Como usar os recursos visuais para impulsionar as conversões e geração de leads
A geração de leads integra grande parte das estratégias de marketing digital, e as pesquisas recentes mostram que a criação de conteúdo com essa finalidade está cada vez mais centrada nos recursos visuais para impulsionar as conversões. Afinal, eles engajam mais os leitores e tornam uma página na internet mais agradável de ser visualizada, mas suas vantagens vão além de apenas um recurso estético para uma postagem ou landing page.
Ao condensar a informação e permitir que o leitor absorva os diversos dados rapidamente, alguns tipos de recursos visuais ajudam o visitante a entender sua mensagem, mesmo sem passar muito tempo no site. Além da questão do tempo, existe outro fator fundamental: vivemos em cultura visual. A mente humana é muito receptiva à informação visual, por isso as imagens prendem mais a atenção e são fáceis de serem lembradas.
Quer saber mais? Neste artigo, você vai encontrar todos os benefícios e como utilizar os recursos visuais para impulsionar as conversões e gerar mais oportunidades no seu negócio. Boa leitura!
A importância dos recursos visuais
A edição mais recente do estudo sobre estatísticas de marketing de conteúdo visual realizado anualmente pela Venngage mostrou que 69% dos profissionais de marketing vê a criação de conteúdo visual como parte fundamental da sua estratégia.
Isso acontece, pois 65% das pessoas absorvem melhor uma mensagem, com ajuda do apelo visual. Além de ajudar a entender e reter informações, eles aumentam o interesse em cerca de 80% para ler mais sobre o texto que os acompanha. Então, se você criar materiais puramente escritos, é mais provável que eles não sejam lidos na íntegra.
Da mesma forma que acontece nos posts em blogs e redes sociais, os quais têm o seu engajamento aumentado em 180% com o uso de imagens. A prova disso é que todas as informações contidas no parágrafo anterior estão presentes no infográfico abaixo, que pode ser compreendido com menos esforço e mais curiosidade:
Nesse caso, os números são chamativos, e, por estarem acompanhados de complementos sucintos, indicam que vale a pena ler a mensagem inteira.
Outro exemplo de como um infográfico pode dispensar descrições adicionais é este abaixo, que traz estatísticas sobre o uso dos elementos visuais. Ou seja, o seu objetivo é mostrar a relevância desses recursos com dados reais de diversas fontes:
Os recursos visuais podem gerar mais leads por diversos motivos. Em outras palavras: conquistar mais visitantes para o site e mantê-lo interessado até deixar seus dados para cadastro. Mas, como isso acontece e quais os visuais que dão melhores resultados?
Começando a jornada
Em primeiro lugar, os conteúdos visuais, além de impactarem o leitor, são valorizados pelos mecanismos de busca e podem ajudar a melhorar o seu rankeamento.
Ser encontrado facilmente nas pesquisas orgânicas é o primeiro passo para aumentar as conversões, e um conteúdo visual original, como os infográficos, tem melhor desempenho do que as fotografias de banco de imagens. Eles são cativantes, informativos e combinam elementos visuais com os textos, para gerar interesse nas redes sociais, e fazerem com que os visitantes se envolvam mais com a marca. Isso significa que o seu site vai receber mais visitas, tornando o site mais relevante nos mecanismos de busca.
Com isso, quando alguém digitar uma palavra-chave no Google para encontrar a solução, o seu site vai ser mostrado entre as primeiras sugestões. Se o conteúdo do seu site for interessante o suficiente, com infográficos, webinars e relatórios relevantes, você está no caminho certo para conquistar um novo lead.
Além disso, os infográficos, por exemplo, podem ainda servir de ponto de partida para um texto no seu blog. Você pode criar um material com dados de relatórios, e depois escrever uma postagem, compartilhando o gráfico nas redes sociais para gerar tráfego no seu site.
Confira o exemplo abaixo:
Convertendo visitantes em leads
Usar recursos visuais para aumentar o tráfego no seu site é importante, mas é uma ação de longo prazo. Você também pode usar o conteúdo visual para objetivos mais imediatos, como converter visitantes em leads. Para isso, é preciso oferecer algo que os convença a preencher um formulário, ou fornecer suas informações de contato. Geralmente esse incentivo é um conteúdo relacionado ao seu negócio e assuntos tratados no seu site, como um relatório ou e-book oferecido em uma landing page.
As landing pages devem ser muito diretas, com pouco conteúdo escrito, atraentes, limpas e CTA convincente. Usar gráficos e infográficos ajuda a transmitir uma mensagem com poucas palavras, permitindo que você informe o motivo para baixar o seu conteúdo, de forma direta.
Nutrindo leads
Depois de finalmente convertê-lo em cliente, o passo seguinte é nutri-lo com material relevante e construir uma relação com ele. Aqui, é fundamental oferecer um conteúdo de qualidade para que eles continuem interagindo com a sua marca, caso contrário, todo o esforço será em vão. Além disso, você não quer perder inscritos, ou ser marcado como alguém que envia spams.
Para manter o seu público fiel, você pode usar o Data Storytelling, uma técnica que transforma dados em histórias relevantes para o seu público. Apostar em elementos gráficos é uma estratégia excelente para captar a atenção do seu público, e fazer ele ler até o final do seu conteúdo.
Com isso, as chances de ele considerar o material relevante a ponto clicar nos seus CTAs aumentam!
Os infográficos ajudam a combinar os dados e a estrutura narrativa em uma única página, sendo ideais para informar de maneira rápida e atraente.
Agora que você já sabe o quanto eles podem ajudar em todas as etapas do funil de vendas, confira algumas dicas para colocar me prática na hora de criar infográficos. A ideia é que eles tenham equilíbrio entre diversão e educação, o uso de dados e contextualização.
Criando o seu infográfico
Antes de começar, defina o que você quer comunicar, reúna dados, visualize as informações, e use um modelo personalizável para ajudar no design do layout. Também é importante adicionar estilo ao design do seu infográfico, e para isso, selecionamos as seguintes dicas:
- aposte em linhas, bordas e formas para agrupar informações;
- cores contrastante chamam a atenção para os dados principais;
- crie uma hierarquia de texto com três estilos de fonte diferentes;
- imagens, ícones e ilustrações tornam o conteúdo mais interessante e memoráveis;
- planeje o formato ou escolha templates diferentes para cada fim, pois algumas redes sociais têm padrões específicos.
Deu pra notar que uma estratégia de recursos visuais para impulsionar as conversões visuais é ótima no SEO e na atração de público-alvo, né? Aproveite a variedade de recursos para cativar o seu leitor com conteúdos diversificados e interessantes. Lembre-se que os melhores visuais unem texto, imagens e dados para informar e envolver!