Blog 8D Hubify

Entenda o impacto do metaverso no marketing digital

7 minutos de leitura

A evolução do mercado tecnológico sempre foi a maior responsável pelas modificações gerais a serem sentidas dentro do setor comercial. O que vem mudando é que esse processo torna-se cada vez mais dinâmico, levando ao metaverso no marketing digital.

Uma realidade que só é possível graças às mudanças presentes não só no meio tecnológico, mas também nos próprios comportamento do público, que vem adotando cenário digital como algo imprescindível em suas vidas, por diversas áreas.

Uma expansão tamanha do cenário digital, capaz de abranger o mercado de trabalho, o cenário comercial e até mesmo às relações pessoais, com a troca de mensagens substituindo as ligações telefônicas como uma forma tradicional de comunicação.

Aplicações capazes de diminuir as barreiras presentes no mundo, incluindo aqueles relacionados à distância. Com um usuário conseguindo se comunicar com outro presente do outro lado do planeta. Sendo preciso apenas uma língua e uma plataforma em comum.

Algo diretamente positivo também ao setor comercial, diante da necessidade de uma empresa de tradução de documentos, para regular as atividades comerciais a serem feitas por companhias de diferentes países entre si, ampliando suas possibilidades.

Isso dentro de uma realidade no qual esse cenário de negociação entre as empresas cada vez mais deixa de ocorrer no ambiente físico, sendo transportado para o meio digital. Inclusive nas reuniões, que agora podem ser realizadas por videoconferências.

Além de diversas novas atividades que podem operar com o auxílio das ferramentas tecnológicas que foram sendo desenvolvidas. Todos trabalham com um foco em plataformas digitais, diante da presença desse tipo de aplicação nos mais diversos espaços.

Com a atuação de empresas que desenvolvem softwares tendo uma importância cada vez maior dentro do mercado, já que a implementação desse tipo de programa vem tornando-se uma demanda por diversos empreendimentos que buscam uma otimização.

A questão é que o próprio ambiente digital também está passando por mudanças, principalmente em relação a forma como eles são acessados, que começou exclusivamente pelos computadores e hoje podem ser conectados através de dispositivos móveis.

A maior modificação para o futuro não está só no instrumento a ser utilizado durante esse acesso, mas na experiência que o suspiro ter ao se conectar à internet. De fato se sentindo como parte dela.

O metaverso e o futuro da internet

O principal propósito por trás da criação da World Wide Web, uma rede mundial de comunicação, era a comunicação entre os usuários e a possibilidade de trocar dados por meio de uma única plataforma, que reunisse essas informações coletadas.

Uma realidade que abraçou os mais variados tipos de projetos a se posicionarem por meio da internet, como uma entidade comercial, uma organização não-governamental, ou até mesmo uma realização pessoal, como um site ou blog pessoal.

Aproveitando que falamos em blog pessoal, que tal saber o que faz um criador de conteúdo digital?

O crescimento das plataformas digitais em relação ao acesso feito pelos usuários está muito conectado ao surgimento das redes sociais. Sites criados diretamente para apresentar uma forma de contato entre os usuários, sejam eles físicos ou jurídicos.

Além disso, é possível para uma agência gráfica divulgar o seu serviço de impressão digital a laser, da mesma forma com que um produtor de conteúdo pode também usar dessa plataforma para compartilhar suas produções e interagir com os seus seguidores.

O Facebook, rede social criada por Mark Zuckerberg, se destacou como um dos sites de maior interação entre os usuários. Resultando assim em uma das grandes companhias de comunicação e tecnologia do mercado atual.

Mas a questão é que o Facebook só chegou onde chegou diante de um trabalho de adaptação às novas ferramentas que foram sendo apresentadas no mercado, incluindo a compra de concorrentes promissores, como o Instagram e o WhatsApp.

O passo seguinte em relação a esse processo de adaptação está na própria forma com que o mundo acessa e utiliza essas ferramentas digitais. E foi pensando nisso, observando as novas tecnologias que estão surgindo que surge a ideia do metaverso.

Uma plataforma de interação completamente digital, que funciona através da imersão dos usuários em uma realidade virtual que simula o mundo real. Um conceito não tão estranho para quem acompanha histórias de ficção científica, que já trabalhavam com esse ideal.

O grande diferencial está na real aplicação desse tipo de programa, permitindo o usuário fazer parte do seu jogo preferido, visitar cenários fantásticos, participar de reuniões de trabalho e realizar suas compras. De acessórios para bolsas até produtos alimentares.

