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Conheça a força das campanhas sazonais de marketing digital

7 minutos de leitura

As campanhas sazonais acontecem em datas comemorativas onde ocorre o aumento das vendas. Elas fazem parte de diversos tipos de negócios e são muito úteis para alavancar os resultados ao longo do ano.

Natal, Black Friday e o Dia das Mães são alguns exemplos de épocas propícias para as vendas e devem ser aproveitadas para impulsionar os lucros. Se você for até uma loja qualquer nessas épocas do ano, vai perceber a movimentação intensa.

Na internet, as vendas também aumentam muito, afinal, o consumidor brasileiro já se habituou com esse modelo de compra. Independentemente de qual seja o porte ou segmento do seu negócio, investir em campanhas sazonais é sempre uma boa opção.

Alguns estabelecimentos podem aproveitar simplesmente todas as datas comemorativas, e eles conseguem se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.

Mais do que ter clientes em potencial, é fundamental que a empresa chegue ao conhecimento deles em momentos oportunos.

Para entender um pouco mais sobre o tema, neste artigo, vamos explicar o conceito de campanhas sazonais, como elas são feitas no marketing digital e mostrar algumas épocas do ano em que elas são muito bem-vindas.

O que são campanhas sazonais?

Algo sazonal é aquilo que acontece temporariamente em uma data específica, como no caso das festas de fim de ano.

Além de denominar períodos, a sazonalidade também ajuda a classificar produtos e serviços que costumam ser procurados em algumas épocas, como acontece com os ovos de Páscoa.

Outros produtos, como o protetor solar, vendem o ano todo, mas sua procura se intensifica durante o verão.

O fato é que qualquer tipo de empresa, como no caso de um fabricante de janela em alumínio, pode aproveitar os períodos sazonais para criar suas campanhas.

Com isso, passa a trabalhar com estratégias que acontecem em certos períodos, tendo como objetivo alavancar as vendas, e este é exatamente o conceito de campanha sazonal.

Para prosperar, todo negócio precisa conhecer seu perfil de cliente, e é importante entender isso porque as campanhas sazonais não se limitam apenas ao Dia das Mães ou ao Natal, na verdade, existem outras oportunidades.

Por exemplo, o aniversário da loja é uma forma de trabalhar esse tipo de campanha, fazer algumas promoções e aumentar as vendas.

O segredo é entender o cliente para saber o que ele quer e espera, visto que essa compreensão abrange seus anseios e vontades e ajuda a elaborar estratégias sazonais fundamentais para essas pessoas.

Elas atendem necessidades pontuais, mas só é possível identificá-las quando a companhia sabe quem é o seu cliente.

É justamente por isso que uma empresa de aluguel de aparelho crio deve ir muito além do Natal ou da Black Friday. Na verdade, ela deve identificar períodos em que seu perfil de cliente está mais propenso a fazer uma compra.

Consequentemente, a companhia também será mais assertiva na hora de fazer uma proposta, além de identificar o que pode favorecer a vantagem competitiva.

No caso de uma grande loja de departamentos, uma dica é entender em quais épocas do ano os clientes vão às compras, e com isso começar a se planejar.

Em outras palavras, para que a campanha sazonal seja realmente um sucesso, é necessário conhecer bem o perfil de cliente para que seja possível se programar e pensar nas melhores estratégias para essa ação.

Campanhas sazonais no marketing digital

Para fazer uma boa campanha sazonal no marketing digital, existem algumas estratégias que são indispensáveis. São elas:

1. Saber escolher as datas

Antes de colocar a mão na massa e começar a criar uma estratégia, é fundamental escolher as datas dessas campanhas, lembrando que elas precisam estar de acordo com os objetivos e características do negócio.

Ou seja, para uma oficina de revisão de veículos blindados, vale a pena fazer uma campanha durante o período de férias, como janeiro e julho, que é quando as pessoas costumam viajar.

Por outro lado, para uma farmácia, não faz sentido criar uma estratégia de volta às aulas, mas pode criar uma campanha durante o inverno, quando o número de pessoas gripadas é muito maior.

Outras datas comemorativas podem ser celebradas, como a Black Friday, que serve para qualquer tipo de empresa.

Nesse contexto, o ideal é saber escolher com bom senso quais períodos do ano serão trabalhados de maneira promocional pelo seu negócio, sem esquecer que eles precisam fazer sentido para a empresa e o público.

