Social Selling: o que é e qual a sua importância?

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Você sabe o que é Social Selling? Esse termo em tradução direta significa: venda social. Ele nada mais é do que uma estratégia de marketing que tem como principal objetivo vender nas redes sociais, através de um processo de prospecção com os potenciais clientes.

Mas, não estamos falando de venda direta e incisiva com divulgação apenas de produtos ou serviços. Aplicando esse conceito é preciso entender como as redes sociais poderão ajudar na conquista e evolução dos leads dentro do seu funil de vendas.

O que isso quer dizer na prática?

Social Selling não é publicar catálogos de produtos, muito pelo contrário, é criar conteúdo que gere confiança, desejo e credibilidade que auxilie na aquisição de um produto ou serviço.

Suponha que você tem uma loja de roupas e quer divulgar no Instagram. Ao invés de simplesmente publicar fotos de modelos com as peças, você cria um relacionamento com os clientes que se interessam pela sua marca, respondendo comentários, criando enquetes, publicando conteúdos de valor, questionando em caixa de perguntas, enfim criando um relacionamento com esse potencial lead.

Uma pesquisa recente publicada pela Etus, Social Miner | All iN e Opinion Box comprovou que 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para fazer compras e 38% acredita que os preços são melhores nestes canais.

Diante desse cenário, observa-se que as vendas são mais eficientes quando são trabalhadas através de uma construção de relacionamento entre marca e consumidor, e não de forma repentina.

Qual a importância do social selling para uma empresa?

Se interessou por esta estratégia, mas ainda está em dúvida se ela realmente faz sentido para a sua empresa?

Então, veja a seguir quais são os benefícios de usar o social selling, confira:

  • melhora e aprofunda o relacionamento com o consumidor;
  • aumenta a visibilidade da marca ou da empresa.
  • diminui o tempo de contato do consumidor com a empresa até a primeira compra;
  • aumenta o volume de leads (pessoas interessadas) na sua marca;
  • contribui para com o cross-sell, downsell e upsell;
  • reduz o CPC (Custo de aquisição dos clientes);
  • auxilia no desenvolvimento de novas oportunidades;
  • aumenta a retenção de clientes.

Quais são os pilares para usar o social selling?

Para alcançar os melhores resultados aplicando social selling é necessário conhecer os pilares dessa estratégia, veja a seguir quais são eles:

Atração

Aqui o propósito é conquistar os consumidores através da sua autoridade de marca, produzindo conteúdo em redes sociais que sejam relevantes para sua persona e através de um posicionamento engajado e interessante.

E-book Youtubers e marcas

Outra ideia é construir uma rede de networking em grupos de mídias sociais, como Facebook, LinkedIn, Telegram, entre outros. O importante aqui é se relacionar com potenciais clientes.

Posts Collabs e reposts também podem ser uma estratégia de aplicação do social selling, desde que seja feita com parceiros que façam sentido para os objetivos do negócio e tragam potenciais clientes.

Contato

Promova trocas com os leads. Não adianta apenas curtir um comentário de um consumidor, é preciso se relacionar com ele, e quanto mais próximo você tiver dele, mais facilmente ele irá avançar no funil de vendas.

Para isto, procure conhecer o seu público-alvo, adequando a linguagem e assuntos que sejam do seu interesse;

Engajamento

A interação da audiência com a sua marca, também é fundamental para quem quer aplicar o social selling.

Mas, como incentivar os consumidores a se engajar com um conteúdo?

Existem diversas formas de fazer isso, mas a principal delas é gerar identificação, ou seja, é criar conteúdos em que as pessoas se sintam representadas, seja pelo assunto, abordagem, imagem ou até situação.

Você pode fazer isso também fazendo enquetes, perguntas, postando a sua rotina dentro da empresa, usando geolocalização, entre outros.

Conexão

Crie um vínculo com seu público-alvo para que ele comece a se relacionar com a sua marca.

Para isto, você pode adotar as seguintes estratégias:

  • produzir conteúdo de qualidade que realmente prenda a atenção da audiência;
  • agradecer os seus seguidores sempre que possível;
  • indicar artigos, livros, filmes e séries que eles possam gostar;
  • responda comentários e mensagens diretas, mesmo as mais genéricas;
  • humanize o seu conteúdo, nada de se comunicar com seu público como se fosse um robô, sem personalidade;
  • use GIFs e emojis (se fizer sentido para a sua marca e persona), eles ajudam a captar a atenção do público e geram proximidade.
  • mostre-se preocupado em responder às dores dos seus clientes, entregando as soluções que eles precisam.

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Por Etus 

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