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Retorno em marketing digital: por quanto tempo devo investir?

9 minutos de leitura

Imagino que você, como muitos empresários, quer saber quando terá retorno em marketing digital, certo? O maior problema acontece quando as marcas estão tão preocupadas com isso e não se atentam a um planejamento em médio e longo prazo. Agindo assim, elas correm o risco de não ter os resultados esperados, e ainda perder o que já foi investido.

Neste artigo, você verá quais são as principais estratégias de marketing digital e, principalmente, a importância de escolher as estratégias de longo prazo para colher os melhores resultados que o marketing digital pode gerar a sua empresa. Boa leitura!

Quais são as principais estratégias para ter retorno em marketing digital?

Pode-se dizer que existem 3 pilares para uma boa estratégia de marketing digital. Veja, agora, como cada um deles funciona!

Marketing de Conteúdo

É inegável que as campanhas pagas na internet geram resultados, mas nem sempre é fácil atrair a atenção dos internautas com anúncios. Principalmente, quando estamos lidando com pessoas que estão descobrindo um problema ou pesquisando soluções, mas sem estarem no momento de compra.

 

Chet Holmes, escritor americano, conta em seu livro “The Ultimate Sales Machine”, que, em média, 90% do público-alvo de uma empresa ainda não está pronto para comprar ou falar com um vendedor (veja a figura abaixo).

 

Ou seja, para 10% do seu público-alvo, que já está no momento de compra, faz sentido você usar uma estratégia de “fundo de funil” (anúncios), aparecendo no lugar certo e na hora certa para a contratação. Mas para o restante, ou seja, 90% do seu público-alvo, é melhor sua empresa aparecer de forma mais sútil e cooperativa, ajudando no amadurecimento do processo de compra. E é nesse último caso que o marketing de conteúdo, se encaixa como uma luva.

Geralmente, os usuários não desejam ver um tipo de publicação “forçada” e que interrompa a sua atenção, eles tentam evitá-las ou até instalam programas que bloqueiam os anúncios. Assim, é preciso oferecer apenas que eles querem, para ter um melhor retorno em Marketing Digital.

Sendo assim, com o Marketing de Conteúdo você vai solucionar as principais dores, dificuldades e anseios dos seus clientes, fazendo com que cada publicação seja uma resposta a algo que ele esteja procurando. Além disso, o conteúdo é um dos principais recursos que você tem para nutrir seus contatos e fazer com que eles se aproximem de uma futura venda.

 

SEO

SEO (Search Engine Optimization) são ações para otimizar suas páginas para os motores de busca, ou seja, fazer com que seu site ocupe a melhor posição possível na busca do Google (resultados orgânicos) e demais buscadores.

De acordo com a Smart Insights, o primeiro colocado na busca recebe quase 48% dos cliques. Além disso, quase 94% do tráfego recebido, em média, é proveniente dos resultados orgânicos. Isso significa que essa é uma das melhores formas de obter contatos de qualidade para seu negócio, uma vez que as pessoas já estão procurando por seus serviços e produtos.

Quer mais? Ao criar conteúdo e otimizá-lo com as estratégias de SEO, você pode render 3 vezes mais leads do que as outras ações, com um custo de até 62% menor.

Para conseguir isso, você deve saber quais são os termos de pesquisa (palavras-chave) que têm menor concorrência e maior número de pesquisas possíveis. O Planejador de Palavras-Chave do Google pode ajudá-lo a encontrar os melhores assuntos. Assim, você pode criar pautas relacionadas a sua persona e ao negócio.

Além disso, para que o site da sua empresa esteja bem colocado nas buscas do Google, é necessário ter um site responsivo (que funcione em qualquer dispositivo móvel), e utilizar corretamente as tags em HTML para que os robôs dos mecanismos entendam de maneira adequada o conteúdo da sua página.

Links Patrocinados

Você viu acima que muitos usuários evitam propagandas, não é mesmo? Se isso acontece, por qual motivo as empresas continuam investindo nesse tipo de ação, fazendo com que esse seja o maior faturamento, por exemplo, do Google?

