O que é Marketing Holístico e por que utilizar nas empresas?

Isabella Villar

Isabella Villar

Graduanda em Marketing na Fatec Sebrae, é fascinada pela versatilidade da área. Faz parte do time de Inbound Marketing da Hubify e atua como Revisora de Conteúdo.

6 minutos de leitura

Existe uma nova tendência no mercado de marketing digital que promete aumentar a credibilidade das marcas, garantindo destaque entre a concorrência — conheça o Marketing Holístico!

Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber a respeito, como ele funciona e suas vantagens. Confira!

 

O que é o Marketing Holístico?

Em primeiro lugar, vamos pensar no corpo humano, ele precisa de todas as células e partes regularizadas para que continue funcionando. O mesmo acontece com o Marketing Holístico, já que ele se baseia em fazer as diferentes partes de uma empresa trabalharem juntas, para atuarem de forma otimizada.

Assim, podemos contextualizar o cenário da empresa como uma sociedade, na qual será definido um objetivo em comum para todos os departamentos. O que vai levar ao alinhamento dos processos, serviços, sistemas e meios de contato com os seus clientes, ajudando tanto eles, quanto a sua empresa.

Ela acredita que uma perspectiva ampla e integrada, e trabalhada coletivamente em cada aspecto de todo o negócio, muitas vezes é razoável para criar o melhor resultado.

 

Quais são os componentes do Marketing Holístico?

Agora que você já conhece o significado desse conceito, chegou a hora de entender como ele funciona!

 

Marketing de relacionamento

Começando pelo marketing de relacionamento, cujo objetivo é construir relacionamentos sólidos com seus clientes, leads, colaboradores, entidades financeiras, fornecedores, vendedores, agências e parceiros, para manter um negócio rentável. 

Lembre-se que cada um deles têm impacto no sucesso ou fracasso da empresa!

As empresas que utilizam essa estratégia com seus clientes, contam com uma ótima oportunidade de conhecê-los melhor, entendendo os seus interesses, desejos, vontades e necessidades, para entregar seu produto/serviço como melhor solução.

Se você deseja expandir seus negócios, uma visão de longo prazo é essencial. Mas, não é a aquisição de clientes que vai ajudar a reter o seu negócio por muito tempo… E sim, a retenção desses clientes!

Afinal, se eles gostam da sua empresa, vão indicar para os amigos, com o famoso marketing boca a boca. 

Aqui, vale a pena fornecer ofertas, serviços e mensagens aos clientes antigos, com base nas informações de transações anteriores, como dados demográficos, preferências de mídia e distribuição.

Marketing Integrado

Nesse pilar, as empresas trabalham em ações de marketing que geram valor aos interessados, por meio de uma mensagem objetiva e transparente. Dessa forma, as atividades atuam em sincronia para garantir que os receptores tenham a mesma experiência e percepção da empresa.

A comunicação de marketing é um componente importante para obter sucesso. Sendo assim, o marketing integrado enfatiza uma mensagem consistente em todos os canais de comunicação. 

Vale ressaltar que o foco na experiência do cliente cresceu nos últimos anos, assim os profissionais utilizam diversas ferramentas para analisar as interações com os clientes, e tomar decisões de marketing críticas, de acordo com os dados acumulados. 

Quando sua mensagem é clara, os seus clientes conseguem se identificar mais com a marca e os produtos. Caso contrário, a mensagem perderá relevância e os esforços serão em vão.

Portanto, o marketing integrado envolve a estratégia de preços, produto, contratação, promoção e comunicação.

 

Marketing Interno

O marketing interno visa atender às necessidades específicas dos colaboradores da sua empresa. Ele garante que os funcionários estejam engajados com seus papéis, além de estarem alinhados com a missão e os valores estabelecidos.  

O objetivo é reduzir os conflitos entre os departamentos do negócio, o que leva a um maior alinhamento nas ações de marketing oferecidas aos consumidores.

Afinal, os bons resultados não dependem apenas da imagem externa de uma empresa, mas também são influenciados pelas interações internas, já que se a sua equipe não estiver preparada para atender um cliente com dúvidas, a credibilidade da marca será prejudicada.

 Portanto, uma dica aqui é estimular treinamentos com funcionários mais experientes ou até cursos online. Além de ser positivo para a empresa, já que você terá profissionais mais qualificados para aumentar a produtividade, também vai ajudar no desenvolvimento individual de cada um, o que ajuda a formar um time satisfeito e leal.

Marketing de Performance 

Ele se concentra no valor dos esforços de marketing, para garantir a responsabilidade financeira em termos de rentabilidade. 