Adquirindo no virtual e recebendo este produto diretamente em casa. O que obviamente atinge o setor comercial, mas antes disso, é um cenário que começa a ser testado com outras atividades, principalmente com o meio de entretenimento, que cresce no digital.

Como exemplo disso, é possível citar o universo dos games, como o popular Fortnite, no qual foram realizados diversos shows artísticos, como o do rapper Travis Scott e da cantora pop Ariana Grande, permitindo uma experiência de interação entre os usuários presentes.

O que é possível graças a tecnologia de realidade virtual, que permite uma sensação de imersão entre os usuários, com um equipamento que permite acessar essa realidade digital simulada. Capaz de impactar até mesmo um sistema comercial operado por um negócio.

Um cenário que exige a quem trabalha com marketing digital está completamente inteirado sobre esse tipo de tecnologia, de como o metaverso tem a capacidade de englobar as mais diversas atividades comerciais nos próximos anos.

O impacto do metaverso no marketing digital

O metaverso surge como uma plataforma que não só apresenta novas ferramentas para quem acessa tal universo digital, como também amplifica algumas práticas já presentes no cenário que hoje pode ser visto como tradicional.

Como a interação entre os usuários, as atividades comerciais a serem realizadas por eles, entre outras atividades presentes nesta plataforma e que podem ser exponenciados através do citado metaverso. Impactando o mercado através de fatores como:

Maior experiência de imersão

O grande destaque do metaverso é justamente a imersão do usuário. E isso pode ser usado pelo marketing digital para garantir uma maior interação entre os possíveis clientes e o produto ou serviço a ser consumido, através das simulações ali presentes.

Como uma companhia de adesivos, que pode usar do metaverso para apresentar simulações de um possível adesivo impresso a ser encomendado por um cliente interessado.

Experiências diferenciadas

A característica mais atrativa do metaverso em relação aos usuários é justamente o tipo de experiências que são prometidas dentro deste ambiente. Com a possibilidade de navegar por diferentes cenários com uma simulação virtual.

Por parte das empresas isso pode ser usado para as mais diferentes experiências, como uma agência de viagens que apresenta aos seus possíveis clientes a simulação de uma trilha ou exploração em outro país, antes de oferecer um pacote de viagens.

Produção de conteúdo

O nível de produção de conteúdo na internet, que já vem crescendo exponencialmente dentro das plataformas atuais, promete se tornar ainda maior dentro do metaverso. Um cenário capaz de se desenvolver de acordo com o nível de conteúdo ali apresentado.

Com o marketing digital trabalhando não só com as suas produções, mas também com o tipo de conteúdo apresentado pelos próprios usuários. Servindo então como um trabalho colaborativo entre as empresas e os seus seguidores dentro do metaverso.

Atenção à jornada do cliente

A partir dessa relação mais próxima com os seus clientes, é possível ter uma análise maior sobre o comportamento desse público dentro desse cenário virtual. 

Dessa forma, é possível acompanhar a jornada do cliente de maneira próxima ao trabalhar com as seguintes etapas:

  • atração;
  • consideração;
  • conversão;
  • fidelização.

E por meio desse filtro definir qual tipo de ação pode ser mais benéfica para esse negócio. Seja expor um balão publicitário em uma loja física ou realizar alguma ação digital dentro do metaverso. 

Prevenção de erros

Outro ponto positivo do estudo, através dessa oportunidade de se aproximar melhor do seu público digital está na chance de estudar melhor o seu comportamento. O que a longo prazo permite a chegada a um processo melhor de decisões comerciais.

Implementando ações que levem a melhores resultados, com base nas atividades executadas dentro do metaverso. Um ambiente que engloba as mais diversas experiências, e que por isso acaba por reunir um conjunto amplo de dados a serem estudados.

Com base nessas possibilidades é possível afirmar que o metaverso será uma forte plataforma para a realização de ações ligadas ao marketing digital. Ao possibilitar a apresentação de ações diferenciadas ao público, com base no estudo desse cenário. 

Pois da mesma forma com que um restaurante passou a trabalhar com aplicativo para delivery, aumentando assim o seu número de vendas, ao atingir um público à distância, com o metaverso esse processo pode se tornar ainda maior.

Uma vez que o público cada vez mais se mostra interessado no cenário digital, o metaverso apresenta-se então como uma aposta forte do meio tecnológico e comercial, sendo assim a plataforma a ser vista com atenção por quem está na posição de ir atrás de sua audiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Autor Convidado
Buscar por