SEO On Page x SEO Off Page

Rock Content

Rock Content

7 minutos de leitura

Quem faz Marketing Digital sabe a importância de conseguir tráfego orgânico qualificado para os canais de aquisição, como site e blog da marca. Por isso, aprenda aqui o que é SEO on page x SEO off page e veja como isso pode te ajudar.

Criar conteúdo é o primeiro fator nessa equação, mas de que adianta produzir o melhor material se ele não for encontrado pela sua persona?

É preciso promover o conteúdo com a mesma qualidade dedicada à produção — senão mais. É aí que entra o SEO!

Segundo a SEO Trends 2018, 58,9% das empresas no Brasil investe na otimização para mecanismos de busca a fim de conseguir mais visitantes e leads.

Mas, um aspecto que ainda causa certa confusão é a existência de dois tipos de SEO diferentes: on e off page. O que significa cada um? Como eles podem ser úteis na sua estratégia de marketing? É isso que vamos ver agora!

O que é SEO on page

SEO on page se refere à otimização que é feita dentro do seu próprio site para torná-lo mais atraente aos olhos do Google. Como assim?

O Google (assim como outros mecanismos de busca) tem vários critérios de como deve ser um site ideal, que gera valor para os usuários e merece receber as primeiras posições nas buscas.

O SEO on page nada mais é do que uma forma de adequar suas páginas a esse padrão de qualidade, a fim de aumentar suas chances de ranquear bem para as palavras-chave escolhidas.

A otimização on page inclui muitos elementos, como:

  • qualidade e extensão do conteúdo;
  • palavras-chave usadas e cadastradas
  • tag title – Título da página que aparece nos resultados de busca;

Veja a importância do title no SEO on page x SEO off page

  • estrutura de links;
  • velocidade de carregamento das páginas;
  • configuração das imagens usadas nos posts.

Além disso, há outros fatores que podem ajudar a gerar mais acessos à sua página, mas que não contam “pontos” de SEO, como a customização da meta descrição, aquela texto que aparece logo abaixo do link nos resultados de busca.

Por que o seu site precisa do SEO on page

Dizer que o SEO é uma estratégia essencial para quem investe em Marketing Digital é “chover no molhado”.

As pesquisas por sites de busca representam um canal massivo de acessos a blogs, sites e landing pages, algo que não pode ser ignorado no ambiente cada vez mais concorrido da internet.

Logo, o SEO on page é indispensável para que o seu planejamento dê certo e atraia mais pessoas à partir do Google.

Todas as ações estão sob o seu controle, ou seja, cabe apenas a você aplicar as táticas certas e seguir boas práticas para ver os resultados que os buscadores prometem.

Considere, por exemplo, o que vai acontecer se as suas páginas web estiverem otimizadas com as últimas práticas de SEO on page e as do seu concorrente direto não estiverem em dia.

Agora, pense no que vai acontecer se acontecer o contrário: você deixar o SEO on page de lado, e seu competidor fizer a lição de casa.

Não espere perder clientes para correr atrás do prejuízo, pois cada dia perdido representa um esforço muito maior depois.

3 motivos para investir em SEO on page

Já falamos um pouco sobre como o SEO on page é fundamental para atingir os objetivos de Marketing Digital, mas é sempre bom mostrar motivos específicos para isso.

Veja 3 ótimas razões para começar a investir agora mesmo em práticas de SEO on page — ou melhorar a sua estratégia já existente:

1. Controle maior sobre os resultados

O SEO on page depende só das suas ações. Faça o que tem de ser feito, e os resultados virão. Pode ser tecnicamente trabalhoso, mas funciona.

Ao contrário do SEO off page, que depende de outros interagirem com a sua página, o on page está 100% nas suas mãos.

2. Efeito de longo prazo

Há quem desista do SEO porque acha que a estratégia não dá resultados. Em alguns casos, isso é fruto de táticas mal aplicadas, mas na maioria das vezes é pura falta de paciência, mesmo.

O SEO leva alguns meses para começar a mostrar os primeiros sinais de retorno, mas depois que os resultados chegam, têm um efeito de longo prazo à favor do seu negócio.

Leia também: Retorno em Marketing Digital, quanto tempo investir?

3. Aumento considerável de tráfego

Segundo a pesquisa Content Trends 2017, 84,7% das pessoas usa a busca orgânica no Google para encontrar conteúdos e informações. Em outras palavras, o tráfego proveniente dos mecanismos de busca é imenso!

Porém, a maior parcela desse tráfego todo vai para as páginas que se dão ao trabalho de fazer SEO para ranquear na primeira página, de preferência nos primeiros resultados.

O que é SEO off page

O conceito de SEO off page se relaciona com os esforços realizados fora do seu site para aumentar a autoridade e gerar tráfego para ele. Mas como isso é possível?

