Confira 15 boas práticas para seu negócio no Instagram Stories

Rubens Netto

Rubens Netto

5 minutos de leitura

O marketing digital é amplamente utilizado por inúmeras empresas. Para entender melhor o público, equipes de marketing fazem testes constantemente para encontrar os canais ideais — aqueles que oferecem os melhores resultados e um retorno de dar inveja. E um desses meios é o Instagram Stories.

A plataforma surgiu no meio de grandes lançamentos. Com a recusa da venda do Snapchat para o gigante Facebook, a rede de Mark Zuckerberg, que também é detentora do Instagram, iniciou os preparativos para ganhar a concorrência resistente do app.

Diante disso, surgiram plataformas dentro das redes com formatos similares ao do próprio Snap. Sem dúvidas, o aplicativo sentiu a força da estratégia de Mark na pele.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Os resultados da estratégia de Mark Zuckerberg

Segundo o próprio Instagram, a rede conta com:

  • mais de 500 mil atividades diárias;
  • mais de 800 mil atividades realizadas mensalmente;
  • a publicação de mais de 250 mil stories na plataforma do Instagram Stories.

A partir desses números, é possível verificar a importância gigantesca não apenas da rede como um todo, mas também do Instagram Stories.

Ainda de acordo com o próprio Instagram, o Instagram Stories tem mais de 15 milhões de perfis corporativos ativos. Segundo a rede, empresas de todos os tamanhos encontraram na plataforma um meio de contar suas próprias histórias.

A partir desses dados, chegamos à conclusão de que é necessário que toda empresa faça presença na rede. Mas, para deixar esse marco o mais positivo possível, é preciso seguir algumas regrinhas. E, para facilitar sua vida, reunimos as principais no próximo tópico.

15 dicas matadoras para ter boa presença no Instagram Stories

1. Pense na geolocalização

A geolocalização é um recurso para trabalhar o marketing de proximidade. Com ele, usuários que estão próximos à sua empresa terão facilidade de encontrá-la.

2. Invista em hashtags

O agrupamento de publicações de ideias e assuntos relacionados é uma ótima opção para aumentar o tráfego de suas publicações. Agora é possível seguir hashtags e dessa forma mais pessoas poderão ver suas Stories. Só tome cuidado para não colocar muitas #hashtags pois quantidade não quer dizer qualidade.

3. Faça vídeos na vertical

Cada rede tem um formato específico — e o ideal para oferecer a melhor experiência ao usuário são os vídeos na vertical. Portanto, quando for conduzir a produção de conteúdo para o Instagram Stories, opte por este formato e fique atento às dimensões e à qualidade.

4. Acompanhe as métricas

A rede oferece um sistema para o acompanhamento de métricas. Realize a análise diariamente e ajuste o conteúdo de acordo com a receptividade do público.

5. Mantenha uma identidade visual adequada em todas as pontas do Instagram

O Instagram, por sua essência, é uma rede que trabalha o visual. Para alinhar o posicionamento de sua empresa, trabalhe a rede como um todo (e não apenas o Stories).

Publique fotografias com boas resoluções e ofertas com gráficos especializados, exponha uma imagem de perfil condizente com o posicionamento de seu negócio e abuse da qualidade visual na rede como um todo.

É claro que é necessário produzir imagens espontâneas. Mas lembre-se de que, mesmo que informalmente, você está comunicando a imagem de sua empresa.

6. Publique nos melhores horários e datas

Você precisa conhecer seu público-alvo para entender quando ele está disponível para acessar o conteúdo por completo. Ainda mais quando o Stories trabalha com tempo limitado para visualização.

Para uma publicação com grande importância, faça levantamentos dos melhores horários e dias da semana. Assim, você terá a certeza de que grande parte de sua audiência será atingida.

7. Cubra eventos

Em outras redes, a cobertura de eventos pode gerar sobrecarga de conteúdo para os usuários. Porém, com o sistema de desaparecimento dos vídeos após um determinado tempo, a timeline do perfil corporativo fica limpa e organizada.

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8. Impulsione a interação com perguntas e respostas

Os profissionais de marketing são especialistas em entender as dores e frustrações de suas personas. Porém, com certeza, eles não sabem de todas as dúvidas e, muito menos, as solucionarão totalmente.

Uma boa dica nesse sentido é publicar questões para entender quais são as dores que estão mais latentes em seu público no momento. Feito isso, reúna as respostas, busque pelas soluções que sua empresa tem a oferecer (que estejam alinhadas com esses problemas) e realize um Instachat — um bate papo ao vivo com a sua audiência.

9. Faça ofertas especiais

Como já dizia Robert Cialdini, a escassez e a exclusividade impulsionam a atração das pessoas. E trabalhar esse princípio no Instagram Stories é sinônimo de potencializar os resultados.

Naturalmente, essa plataforma já trabalha o princípio de escassez em seus usuários, visto que há um tempo limitado para consumir os conteúdos da rede. Mas é possível potencializar essa questão.

Uma prática viável nesse sentido é liberar um link de cupom de desconto apenas para quem estiver acompanhando as histórias publicadas. É preciso, claro, estabelecer um tempo de restrição para aproveitar a oferta.

10. Impulsione um boato sobre suas próximas ofertas

Um exemplo clássico de criação de rumores sobre lançamentos de produtos é o histórico da Apple. A empresa, que dá inveja em termos de valor agregado, atraía milhares de pessoas para suas lojas com a aplicação dessa técnica.

Inicie o processo de criação de boatos por meio de um suspense. Para potencializar o resultado, realize parcerias com influenciadores do meio — se puder, os mais influentes em seu nicho.

Com a proximidade do evento, vá liberando informações, de pouquinho em pouquinho, para manter a curiosidade de seu público.

11. Mantenha a frequência

Muitos canais corporativos tiveram sucesso basicamente pela frequência assídua e programada.

Um exemplo é o Porta dos Fundos, canal do YouTube estrelado por nomes como Fábio Porchat. O pioneiro em produções de vídeo em formatos de esquetes com alta resolução teve, como principal característica, a programação e a assiduidade.

12. Promova a humanização

A tendência Human-to-Human (H2H) cresce a cada dia e, sem dúvidas, os conteúdos humanizados estão promovendo um maior engajamento do cliente com a empresa.

Então, que tal embarcar nessa jornada e também trabalhar a humanização na rede de sua empresa? Se até a NASA conseguiu humanizar seu Stories, mesmo apresentando astronautas e equipamentos espaciais, por que seu negócio não vai trabalhar dessa forma?

Grave vídeos dentro da sua empresa. Mostre as pessoas quem está por traz do seu produto/serviço isso ajuda bastante a humanizar a sua empresa.

13. Destaque os Stories com maior engajamento

Agora é possível destacar uma storie sua para que ela fique salva na home do seu Instagram. Dessa forma vc não perde aquele conteúdo que postou e que gerou bastante engajamento das pessoas.

14. Conteúdo de qualidade

Claro que não poderíamos esquecer! O conteúdo que você vai postar precisa gerar relevância para seu público alvo. Vc pode dar dicas e sugestões em uma sequência de vídeos de 15 segundos por exemplo.

15. Use o link da bio

Você já deve ter visto muitas pessoas falarem e postarem. “Mais informações: Link na bio!” essa é uma forma de você conseguir colocar um CTA (link building interno) e levar as pessoas que estão vendo o seu stories para o seu site. Você pode fazer vídeos com uma breve explicação sobre algum tema e no último post deixar uma mensagem para as pessoas acessarem a sua bio para clicarem no link e irem direto para o seu blog por exemplo.

A outra forma de adicionar link no stories o famoso “Arrasta para cima” só está liberada para contas verificadas. Basicamente o Instagram liberou isso para pessoas públicas, celebridades e marcas que possuem esse selo de autenticidade. Uma outra forma também é a conta ter mais de 10 mil seguidores.

Ufa! Quantas dicas! Nossa sugestão é: comece já a praticar todas elas. Com certeza, você vai notar os resultados no Instagram Stories (principalmente em termos de engajamento) de forma rápida.

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