 A resposta é simples! Os anúncios são mais assertivos e fazem com que a empresa apareça rapidamente no lugar certo, na hora certa e para a pessoa certa, fazendo sua empresa vender mais.

Os departamentos de marketing das empresas e as agências, atentos a essa tendência na qual os usuários buscam relevância, começaram a elaborar anúncios que sejam mais interessantes ao seu público-alvo. Ou seja, em vez de pensar apenas em anunciar suas marcas, produtos ou serviços, as empresas estão focando em desenvolver um vínculo maior com os consumidores.

Os links patrocinados (como o Google Ads e o Facebook Ads) possibilitam a criação de anúncios interessantes, usando as segmentações avançadas e o orçamento aprovado pela sua empresa. Dessa forma, é possível testar as funcionalidades de cada sistema e entender como é possível ter retorno em marketing digital.

Além disso, com as opções de remarketing, você pode atingir aquele público que já interagiu com seus produtos ou conteúdo alguma vez, mostrando mensagens e promoções personalizadas para eles. Interessante, não é?

Por fim, os anúncios também devem ser utilizados para aumentar a visibilidade, engajamento e, consequentemente, o resultado do material gerado pela estratégia do Marketing de Conteúdo.

Quais são os principais benefícios em médio e longo prazo?

Ainda que você possa notar algum retorno em marketing digital a curto prazo, é necessário ter em mente que o aumento do lucro, retorno sobre o investimento, a maior visibilidade e um aumento da autoridade da marca, normalmente, acontecem em um ano.

Para ficar mais fácil de visualizar o que estamos falando, eu gosto de comparar a matrícula em uma academia à contratação de uma agência digital. Mas, o que elas têm em comum?

Uma pessoa que se matricula em uma academia com o objetivo de emagrecer ou ganhar músculos não atinge o seu objetivo na primeira semana, no primeiro mês e, algumas vezes, nem mesmo no primeiro trimestre! Para alcançar o resultado almejado é preciso ter disciplina para praticar regularmente atividade física, além de complementar os exercícios com uma boa alimentação.

No caso da contratação de uma agência de marketing digital, o objetivo de vender mais com a ajuda da internet também demanda tempo, disciplina e engajamento para gerar resultados, assim como acontece com o novo aluno da academia.

São vários os benefícios de desenvolver uma estratégia de marketing digital em médio e longo prazo. Veja, agora, as principais!

Amadurecimento da estratégia

Isso seria um ponto fraco do marketing digital? Claramente, não! Como acontece em qualquer outra estratégia, existe uma curva de aprendizagem. É importante que suas ações amadureçam, e sua marca ganhe autoridade no mercado competitivo em que está inserida.

No caso dos anúncios, surge a necessidade de fazer muitos testes antes de termos uma campanha com a melhor performance possível.

Já com no Google Ads, existem as simulações de palavras-chave para entender o melhor contexto para sua aparição. Enquanto no Facebook Ads ou Instagram Ads, elas são feitas para entender a melhor segmentação do público-alvo e a forma adequada de se comunicar. Tudo isso analisado pela principal métrica: conversão, com a melhor qualidade e o menor custo possível.

Atenção: fuja das métricas de vaidade! As curtidas podem fazer bem para o ego, mas o que, realmente, importa são as métricas que impactam nas vendas da sua empresa.

Uma estratégia de campanha de anúncios online costuma amadurecer, em média, entre 3 e 6 meses. Já no caso do marketing de conteúdo, essa estratégia leva mais tempo. Um blog começa a gerar um bom tráfego entre 9 e 12 meses — é o tempo que o Google leva para dar relevância a ele, desde que sejam publicados conteúdos com frequência e qualidade.

Para saber mais sobre como acompanhar uma estratégia de marketing de conteúdo e medir o seu retorno, leia este artigo: ROI do Conteúdo: como calcular e otimizar suas métricas.

Exemplo prático

Ficou difícil visualizar o resultado de uma estratégia de marketing digital? Então vamos ilustrar com um exemplo!