E-book SEO onpage

O Marketing Digital usa tanta tecnologia de ponta e processos automatizados que fica fácil se esquecer de uma verdade básica: no fundo, toda e qualquer ação, seja online ou não, diz respeito a pessoas e não a coisas.

O que as pessoas fazem desde que não existia internet para promover produtos, serviços e ideias, de forma geral? Criavam relacionamentos e construíam parcerias com outras pessoas ou instituições.

O mesmo se aplica com o SEO off page. Nem todo o tráfego que é direcionado para o seu site precisa vir dos seus próprios esforços em se adequar aos padrões do Google e ser reconhecido por isso.

É possível chamar a atenção de outros sites e fazer com que eles mostrem apoio ao seu, por oferecer backlinks (como são chamados os links de um site para outro).

Por exemplo, imagine que você produz o melhor conteúdo possível dentro do seu nicho de atuação.

Se um blog de outra empresa precisar produzir um artigo sobre esse tema, é possível que ele coloque um link para seus posts, a fim de enriquecer a experiência de aprendizado dos leitores.

Para os mecanismos de busca, isso é encarado como um voto de confiança, e conta pontos para a classificação da página em questão nos resultados de pesquisa.

Por que o seu site precisa do SEO off page

Se você leu o tópico anterior com cuidado, deve ter percebido a necessidade de aplicar o SEO off page assim que bateu os olhos na parte que fala sobre criar relacionamentos e construir parcerias.

Afinal, você não terá controle sobre quem vai linkar para o seu conteúdo se não adotar uma atitude proativa e criar oportunidades reais para que isso aconteça.

Para entender melhor o valor do SEO off page, pense na seguinte situação: você está buscando comprar um produto e se depara com dois depoimentos.

O primeiro, da própria empresa que tenta te vender o item, dizendo o quanto ele é durável e de qualidade.

O segundo, de alguém que já comprou da mesma empresa, e diz exatamente o contrário. Você faria a compra?

O motivo pelo qual você respondeu “não” é o mesmo pelo qual o SEO off page tem tanto valor: a opinião de outros sobre a qualidade da sua página tem um peso extra.

E toda vez que alguém coloca um link para o seu conteúdo, é como um voto de confiança, dizendo que ele é confiável e pode servir como referência.

3 motivos para investir em SEO off page

O que a sua empresa pode conquistar se investir seriamente em SEO off page, afinal de contas? Podemos pensar em, pelo menos, três grandes benefícios. Veja quais são eles:

1. Fortalecimento da marca

Ter várias páginas de confiança recomendando seu conteúdo a outros não é bom só aos olhos do Google, mas principalmente do público que você deseja atrair.

As pessoas fazem pesquisas para saber a opinião de autoridades, referências nos temas sobre os quais querem saber mais. O fato de ser indicado por outros o credencia como tal, e fortalece sua marca.

2. Parcerias de sucesso

Muitas marcas ficam atentas a empresas que podem representar boas parceiras de negócios, e a exposição que o SEO off page oferece é propícia para isso.

Parcerias de sucesso abrem novas possibilidades para um negócio, e de quebra aumentam o seu status de referência no segmento em que atua.

3. Posicionamento melhor nas páginas de busca

Por último, todo o reconhecimento já citado se traduz na tão esperada classificação nas páginas de pesquisa.

Os três primeiros resultados da primeira página são os que mais recebem cliques, então cada lugar conquistado rumo ao topo da SERP (Search Engine Results Page) faz toda a diferença para o sucesso da sua estratégia.

SEO on page x SEO off page: qual é melhor?

Confira nessa imagem a diferença exata de SEO on page x SEO off page

A pergunta que muitos se fazem quando pensam em iniciar uma estratégia de SEO é: qual dos dois vale mais a pena, SEO on page ou off page?

A resposta já foi dada em cada argumento usado neste artigo, mas podemos resumir dizendo apenas que o melhor é integrar os dois tipos de SEO em um planejamento conjunto.

Os resultados do on page completam muito bem as vantagens adquiridas com o off page. É possível que você tenha preferência pelas ações de um ou outro, que são um pouco diferentes entre si.

Mas o que conta mesmo são os resultados, bastante vantajosos em ambas as táticas.

Sendo assim, nunca deixe de trabalhar o SEO do seu site de forma séria e consistente, levando em conta as melhores práticas, tanto de on page quanto de off page. O segredo está na disciplina e na melhoria contínua. Afinal, sempre haverá o que otimizar.

E se você ainda não sabe nada sobre SEO, mas quer usá-lo para gerar mais tráfego? Veja como fazer isso com nosso guia definitivo de SEO!

Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content!

Marketing digital de performance o manual definitivo

Posts Relacionados