Site one page: o que é e quais as suas vantagens

Fabio Duran

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

11 minutos de leitura

Site one page: uma única página, com maior velocidade de carregamento dentro do mesmo ambiente. Essa é a proposta da solução para envolver o usuário e oferecer agilidade na navegação, facilitando a interação e o impulsionamento das vendas.

Você sabe o que é site one page? De forma geral, esse tipo de construção de página é feito para que todo o conteúdo do site seja exibido em uma única página, com seções bem definidas e arquitetadas.

Além disso, você também pode adicionar outras páginas, mas as informações principais serão exibidas de forma sequencial, parecido com uma história. Nesse modelo, os links internos apontam para outras seções na mesma página, descendo verticalmente ao conteúdo desejado, utilizando efeitos de rolagem.

Dessa forma, você pode destacar seu negócio, produtos específicos ou informações essenciais em apenas uma página. Para isso, é necessário ter um design bem forte para impressionar os usuários e fazer com que tenham uma boa experiência de navegação.

Neste post, você verá quais são suas vantagens, desvantagens e quando você deve utilizar esse tipo de layout. Boa leitura!

Antes, saiba o que você vai ler neste artigo:

  • O que é um site one page?
  • Diferenças entre o Site One Page, Landing Pages e Hotsites
  • Quais são as vantagens do site one page?
  • E as desvantagens?
  • Exemplos de site one page
  • Qual a melhor plataforma para criar meu site one page?
  • Qual escolher?

O que é um site one page?

Como o próprio nome diz, o termo representa um site de página única.

Ele foi criado para que todo o conteúdo seja mostrado na mesma página, com layout único e concentração das informações em um mesmo ambiente. O objetivo principal é trazer dinamismo e agilidade para a navegação do usuário.

Para empresas que desejam focar em produtos específicos ou não tenham a necessidade de atualização constante do catálogo, essa é uma solução viável e eficiente.

Tudo se torna mais fácil, mesmo quando existe uma demanda de atualização, pois as informações são encontradas de imediato, favorecendo um trabalho limpo e sem grandes complicações.

Assim, as descrições de produtos e serviços são organizadas de maneira prática, visualmente favorável ao usuário, que não precisará recorrer a diversas abas para encontrar o que quer que seja.

Muitos empreendedores que desejam focar em um negócio mais reduzido, considerando a quantidade ou eficiência do seu negócio estão aderindo ao site one page como uma alternativa que economiza tempo e incentiva a objetividade.

Diferenças entre o Site One Page, Landing Pages e Hotsites

Além do site one page, assunto que está sendo tratado neste texto, existem outros tipos de construção de páginas, como landing pages e hotsites. 

Mais do que entender os conceitos, é importante compreender as diferentes funções que cada um desses modelos desempenham dentro de uma estratégia de marketing digital. Confira!

Site One Page

Neste tipo de construção, as informações do site são condensadas em uma única página, e por isso tende a ser mais rápido que um site tradicional.

Ele é utilizado para apresentação da empresa e produtos, mas também servem para outros recursos, como mídias sociais e blogs, podendo aumentar a interação entre empresa e cliente.

Para construir um site one page, é necessário ter uma atenção redobrada ao design que deverá servir para atrair e fidelizar o público. Além disso, também é válido destacar a efetividade do site one page para aplicação do storytelling. Trata-se de um instrumento poderoso para conquistar conversões e engajamento real das pessoas com uma marca.

Landing Pages

São páginas com total foco em conversão. Isso quer dizer sua finalidade está na captação de leads para uma empresa, comumente oferecendo um conteúdo gratuito, como ebooks, infográficos, planilhas ou outro material relevante em troca de informações de contato do usuário (geralmente, e-mail e nome).

A estrutura de uma landing pode variar de acordo com seus objetivos, mas em geral apresenta: cabeçalho, texto e CTA. Esse último item deverá chamar o leitor para realizar uma determinada ação, como por exemplo: faça um Download, acesse nosso conteúdo, entre outras. 

Nesse tipo de construção de site, é fundamental que as informações sejam objetivas e claras. O conteúdo abordado deverá ser persuasivo e evidenciar os benefícios do material, sem se tornar muito apelativo. Portanto, na hora de criar a landing page, perceba quais informações o usuário realmente precisa saber e quais motivam a ação

Hotsites 

Por outro lado, os Hotsites são sites provisórios. Essa página tem como principal função informar os clientes sobre promoções e ofertas temporárias e vão existir somente enquanto a ação estiver em andamento. Quando terminar o período da campanha, o hotsite sai do ar, mas seu site não.

Ele utiliza um domínio adicional ou um subdomínio, por esse motivo é sazonal, ou seja, existe por um tempo selecionado. 

