KPI’s de Mídia Paga: conheça as principais métricas para suas campanhas

Oscar Sigaki

Oscar Sigaki

Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e COO da Hubify.

5 minutos de leitura

Após o desenvolvimento de uma estratégia de mídia, é importante estar atento ao seu andamento, ou seja, analisar as métricas do resultado. Assim, você tem um controle do impacto que a campanha teve sobre o público, quais ações são viáveis ou não — conseguindo aperfeiçoar seus serviços. 

Elaboramos este artigo com a explicação dos principais métricas, que podem se tornar os seus KPI de mídia paga — dessa forma, ficará bem mais fácil para que você consiga direcionar uma campanha. Confira!

O que são KPI’s?

Os Key Performance Indicator, em português Indicador-Chave de Performance, são usados para avaliar se determinadas iniciativas, atitudes ou ações estão atendendo ou superando as expectativas do público-alvo quanto à promessa contida na campanha.

Vale ressaltar que cada empresa deverá ter conhecimento de quais métricas precisam passar por análises para fazer a diferença em suas campanhas. Afinal, saber exatamente o que o negócio necessita vai fazer com que não ocorra nenhum tipo de perda de tempo e desperdício em investimentos.

Já que falamos em métricas, que tal ver um vídeo sobre métricas comerciais?

Importante: os KPI’s podem apresentar números ou resultados em porcentagem.

O que faz um KPI ser efetivo?

KPI mídia paga

Para que um KPI seja considerado efetivo é preciso entender as características que o envolvem, desde as ferramentas usadas para a captura de dados até a equipe que fará a análise das informações coletadas.

Porém, há algumas características importantes que devem ser observadas, como:

  • ter objetividade;
  • deve ser mensurável;
  • precisa ser verificável;
  • é preciso contar com um valor agregado;
  • estar focado no objetivo definido.

Principais métricas de mídia paga

Impressões

Representa a quantidade de vezes que seu anúncio apareceu para o usuário, ou seja, quantas vezes ele foi exibido. Esse KPI de mídia paga serve de base para entender a entrega da sua estratégia ao público, bem como o impacto da marca no mercado.

Cliques

Representa a quantidade de vezes que seu anúncio “levou o usuário para ação”, ou seja, quantas vezes ele saiu da mídia porque clicou no anúncio, e foi para seu site e/ou realizou a ação exigida. Essa métrica serve de base para entender a efetividade do anúncio utilizado.

CTR

CTR (Click Through Rate) ou Taxa de Cliques, é o cálculo base universal usado para entender a efetividade dos anúncios, ou seja, quantas vezes ele foi clicado após ser exibido. Para chegar nesse número o cálculo usado é: 

cliques/impressões x 100 = CTR

CPC

CPC (Custo Por Clique) é o cálculo base aplicado para entender o custo médio por clique em uma campanha, público, palavra-chave, etc. Essa métrica serve de apoio para projetar gastos futuros e entender o retorno da campanha no microambiente. Para chegar nesse número o cálculo funciona da seguinte forma: 

investimento/cliques = CPC

Geração de Leads

Lead é o usuário que resolveu passar algum ponto de contato com a empresa, é aquela pessoa que mostrou interesse por uma oferta sua, ainda que seja apenas um e-book. Essa métrica serve para medir a campanha no âmbito de novos contatos.

CPA

CPA (Custo Por Aquisição) representa o investimento necessário para adquirir uma nova venda dentro da empresa. Usamos essa métrica para entender se determinadas ações têm potencial de dar lucro ou não, bem como estimar o custo dos esforços comerciais. O cálculo inicial é: 

Valor Investido em Marketing / Número de vendas = CPA

CPL

CPL (Custo Por Lead) representa o custo necessário para adquirir um novo lead. O cálculo base usado é: 

Valor Investido / Leads = CPL

E-book Mídia Paga

CAC

CAC (Custo de Aquisição de Clientes) representa o investimento em marketing e vendas necessário para gerar um único novo cliente. Essa métrica é usada para medir o custo dos esforços comerciais e de marketing, além de otimizar a campanha para gerar o máximo de retorno possível. Ele é calculado da seguinte maneira: 

Investimento em Marketing + Investimento em Vendas / Vendas = CAC

É preciso tomar cuidado com essa métrica em casos de B2B, pois depende do cliente para ser bem-sucedida com a mensuração correta.

