6 motivos para você criar um blog empresarial agora mesmo

Rubens Netto

Rubens Netto

3 minutos de leitura

Uma das principais dificuldades das empresas é atrair novos consumidores, já que o mercado está cada vez mais competitivo. Nesse cenário, a presença online é cada vez mais importante para atingir o público e, exatamente por isso, a criação de conteúdos relevantes em um blog empresarial se tornou uma estratégia essencial de marketing digital.

Para isso, a empresa cria conteúdos relevantes, com foco em auxiliar o público na solução de seus problemas e guiá-lo na jornada de compra. Quer saber por que é importante investir em um blog corporativo? Neste conteúdo, explicamos 6 motivos para você aplicar essa estratégia. Confira!

1. Economizar em estratégias de marketing

Quando as pessoas têm alguma dúvida ou procuram determinados serviços, o Google é uma das principais fontes de informação utilizadas na busca por soluções. Como consequência, é comum que as estratégias de marketing do negócio incluam investimentos em Google Ads.

Usar essa ferramenta é importante para a que as pessoas vejam os anúncios e encontrem a sua empresa, mas o desenvolvimento de conteúdos relevantes no blog empresarial pode fazer com que eles apareçam nas primeiras páginas da busca orgânica do Google, sem que você precise pagar para ser encontrado.

Unir as duas estratégias potencializa os resultados das campanhas de marketing e permite a redução de custos, além de trazer outras vantagens que explicaremos nos próximos tópicos.

2. Estabelecer autoridade para a empresa

Quando o blog empresarial gera conteúdos de valor, você demonstra os seus conhecimentos sobre o assunto e ajuda a estabelecer autoridade para se destacar da concorrência. É preciso ter em mente que, muitas vezes, os clientes não entendem o mercado em que a sua empresa atua, o que dificulta a decisão de compra.

Assim,  a sua empresa pode usar essa oportunidade para educar o público, enquanto também elimina as objeções do consumidor para facilitar a compra. Porém, a qualidade das postagens é o ponto-chave para ter bons resultados: elas devem gerar valor para o leitor, com o objetivo de trazer algum benefício para ele.

3. Atrair novos clientes e aumentar o tráfego

Ao se posicionar da melhor forma nas buscas feitas no Google e criar autoridade para a marca com marketing de conteúdo, a empresa consegue aumentar a visibilidade e atrair novos clientes. Isso acontece devido ao aumento do tráfego do site e o compartilhamento de conteúdos pelos leitores.

Banner Topic Cluster

O grande benefício é que o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é reduzido, pois não exige o alto investimento em propagandas e anúncios. Em complemento, a estratégia educa os consumidores e esclarece dúvidas que ajudam o processo de vendas, reduzindo as ações necessárias para a conversão.

4. Garantir maior interação com os clientes

Essas páginas contam com diversas ferramentas que permitem mais interação do leitor, como caixas de comentários, botões de compartilhamento e espaços de cadastro na newsletter para receber e-mails com as atualizações do blog empresarial.

Isso proporciona uma ótima oportunidade para interagir com os leitores, coletar feedbacks e conhecer as dúvidas que eles têm. Com base na experiência relatada, a empresa tem acesso a ideias sobre os conteúdos que podem ser abordados em novas postagens e às opiniões dos leitores sobre o blog, a marca ou os produtos ofertados.

5. Trazer mais dinamismo para o site

Os sites costumam ser mais engessados, com um layout fixo e um conteúdo que passa a maior parte do tempo no mesmo lugar e da mesma forma. Isso faz com que os leitores não tenham tanto incentivo para visitá-lo de forma recorrente, já que as mudanças não são comuns.

O blog empresarial apresenta a solução ideal para esse problema: com a postagem de conteúdos de valor e atualizações constantes, os leitores são estimulados a acessar a página em outras oportunidades. Mas não se esqueça que a qualidade dos textos é essencial para gerar o interesse do público, combinado?

6. Otimizar o processo de venda

Os conteúdos do blog corporativo devem ajudar na solução de problemas do seu leitor, então não abordará sempre os produtos ou serviços ofertados, mas assuntos que sejam interessantes para ele e que, no futuro, possam ser relacionados às soluções oferecidas pelo seu negócio.

A ideia é desenvolver uma relação mais próxima e conquistar a confiança do público para acompanhá-lo durante a jornada de compra, desde o aprendizado sobre o seu problema até a decisão pela aquisição do produto ou serviço.

Com todos esses benefícios, não faltam motivos para criar um blog empresarial, não é mesmo? A adoção do marketing de conteúdo permite maior visibilidade da marca com um baixo investimento, auxiliando na conquista de novos clientes e no processo de vendas.

Gostou do post e quer implementar essa estratégia? Então entenda agora mesmo quais são as vantagens e desvantagens de usar uma plataforma para criação de site!

Posts Relacionados