Ter um hotsite não supre a necessidade de ter um site, tendo vista que para conseguir criar uma campanha é preciso ter um domínio, isto é, para criar um hotsite é necessário ter um website ou mesmo um site one page.

Quais são as vantagens do site one page?

Os sites one page possuem muitas vantagens para levar seus usuários à conversão e a uma boa experiência com a página. Confira!

Maior velocidade de carregamento

A velocidade de uma página está relacionada ao sucesso que ela terá com os clientes e, dessa maneira, com as taxas de conversão que você alcançará. Já em 2010, o Google anunciou que esse seria um dos fatores mais importantes para o rankeamento.

Pesquisas mostram que, pelo menos 40% dos usuários tendem a abandonar a página caso ela demore mais de 3 segundos para ser carregada. Isso pode ser extremamente prejudicial para o negócio, visto que afeta os resultados de vendas.

Além do rankeamento, muitos segundos para abrir uma página, pode dificultar a conversão de seus produtos ou serviços. A empresa Kissmetrics mostrou que um e-commerce cujo faturamento alcance 100 mil dólares por dia pode ter mais de $2,5 mi de prejuízo por ano. Tudo isso por um único segundo de atraso.

Se você achou muito, a Amazon perde mais de um 1,6 bi anuais pelo mesmo motivo. O site one page colabora para que página seja carregada mais rapidamente, uma vez todo conteúdo é baixado de uma única vez no navegador. Dessa maneira, não é necessário realizar novas buscas de informação.

Navegação dinâmica

Além disso, existe a possibilidade de exterminar o famoso atraso ao carregar as páginas, já que existem recursos que permitem carregar as informações automaticamente, quando o usuário rolar a barra da página.

Dessa maneira, os dados serão carregados de forma mais dinâmica, garantindo que apenas as informações desejadas serão baixadas ao usuário. Vale destacar que o site one page não exclui a navegação e os conteúdos do site, mas faz com que ele seja mais interativo, sem tempo de espera.

Ampla visão

Como você viu, a velocidade da informação é essencial para os usuários, por isso, eles querem perder menos tempo para encontrar aquilo que necessitam. O consumidor atual tem uma rotina acelerada e valoriza cada minuto para encontrar o que deseja e concluir uma compra de forma rápida.

O site one page permite que você coloque facilmente as informações básicas e mais importantes no topo da página, convencendo o usuário de que sua página possui tudo o que os internautas precisam. Por isso, destaque dados como telefone, endereço e e-mail. Eles serão úteis também para você fazer SEO local.

Design moderno

Após o fim das páginas em flash, muitas empresas têm utilizado efeitos parallax para criar animações que sejam atrativas, úteis e, principalmente, leves. Isso é útil para impressionar os usuários com animações que tenham sentido para a empresa e para a experiência do usuário.

Muitos consumidores são impulsionados pela interatividade e vão direto nas animações quando entram em um site. Esse tipo de mensagem é moderno e aguça a curiosidade do usuário quando ele acessa a página e se depara com um visual menos complexo.

Conteúdo enxuto

Um conteúdo enxuto é aquele que vai direto ao ponto, sem distrair o consumidor ou chamar a atenção para assuntos que não sejam interessantes naquele momento. O conteúdo de um site one page deve dialogar, exatamente, com o que o usuário procura.

Quanto mais dinâmico e interativo, maior a chance de alcance e conversão. Todo o conteúdo na mesma página faz com que a informação tenha uma estrutura mais fácil de ser compreendida pelo usuário, assim como a mensagem transmitida, sobretudo, quando se refere a algo de alta relevância.

Não existe atraso

Se o conteúdo é carregado de uma só vez, não há atraso nas demonstrações da página e o usuário não vai esperar os minutos — que para ele parecem uma eternidade — até que possa visualizar o que deseja.

O site one page ainda conta com um recurso automático de carregamento da página à medida em que o usuário segue rolando a barra. São recursos que deixam a página mais rápida e eficiente, para corresponder às expectativas do consumidor.

Envolvimento do usuário

Um diálogo direto e sem interferências — assim, a interação e o envolvimento do consumidor se tornam aliados do negócio. O objetivo é chamar a atenção do usuário para todos os produtos e serviços disponíveis, logo, possibilitar que ele tenha o controle total sobre as próprias buscas é uma maneira de retê-lo no site por mais tempo.

A princípio, grande parte dos consumidores que realiza compras pela internet, o fazem pela liberdade de realizar suas buscas sem ser incomodado ou se sentir obrigado a comprar. Dessa forma, o site one page possibilita essa autonomia.

E-book ferramentas para site

O usuário vai entrar no site, passear pela página, clicar nos produtos que interessam, colocar no carrinho e finalizar suas compras sem o sentimento de obrigatoriedade. Mesmo com estratégias automáticas de convencimento, ele não sentirá a pressão para decidir logo a compra.