2. Saber planejar a estratégia

Depois de determinar as datas mais importantes, chegou o momento de planejar a estratégia. O planejamento precisa ser feito com antecedência porque a companhia precisa reunir recursos, firmar parcerias e pensar em ações impactantes.

Para facilitar esse processo, um pet shop especializado na criação de american bully pode fazer um brainstorm com sua equipe e assim definir como tudo será realizado.

Preveja ações necessárias, os responsáveis pelas tarefas, recursos disponíveis, elementos para que a campanha aconteça, entre outros aspectos importantes.

3. Transmitir uma mensagem

A mensagem é o elemento que vai embasar a campanha, e para defini-la, é necessário determinar qual o sentimento a ação quer despertar no público e de que maneira ele vai motivar a interação.

As campanhas sazonais vão muito além de criar um design diferente para o site, enfeitar a loja ou criar conteúdos específicos. O propósito central é envolver o público, causar sensação de pertencimento e gerar identificação com a marca.

4. Estabelecer um cronograma

Além de planejar é fundamental esquematizar um cronograma de ações, que vão guiar as campanhas ao longo do ano. Isso facilita a correria do dia a dia e evita que o negócio esqueça períodos importantes para ele.

A equipe responsável vai preparar uma fachada acm 3d especial para certos períodos, criar os anúncios compatíveis na internet, dentre outras ações fundamentais.

5. Levantar os recursos necessários

Finalmente chegou o momento de colocar a mão na massa, o que exige recursos necessários para criar a campanha, envolvendo uma landing page específica, campanhas de marketing digital e anúncios patrocinados.

É justamente por isso que o planejamento com antecedência se torna crucial, pois na hora de colocar tudo em prática, fica muito mais fácil encontrar a mão de obra especializada.

Para potencializar ainda mais o sucesso das campanhas, a companhia pode optar por fazer parcerias. Além disso, ter um parceiro em certos períodos ajuda a reduzir os recursos e tarefas.

Principais épocas do ano

Agora, vamos falar um pouco sobre as principais épocas do ano em que as campanhas sazonais costumam acontecer.

A mais conhecida e usada por diferentes tipos de empresa, como uma escola de curso de condutor de ambulância, é o Natal.

Ele representa a maior oportunidade no aumento das vendas, porém, a concorrência fica muito mais alta, o que exige um excelente planejamento e muita criatividade para ter vantagem competitiva.

Outro período que, sem dúvidas, pode ser aproveitado por todo tipo de negócio é a Black Friday. Ela acontece todo mês de novembro, mais precisamente na última sexta-feira, quando as pessoas já receberam seu 13º e outros bônus.

Trata-se de um período em que o consumidor aproveita para fazer aquisições um pouco mais altas, como:

  • celular;
  • televisão;
  • automóvel;
  • eletrodomésticos.

Mas isso não significa que o fabricante de espátula 12cm não possa colocar seus produtos em promoção, muito pelo contrário: deve aproveitar essa época porque o consumidor está totalmente aberto para as compras.

O Dia das Mães e o Dia dos Pais, sem dúvida alguma, são datas muito promissoras para o comércio, sendo os períodos comemorativos mais significativos para as pessoas, assim como o Natal.

Os consumidores procuram todo o tipo de produto e serviço para presentear seus pais ou responsáveis, o que abre as portas para os negócios aproveitarem as vendas ao máximo.

Por fim, seu negócio também pode aproveitar o Dia do Cliente, que acontece mais precisamente todo dia 15 de setembro e ajuda a traçar estratégias para investir em campanhas e com isso aumentar a venda de produtos ou serviços.

Não importa qual é o segmento da organização, pois desde franquias alimentação baixo investimento até multinacionais podem comemorar o Dia do Cliente para mostrar o quanto os consumidores são especiais e lembrados.

Ofereça cupons de desconto, campanhas de fidelização, brindes e outros elementos que vão atrair as pessoas e fazer com que elas comprem mais.

Considerações finais

O ano todo representa uma boa oportunidade de negócios, e cabe aos lojistas e empreendedores aproveitarem esses períodos para criar campanhas atraentes e potencializar as vendas.

Faça uma lista de todas aquelas que são compatíveis com o seu negócio e seu público e planeje-se com antecedência. Isso vai trazer muito mais lucros para a organização e facilitar seu crescimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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