores costuma criar conteúdos com intuito de ajudar seus seguidores, e na maioria das vezes, se destacam aqueles que conseguem fazer, da forma mais autêntica.

São considerados nano influenciadores os criadores de conteúdo que têm, no mínimo, 1.000 seguidores, e micro influenciadores, aqueles que possuem entre 10 mil e 50 mil seguidores

Complemente seu conhecimento com o vídeo a seguir!

Por que trabalhar com nano e micro influenciadores?

A falta de fama dos nano e micro influenciadores é uma das maiores qualidades. Isso porque os tornam mais acessíveis, do que os influenciadores com milhões de seguidores. Ou seja, quando eles recomendam qualquer produto ou serviço no Instagram, a sua palavra parece tão verdadeira quanto o conselho de um amigo. Veja abaixo as maiores vantagens de contratar nano e micro influenciadores:

  • possuem maior taxas de engajamento, quando comparado com macro influenciadores;
  • são mais baratos, e muitas vezes aceitam produtos em troca da divulgação;
  • possuem um maior envolvimento com seus seguidores.

Exemplos de marcas que já trabalham com nano e micro influenciadores

Stella Artois - Ambev

No natal de 2020, a Stella Artois, que tem como garota propaganda a Isis Valverde, fez uma campanha de natal que contou com diversos micro e nano influenciadores. A ação foi baseada no envio de várias decorações de natal com pratos especiais, que os influenciadores selecionados compartilharam nos stories e no feed. Confira a seguir, alguns exemplos:

nano e micro influenciadores 1
nano e micro influenciadores 2
nano e micro influenciadores 3

OMO Brasil

Em agosto de 2020, a OMO, junto com a Squid fez uma campanha para divulgar a nova linha sanitizante da marca. Em outras palavras, foi feita uma competição entre diversos nano e micro influenciadores, na qual quem obtivesse o maior desempenho, ganharia uma quantia maior de dinheiro.

Influenciadores
Influenciadores
nano e micro influenciadores 6

Acima de tudo, é importante lembrar que os influenciadores podem aumentar suas vendas, mas o potencial deles é reafirmar o posicionamento da sua marca. Então, para selecionar o influenciador ideal, escolha aquele que vai ser mais coerente com a sua marca, assim você terá uma estratégia mais assertiva. 

Por fim, lembre-se que pessoas se conectam com pessoas, e quanto mais perto da realidade, maior identificação!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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