Conversões mais elevadas

De fato, sem conversão, não existe oportunidade real de vendas. Portanto, todos os esforços de uma empresa para interagir com cada usuário, estão baseados na possibilidade de transformar uma visita em leads potencialmente interessados.

Um site com informações otimizadas em um layout simplificado, pode aumentar o número de conversões. Ou seja, se o usuário não tiver que acessar diversos links até chegar ao produto ou informação que estiver procurando, esperando um carregamento que não chega ao fim, certamente, se sentirá encantado com a as facilidades e propenso a comprar da sua loja.

Funcionamento em todos dispositivos

Ter um site responsivo, que se conecte e comunique bem em versão mobile possibilita aumentar ainda mais as vendas. Isso porque, diversos usuários preferem efetuar suas compras utilizando celulares, seja pela facilidade de manuseio ou praticidade de compras a qualquer hora do dia ou da noite.

Do mesmo modo, a rolagem de um site one page na tela do celular é mais fácil e rápida, permitindo que o usuário tome a decisão de realizar as suas compras da mesma maneira. A mudança no comportamento do consumidor, fez com que as empresas ampliassem o leque de opções para compras e estimulassem o uso de smartphones para esse fim.

E as desvantagens do site one page?

Como acontece com a maior parte das tecnologias, os sites de página única também possuem algumas desvantagens, nesse caso elas ocorrem principalmente se a empresa precisa dispor um número muito grande de informações em seu site, já que um site one page deve ter em média sete sessões.

Confira algumas possíveis desvantagens do site one page, e como elas impactam um negócio que necessite de funcionalidades além do que essa solução oferece!

Poucas informações sobre a empresa

Uma desvantagem é não ter espaço destinado para informações importantes sobre a empresa, como um portfólio grande de produtos ou serviços, ou uma lista com sua equipe de funcionários.

Você não possui espaço suficiente para dizer tudo quanto queria aos visitantes. Sendo assim, nesse caso, é necessário utilizar a quantidade correta de informações, garantindo que os usuários terão o conteúdo que procuram sem perder a usabilidade.

Nesse caso, o importante é ponderar: realmente preciso expor tudo isso de informação ou posso ser sucinto? Lembrando que uma grande quantidade de informação pode ser bom para dar relevância no Google e auxiliar no entendimento de um possível cliente, mas pode também espantar aquelas pessoas que gostam de ser mais objetivas.

Dificuldade para segmentar por palavras-chave

Como sites one page precisam ser criados a partir de um conceito principal, a possibilidade da página ser bem classificada com várias palavras-chave é menor. No tipo tradicional, cada página é uma nova chance de atrair mais visitas a partir de palavras-chave distintas, de acordo com a sua temática.

Para empresas que desejam rankear melhor nos buscadores da internet utilizando palavras-chave diversas, o site one page limita esse tipo de estratégia, ocasionando perda de oportunidade de vendas pela falta de conexão imediata com um público ainda não fidelizado.

Menor possibilidade de usar estratégias avançadas de SEO

Há algumas práticas de SEO que não funcionam em sites de uma única página, como o siloing, prática de estruturar o site em categorias e subcategorias a fim de exibir o conteúdo de maneira otimizada.

É possível dividir um tema principal, cobrindo cada subtópico com o máximo de detalhes, ampliando as palavras-chave e, principalmente, a chance de estar na primeira página do Google.

Embora isso pudesse acontecer em site one page, a experiência do usuário poderia ser prejudicada, perdendo uma das grandes vantagens desse tipo de página. Vale lembrar que o Google considera fatores como velocidade e usabilidade do site, pontos extremamente favoráveis aos sites one page.

Porém, as estratégias avançadas não deveriam desanimar as empresas a fazerem um site one page. Afinal, todas as vantagens destacadas são suficientes para que pequenas e médias empresas tenham bom desempenho nos mecanismos de busca.

Exemplos de site one page

Algumas empresas já aderiram ao formato site one page para apresentar suas marcas e oferecerem um desempenho diferenciado de navegação e acesso a seus usuários. Nesse sentido, elas são páginas dinâmicas e interativas, que cativam pela economia de informações irrelevantes dentro do processo de compra.

Herik and Friends

site one page 2

Every Last Drop

site one page 3

The Parfait Stand

site one page 4

Qual a melhor plataforma para criar meu site one page?

Se você chegou até aqui significa que já compreendeu os principais elementos vantajosos e desvantajosos do site one page. O próximo passo consiste em definir a plataforma que será usada para criar, personalizar e colocar a sua página no ar. 

Com tantas opções, pesquisar e escolher entre elas pode ser um pouco trabalhoso. Para facilitar sua vida, preparamos, a seguir, uma lista com as melhores. Acompanhe!