Vendas

Venda é a ação máxima da estratégia de marketing, representando o último estágio do funil de aquisição. Usamos essa métrica para otimizar e entender o retorno dos investimentos.

Aproveite para saber como estruturar seu funil de vendas, veja o vídeo a seguir!

Bounce Rate

Bounce Rate ou Taxa de Rejeição é o termo usado para analisar a porcentagem de visitantes que acessam o site e saem sem efetivar uma ação. Usamos para entender a qualidade do tráfego, bem como nortear suas estratégias de aquisição que trazem o menor bounce rate possível. Para calcular é necessário usar sistemas de analytics em seu site.

Tempo Médio de Navegação

Representa o tempo médio que os usuários permanecem no site. Usamos essa métrica para entender a qualidade do tráfego, bem como analisar se o conteúdo do site é atrativo para o usuário. Quanto mais tempo ele passa no site, mais assertivo é o conteúdo e/ou a campanha que gerou o tráfego. Para calcular é necessário usar sistemas de analytics em seu site.

Aquisição de Seguidores

Trata-se do aumento de seguidores com base em uma estratégia de branding e/ou relacionamento. Assim, calculamos o tamanho da base de fãs, bem como a penetração dos posts orgânicos nas redes sociais.

Carrinhos

Quando o processo comercial é online, antes da compra propriamente dita, existe o fenômeno dos carrinhos (quando os produtos são selecionados pelos usuários antes da compra). Usamos esse dado para entender a qualidade do tráfego, bem como calcular a taxa de usuários que rejeitam o carrinho para futuras campanhas.

ROI

ROI (Retorno Sobre Investimento) é o retorno em vezes sobre o investimento em determinadas estratégias de marketing digital. Ou seja, essa KPI de mídia paga lhe mostra quantos reais você teve de retorno para cada real de investimento. 

Usamos essa métrica para entender os melhores canais, bem como estratégias que trazem maior lucro. O cálculo base é: 

Receita Gerada – Investimento / investimento = ROI

Quer saber mais sobre o ROI? É só clicar no vídeo!

ROAS

ROAS (Return on Advertising Spend) ou Retorno Sob Publicidade é a métrica que calcula a efetividade do retorno financeiro oriundo de ações de publicidade. Ou seja, o ROAS calcula o quanto determinada ação e/ou investimento gerou diretamente de retorno ao negócio. O cálculo base é: 

Retorno Financeiro / Custo de Anúncio = ROAS

Taxa de Impressão

Taxa de impressão, também conhecida como impression share, é o KPI de mídia paga usado para avaliar o quanto a campanha apareceu dentro do cenário de possibilidade de buscar e/ou alcance do público-alvo. Usamos principalmente para mensurar a taxa de impressão e o potencial de crescimento.

Posição Média

Métrica utilizada para mensurar a posição média de exibição de um anúncio no leilão do Google Ads e/ou Bing Ads. Ela não é sinal de performance (pois outros fatores além da posição média representam o resultado final), mas ajuda no branding e também melhora de CTR.

Alcance x Frequência

Métrica usada para mensurar o alcance da campanha (quantas pessoas foram impactadas) além da quantidade de vezes que isso ocorreu. Para campanhas de branding é primordial avaliar e tentar otimizar o alcance x frequência da campanha.

Taxa de Conversão

A taxa de conversão é a métrica usada para entender o engajamento de ações propostas pela campanha, grupo de anúncio, anúncio ou site/landing page. O cálculo base usado é conversões / usuários dentro de um determinado período.Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil! 

Agora que você conhece as melhores métricas para analisar e ter uma estratégia de mídia bem-sucedida, que tal conhecer a Hubify para fazer o serviço? Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais.

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