Imagine uma empresa que recebe dos clientes uma mensalidade de R$ 500, ou seja, se no primeiro mês ela conquista um cliente novo e no mês seguinte mais 3, o valor total de receita no segundo mês é de R$ 2.000 (1 + 3 = 4 x R$ 500 = R$ 2.000).

Para conquistar novos clientes, essa empresa resolve investir R$ 5.000 por mês em uma estratégia de marketing digital (marketing de conteúdo, anúncios e automação de marketing). Quanto tempo ela demora para obter resultado?

A empresa passa a lucrar a partir do quarto mês, quando atinge 11 clientes. Aqui, a receita é 11 x R$ 500 = R$ 5.500 – investimento de R$ 5.000 = “lucro” de R$ 500.

A empresa passa a ter ROI > 3 no décimo mês, quando atinge 42 clientes e obtém uma receita mensal de 42 x R$ 500 = 21.000 (ROI = [receita – investimento]/investimento).

Então, o projeto atinge o ROI > 3 no décimo sétimo mês, quando alcança R$ 47.500 com 95 clientes, e uma receita total acumulada de R$ 253.000, a partir do investimento total acumulado de R$ 85.000.

Por fim, no vigésimo quarto mês, a estratégia atinge ROI > 6, ou seja, gera uma receita acumulada de R$ 701.000, diante de um investimento total de R$ R$ 120.000. Incrível, não é?

 

Um erro muito comum é desistir da estratégia que está em crescimento e tem potencial de gerar retorno no longo prazo. No exemplo acima, mesmo com um “lucro” no quarto mês de R$ 500,00, o valor de investimento acumulado já era de R$ 20.000. Ali muitos desavisados desistem e perdem a oportunidade de aumentar seu lucro!

Conhecimento da persona

A persona é um personagem semi-fictício do cliente ideal da sua empresa.

Com o tempo, você aprenderá a se comunicar melhor com ela, pois aprenderá mais sobre suas necessidades e vontades, tornando sua estratégia mais atraente.

Um exemplo disso é quando uma boa comunicação consegue encurtar o tempo de reflexão para realizar uma compra.

Mais por menos

Outra vantagem é ter, com o passar do tempo, mais resultados com menos investimento.

Se você contar com uma agência capacitada, ela terá condições de analisar sua performance e padrões dos usuários para otimizar as estratégias, fazendo apenas os investimentos que trazem mais lucros ao seu negócio. Por isso, quanto mais longo for seu investimento, maior será sua capacidade de otimizar seus resultados.

Certa vez, assumimos a conta de um cliente que investia R$ 10 mil em Google Ads. Após três meses de análise e ajustes, conseguimos gerar o mesmo volume de leads que a empresa gerava, porém com um investimento de R$ 3.300. Dessa forma, economizamos R$ 6.700, que pode ser um lucro para a empresa ou servir de investimento nas outras frentes do marketing digital.

Quando encontramos uma empresa iniciando sua trajetória no marketing digital, a primeira coisa a ser feita após a criação ou atualização do seu site é montar uma estratégia para atrair visitantes à página. Geralmente, um blog leva 12 meses para gerar tráfego relevante, sendo comum uma estratégia exigir maior investimento em anúncios, durante o primeiro ano. Mas, fique tranquilo, pois conforme o blog começa a gerar tráfego gratuito, o orçamento vai diminuindo.

É necessário contar com uma agência digital?

Uma maneira de contar com os benefícios do marketing digital é ter o suporte de uma agência digital com cases de sucesso. Ela ajudará o seu negócio desde a criação do planejamento até o acompanhamento dos resultados. Assim, você terá profissionais especializados em cada área, para extrair o melhor resultado de uma estratégia de marketing digital. 

Além disso, essa pode ser a garantia de uma empresa que focará nos resultados, não se distraindo com outras métricas irrelevantes para o seu negócio.

Quer ter retorno em marketing digital? Então, verifique se você está atingindo o público certo, planejando bem suas ações, além de esperar a estratégia amadurecer e gerar o retorno esperado.

Quer entender se você está no caminho certo ou saber o que, de fato, deve ser feito? Então, entre em contato agora mesmo com a nossa agência e agende um diagnóstico gratuito!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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