Wix

Essa é uma das ferramentas mais populares e também simplificada e intuitiva. Ela conta um editor de páginas no qual basta arrastar e soltar elementos para atingir o resultado esperado. 

Vale ressaltar que um dos principais recursos desse construtor de sites são os templates, que podem ser personalidades rapidamente. 

A ferramenta ainda disponibiliza hospedagem gratuita. Certamente, essa é uma das principais vantagens do WIX, o “problema” é que a gratuidade do serviço tem muitas limitações, sobretudo àqueles que fazem uso da versão paga. Logo, quanto mais for as necessidades do site, mais você terá que pagar por ele.

Joomla

O Joomla também é um CMS bastante popular. Uma das suas principais vantagens é a responsividade. Isso quer dizer que a plataforma se adapta facilmente em qualquer tipo de tela ou eletrônico. Essa é uma característica importante para os mecanismo de busca, como o Google e também para ter mais compartilhamentos nas redes sociais. 

Entretanto, a plataforma não é muito convidativa para iniciantes e funciona melhor para aqueles que têm um pouco de conhecimento em desenvolvimento, pois podem tirar proveito das funcionalidades para criar conteúdos e postagens customizadas (custom post types).  

Ghost

Essa é uma plataforma pensada exclusivamente para a criação de Blogs e outras aplicações parecidas. Você consegue criar seu site mesmo tendo pouquíssimo conhecimento técnico.

O Ghost também é uma ferramenta totalmente open source. Todas as telas são extremamente limpas e conduzem o usuário diretamente ao que elas se propõem.

Apesar de seus diversos benefícios para Publicação, essa não é uma ferramenta muito recomendada para a criação de sites complexos e lojas virtuais. 

WordPress

Acima de tudo, o WordPress é o CMS mais utilizado no mundo. Portanto, você já pode imaginar o poder que essa ferramenta tem. 

A plataforma pode ser utilizada para criar qualquer tipo de site. Com sua grande variedades de plug-ins, você consegue construir seus site facilmente e adicionar qualquer tipo de elemento. 

Textpattern 

De todas as outras plataformas citadas anteriormente, a Textpattern é a mais simples. Ela utiliza as linguagens Textile e Markdown, em vez de Editor Visual, que possibilitam total flexibilidade, mas exigem que você adicione tags ao seu conteúdo.

A ferramenta também suporta temas e plugins, mas as opções oferecidas são limitadas. 

Qual escolher?

Em seguida, após entender com detalhes o que é site one page, você precisará decidir se esse é um bom modelo para seu negócio.

Como você percebeu, existem pontos negativos, porém, para os pequenos e médios negócios, eles provavelmente passarão despercebidos, até porque construir um site com sublinks ou aplicar estratégias mais avançadas e complexas de SEO requer um investimento maior.

Pode ser que algumas empresas não disponham de recursos tão elevados ou que prefiram investir em anúncios ou marketing de conteúdo, por julgarem que essa estratégia pode ao final ter uma performance melhor.

Sendo assim, as empresas que não possuem alto valor de investimento para elaborar um site com estratégias avançadas de SEO, poderão usufruir dos benefícios do site one page sem medo de sofrer alguma punição ou não serem bem rankeados pelo Google.

Use a velocidade da página, design bonito e fácil encontro de informações como aliados para atrair e fidelizar seus usuários. Nos casos de grandes empresas, vale a pena construir um site que conte com as otimizações mais avançadas para os motores de busca.

Resumindo os principais pontos abordados nesse conteúdo

Quais são as vantagens do site one page?

  • maior velocidade de carregamento;
  • navegação dinâmica;
  • ampla visão;
  • design moderno;
  • conteúdo enxuto;
  • não há atraso;
  • envolvimento do usuário;
  • conversões mais elevadas;
  • funcionamento em todos dispositivos.

E as desvantagens?

  • Poucas informações sobre a empresa;
  • Dificuldade para segmentar por palavras-chave;
  • Menor possibilidade de usar estratégias avançadas de SEO.

Diferenças entre o site one page, landing pages e hotsites

  • On page: informações condensadas em uma única página do site.
  • Landing pages: páginas utilizadas com o objetivo de captar leads.
  • Hotsites: sites provisórios.

Qual a melhor plataforma para criar meu site one page?

Para escolher a melhor plataforma para criar seu site one page, você precisa antes conhecer os recursos que ela oferece. Portanto, algumas ótimas opções disponíveis no mercado hoje, são: 

  • Wix
  • Joomla
  • Ghost
  • WordPress
  • Textpattern

E então, gostou de entender melhor o que é site one page? Como você sabe, o tipo de site (one page ou não) é apenas uma das características de um site que podem ajudar em seu sucesso. Por isso, não deixe de conferir as dicas para um site dar resultado e esteja conectado com as melhores práticas do mercado. Esperamos você!

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados