Fake news no Facebook: como a plataforma está combatendo esse problema

Rubens Netto

4 minutos de leitura

Você sabia que o problema de fake news no Facebook deve ser enfrentado por todas as empresas que procuram aumentar a autoridade na internet e se aproximar dos clientes? O assunto não está restrito apenas aos jornalistas e aos veículos de notícias!

A imagem da sua marca pode ser prejudicada e gerar uma série de problemas para a sua empresa na interação com os seguidores caso haja fake news sendo divulgadas por aí.

Neste post você verá o que são fake news, quais são os prejuízos que compartilhar esse tipo de material pode gerar, além de como enfrentar corretamente o problema. Quer agregar mais confiança à sua marca e divulgá-la corretamente no Facebook? Então veja agora o que você precisa fazer. Boa leitura!

O que são fake news?

Fake news, ou notícias falsas, são conteúdos divulgados com teor parcial ou totalmente incorreto. A notícia induz o leitor ao erro ou à insegurança quanto aos processos normais existentes na sociedade.

Embora o conteúdo falso sempre tenha existido, com o uso das mídias digitais eles alcançam mais pessoas em um tempo ainda menor. Em poucos segundos, milhares ou milhões de pessoas acessam ao conteúdo não verdadeiro. As pesquisam mostram o poder das fake news: elas podem se espalhar 70% mais rápido do que as notícias verdadeiras.

É comum que pessoas físicas e jurídicas acreditem que somente os jornalistas devem se responsabilizar pelos conteúdos compartilhados, uma vez que são eles que devem noticiar. Entretanto, a questão deve ser abordada por todos os profissionais (e usuários da internet) que se comuniquem com o público e produzem conteúdo digital. É preciso estar preparado para não propagar conteúdo falso.

Um dos grandes problemas é a credulidade do público e de vários profissionais. A maior parte das pessoas não desconfia que a matéria lida pode não ser verdadeira. Assim, compartilham o conteúdo entre seus amigos ou mesmo nas suas páginas empresariais. Mesmo quando o material é desmentido por empresas profissionais de checagem, o público por vezes continua acreditando na notícia.

Esse problema pode gerar sérias consequências para o seu negócio. Confira algumas delas a seguir.

Como as notícias falsas podem atrapalhar a estratégia empresarial?

A estratégia de inbound marketing acontece quando as empresas atraem os consumidores com conteúdo útil e relevante, respondendo às principais ansiedades e aos dilemas do cliente ideal. Entretanto, no desejo de compartilhar mais notícias para os seguidores, muitas vezes as empresas acabam divulgando conteúdo falso.

Para começar, o sistema do Facebook tenta sempre identificar quais são as notícias que não são verdadeiras para limitar o alcance que aquela publicação tem. Ou seja, postar conteúdo falso, mesmo que inconscientemente, poderá diminuir a quantidade de pessoas que a sua página influencia.

Um dos pilares do marketing de atração é justamente aumentar a confiança que o público tem na sua marca. Caso você divulgue fake news nas suas redes sociais, a sua empresa poderá transmitir o efeito contrário, aumentando a desconfiança do público. Dependendo do tema exposto, as pessoas podem se sentir ofendidas e diretamente afetadas com a notícia falsa, aumentando ainda mais o problema.

Nesse caso, a postagem falsa pode ser compartilhada, acrescentando o número de pessoas que visualizarão o problema. Até que o post seja apagado, a interação entre os usuários pode manchar a visibilidade da empresa e atrapalhar que ela atinja seus objetivos.

Como combater esse problema?

Recentemente o Facebook adotou medidas para ampliar o conteúdo divulgado por amigos e parentes, o que levou a Folha a deixar de publicar conteúdo na sua página na rede social. Entretanto, você não precisa de tomar a mesma decisão. O público ainda deseja ver conteúdo especializado e importante enquanto navega na rede.

Entretanto, a principal forma de combater o problema das fake news é contar com um bom planejamento de produção e compartilhamento de conteúdo. Veja agora como fazer isso e aumentar as chances de vender mais!

Utilize o botão de contexto do Facebook

O botão de contexto do Facebook é mais uma ferramenta para ajudar os usuários da rede social a decidirem se determinado conteúdo é confiável ou não. A ideia de ferramenta é entregar aos usuários mais informações contextuais para que eles possam decidir por si mesmos se devem confiar e compartilhar aquele conteúdo.

Com o recurso, os usuários podem ver mais informações sobre o artigo que foi compartilhado, tendo acesso a descrições sobre a empresa no Wikipédia, além de artigos relacionados ao mesmo assunto e dados dos compartilhamentos daquela notícia específica.

O botão é útil para que os empreendedores possam entender se aquele conteúdo está de acordo com as boas práticas mostradas acima e estipuladas no planejamento de atuação digital da empresa.

Escolha quais são os canais mais confiáveis

Da mesma forma que os seus seguidores tenderão a confiar na sua marca, escolha algumas empresas que sejam confiáveis no mercado pela produção de conteúdo real e relevante para os usuários. Dessa forma você evitará cair em armadilhas de sites pouco conhecidos.

Evite postar notícias bombásticas rapidamente

Você viu uma notícia que vai revolucionar o mercado em que você atua? Antes de compartilhá-la na página da sua empresa, faça uma pesquisa completa. Verifique se a notícia é real e se as consequências são realmente aquelas narradas no texto.

Evite compartilhar sem reflexão as notícias de outras áreas

Muitas vezes o seu usuário é impactado por medidas e acontecimentos de outras áreas de atuação. Dessa forma, o conteúdo pode realmente ser útil para os seus seguidores.

No entanto, não compartilhe rapidamente se você não tiver certeza de que a matéria está correta, já que o que está escrito não pertence ao seu ramo de atuação.

Retrate-se caso o problema aconteça

Se ainda assim, por algum descuido, uma fake news for publicada em qualquer canal da empresa (principalmente no Facebook), apague a postagem para que nenhum outro usuário seja afetado pelo conteúdo falso. Além disso, divulgue uma pequena nota pedindo desculpas pelo ocorrido, contando a verdade e mostrando que o problema não ocorrerá novamente.

Agora que você sabe quais são os principais problemas que as fake news no Facebook podem gerar para seu negócio, é hora de se preparar! Crie um planejamento de comunicação para estipular o que deve ser feito sempre que um conteúdo for produzido ou compartilhado nas suas redes sociais. Também é importante que conste nesse documento o que deve ser feito quando a empresa cair em um caso de divulgação de fake news.

Seguindo os passos listados acima a sua marca estará pronta para se aproximar dos consumidores e se tornar autoridade no mercado.

Gostou deste artigo? Então siga a nossa página no Facebook e receba conteúdos exclusivos no seu feed de notícias!

Posts Relacionados