O marketing de performance se concentra em gerar retorno sobre o investimento de marketing da empresa, então, os profissionais de marketing precisam garantir que as atividades tenham impacto e ajudem a empresa a obter uma vantagem competitiva.

Os profissionais devem ser capazes de mostrar o ROI, sobre quaisquer recursos gastos e mostrar o efeito dessas atividades de marketing nos negócios.

Além disso, eles também interpretam a participação da sua empresa no mercado, para identificar a taxa de perda do cliente, satisfação, a qualidade do produto, entre outros.

Marketing Social

Essa etapa busca aumentar o alcance de uma empresa, por meio dos feedbacks dos clientes para a sociedade em geral.

Você já notou o crescimento de campanhas “politicamente corretas” e engajadas em causas sociais, nos últimos anos? E aqui que o Marketing Social atua!

A princípio, ele se baseia em práticas comerciais éticas, como um produto que respeite o meio ambiente ou retorne parte do dinheiro para ajudar uma minoria. Tudo isso pode até parecer “superficial” com foco apenas no lucro, mas na verdade isso é uma oportunidade de usar sua imagem em prol de algo maior que a empresa, pensando em ações poderosas e que causam impacto na sociedade.

Aqui, estamos falando de clientes que buscam fazer a diferença na sociedade, com seus hábitos de consumo. Eles não querem apenas comprar um produto ou serviço por benefício próprio, mas sim entender o que isso vai mudar no bem-estar da sociedade.

 Complemente seu conhecimento com o vídeo a seguir!

 

Por que o Marketing Holístico vale a pena?

Imagino que você já deva estar interessado em aplicar o Marketing Holístico na sua empresa, não é? E que tal um gostinho de quero mais? Confira seus principais benefícios, a seguir!

Harmonia de interesses

Em vez de apresentar informações conflitantes em diferentes áreas da empresa, o marketing holístico faz a sua marca estar, de fato, “na mesma página”, apresentando maior consistência e coerência para seus clientes.

Autoridade da marca

O perfil do consumidor está mais exigente, portanto, quando ele compra um produto ou contrata um serviço, também está comprando a sua marca. Hoje, o cliente quer uma empresa que, realmente, atenda suas necessidades.

E o marketing holístico surge para reforçar a mensagem e imagem da marca, para entender como se posicionar no mercado.

Otimização de processos

Quando todos os elementos do negócio trabalham juntos, fica mais fácil reduzir os esforços, tornando os negócios mais eficientes, além de economizar tempo e dinheiro.

Assim, ele facilita o ganho de oportunidades e ajuda a aproveitá-las, pois sua equipe estará preparada para identificar os possíveis riscos, e analisar as soluções.

Os principais cases de sucesso de Marketing Holístico

Já sabemos que o Marketing Holístico funciona, mas será que isso vale apenas para pequenas empresas?

A resposta dessa pergunta, você confere nos cases de sucesso que eu separei a respeito:

Apple

marketing holístico 2

A maçã mais querida dos consumidores é um grande exemplo de como o Marketing Holístico pode trazer bons resultados. O foco da marca é entregar um produto pensado na experiência do cliente, desde o atendimento educado, eficiente e ágil na loja, até a utilização do produto, que dispensa apresentações.

Heineken 

marketing holístico 3

Já percebeu que hoje em dia, as marcas estão buscando se reinventar diariamente com novos segmentos de atuação? Pois é, a Heineken soube fazer isso muito bem.

Em vez de focar apenas na cerveja, ela começou a focar seus esforços de marketing em engajamento e relacionamento com seus clientes, incluindo a abordagem ecologicamente correta para a fabricação de cerveja e futuros projetos sustentáveis que já estão sendo divulgados.

Coca-Cola

Por último, mas não menos importante, temos o maior exemplo de Marketing Holístico, sendo a Coca-Cola.

Você pode estar se perguntando como isso acontece, já que sua logística é gigantesca e não existe um único ponto de contato ou forma de fazer a experiência de compra ser única no mercado. 

Porém, para entender isso, vamos pensar no Natal. Afinal, existe data mais simbólica do que essa para criar um slogan eterno, que já se tornou uma tradição em diversos locais?

Todos os anos, milhares de pessoas acompanham a chegada das Caravanas Iluminadas em suas cidades. E que tal os comerciais autênticos que representam muito bem sua essência, com pessoas felizes e na companhia da família e amigos?

Se você gostou deste conteúdo, fique sabendo que sempre atualizamos o blog com tendências do Marketing Digital, e para receber tudo com antecedência, é só assinar a nossa newsletter!

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados