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7 itens de SEO para verificar antes de lançar seu site

7 minutos de leitura

Vai lançar seu site? Verifique alguns itens de SEO antes disso! Dessa forma, sua página terá mais chances de aparecer nas primeiras posições de mecanismos de busca, como o Google. Assim, você terá mais visitas e poderá conseguir mais vendas para seu negócio.

Neste artigo, você verá qual é a importância do SEO para suas páginas e quais são os 7 itens que você precisa analisar. Pronto para ter um site de qualidade e aumentar a performance do seu marketing? Continue conosco e saiba tudo de que precisa para isso!

Importância do SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para fazer com que suas páginas sejam mais bem compreendidas pelos motores de busca, fazendo que elas fiquem mais próximas da primeira posição no Google e em outros buscadores.

Para seu negócio atrair mais clientes, é essencial estar nas primeiras posições. De acordo com um estudo feito pela empresa Relevance, o primeiro colocado na pesquisa recebe 18,2% dos cliques, sendo que os três primeiros colocados recebem juntos cerca de 35% de todo o tráfico orgânico. As páginas que estão a partir da quarta posição recebem apenas 2% do tráfego.

Por isso, você precisa ficar atento às principais técnicas para se aproximar do primeiro posto, não é mesmo? Veja isso agora!

Itens de SEO que devem ser verificados

Antes de lançar seu site, verifique se suas páginas estão otimizadas. Assim, quando ele for colocado no ar, você já estará no caminho para colher vendas e reconhecimento da sua marca. Veja agora!

1. Site responsivo

Desde 2016, o Google já prefere as páginas que são adaptadas aos dispositivos móveis. Por isso, se você deseja estar nas primeiras posições do buscador, será necessário ter um site responsivo.

Com ele, suas páginas se adaptarão de acordo com o aparelho utilizado pelo usuário. Dessa forma, a experiência de uso de quem visita seu endereço por smartphone será tão otimizada quanto a de quem o acessa a partir de grandes monitores.

Além da classificação, os sites responsivos melhoram a navegabilidade dos usuários, o que faz com que as chances de conversão aumentem. Comprar um produto, enviar um pedido de orçamento ou preencher um formulário é mais fácil quando os internautas conseguem navegar com qualidade pela página.

Os sites não responsivos, por outro lado, dependem do efeito pinça — que acontece quando os visitantes utilizam os dedos em forma de pinça para aumentar e diminuir o tamanho dos itens da tela. Como isso é trabalhoso, muitos usuários preferem procurar por um concorrente.

2. Backlinks

Em SEO, os backlinks são as menções que seu site recebe de outro site na Internet. Os motores de busca consideram a quantidade desses links e, principalmente, a qualidade deles. Assim, quanto mais importante é a menção, maior será a chance de seu site ter uma boa classificação no Google, por exemplo.

Os sistemas de busca utilizam esse fator para tentar descobrir quais são os conteúdos com maior qualidade disponíveis na Internet. Se um artigo sobre futebol, por exemplo, é citado em diversos sites especializados em esporte, a chance de o material ser de qualidade é grande, não é mesmo?

Os backlinks podem também ser internos. Nesse caso, são os links que você faz para outras páginas do seu próprio site. Assim, você consegue manter seus visitantes por mais tempo na página e informa para os motores de busca quais são os conteúdos mais importantes do seu endereço.

3,. URLs amigáveis

Uma URL amigável é um endereço de simples construção e entendimento, tanto pelos motores de busca quanto pelos visitantes. O Google recomenda que a pontuação seja utilizada para facilitar o entendimento do assunto da página. Por exemplo, uma página de vendas do novo tênis verde da Adidas será mais bem entendida se a URL for construída assim: www.vendas.com.br/tenis-verde-adidas.

Um erro comum é utilizar números de identificação do artigo como parâmetro de URL, como: www.vendas.com.br/product.php?id=707. Nesse caso, os usuários e o próprio Google terão maior dificuldade em entender o assunto da sua página.

Outro problema é quando a identificação é feita sem pontos de separação (como hífens), por exemplo: www.vendas.com.br/tenisverdeadidas.html. É difícil compreender o assunto da página, não é mesmo?

Por fim, é importante verificar qual é o tamanho da sua URL, já que os motores de busca são capazes de mostrar apenas alguns caracteres. Dessa forma, o restante ficará cortado, o que dificulta a compreensão dos usuários e pode diminuir a atratividade da sua página.

Não menospreze o benefício que boas URLS têm na classificação! Fatores como tamanho, palavra-chave e caminho de uma URL estão entre os 200 utilizados pelo Google no rankeamento.

4. Sitemap XML

Um sitemap é um mapa do seu site que indica para os robôs dos mecanismos de busca quais são e onde estão as páginas que você deseja que sejam rastreadas. Assim, o Google conseguirá entender qual é o funcionamento do seu site e rastreá-lo com maior eficácia. Além disso, você sinaliza para os mecanismos de pesquisa que há pessoas preocupadas com a qualidade do seu site.

5. Editor de Snippet

Com essas ferramentas de edição, você poderá modificar estrategicamente as informações das suas páginas, como tags e metadescrição. Isso fará com que sua página seja mais atrativa para os usuários no momento da busca. Alguns fatores que devem ser considerados são:

  • o título, que deve ter até 70 caracteres;
  • as descrições, que devem ter até 156 caracteres (contando a data da publicação);
  • as informações para redes sociais: assim, você poderá fazer títulos, descrições e imagens para cada mídia.

6. Imagens otimizadas

Otimizar as imagens das páginas é uma ação negligenciada por diversos administradores de sites. Isso dificulta que eles tenham mais clientes por três motivos. O primeiro deles é a dificuldade do Google em entender o assunto da imagem. Como as imagens nem sempre têm dados de identificação embutidos, rastreá-los é mais difícil.

Outro motivo para otimizar suas imagens são os softwares para pessoas com baixa visão ou cegueira. Nesses casos, as imagens com informações preenchidas são essenciais para proporcionar uma navegabilidade de qualidade para quem tem problemas de visão. Os programas relatam para a pessoa como é a imagem que está na página.

Por fim, o diretório de imagens do Google é uma poderosa forma de atrair mais visitantes. Quando eles procuram por determinadas imagens, têm a chance de acessar seu site. Ou seja, você pode receber ainda mais usuários em suas páginas.

Para contar com esses benefícios, preencha sempre a tag "alt text" e a descrição da imagem. Assim, os motores de busca saberão, realmente, do que ela trata.

7. Velocidade do site

Quando os usuários fazem uma pesquisa nos buscadores, eles desejam receber um conteúdo de qualidade. Para isso, alguns critérios são a relevância do material com a pesquisa realizada e a qualidade do site, considerando fatores como segurança e velocidade.

Os mecanismos de busca consideram a velocidade pela pressa que os internautas têm em obter informações. Como o acesso à Internet é mais rápido, caso uma determinada página demore para carregar, o usuário procurará por outra opção ou desistirá da busca. Como o Google não deseja isso, privilegiará as páginas mais rápidas.

Veja, agora, alguns exemplos de como a velocidade impacta as vendas de algumas empresas:

  • diminuindo o tempo de carregamento de suas páginas em 2,2 segundos, o Mozilla Firefox aumentou os downloads em 15%;
  • a Amazon perde 1,6 bilhão de dólares quando atrasa 1 segundo no carregamento das páginas;
  • é possível que uma empresa com faturamento de $100 mil diários tenha prejuízo anual de $ 2,5 milhões por cada segundo de atraso no carregamento. A expectativa dos internautas é de que as páginas abram em 2 segundos.

Se você já tem um site, ou se quer verificar a velocidade de carregamento de um site de um concorrente, há ferramentas gratuitas em que bastar você inserir o link da página que sairá um resultado de performance, além de uma lista de sugestões de otimizações para a página carregar mais rápido:

Com o SEO, você terá mais chances de aumentar suas vendas e expandir o reconhecimento da sua marca no mercado. Por isso, é importante investir nesses itens de SEO e acompanhá-los continuamente para verificar se os resultados obtidos estão em conformidade com o esperado.

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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