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Como o comportamento do consumidor pode ajudar a sua empresa

5 minutos de leitura

O Comportamento do Consumidor é uma técnica de marketing e BI que combina psicologia e comportamento para entender a forma como as pessoas tomam decisões como consumidores. 

Ele pode ser usado para uma variedade de situações, desde campanhas de marketing até o desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Assim, essa técnica é usada para identificar o que motiva as pessoas em ambientes comerciais e ajuda as empresas a melhor atingir seus mercados-alvo. 

Ele age como um filtro para essas decisões de compra, selecionando aquelas informações relevantes dos fatores ambientais e pessoais em que elas vivem e trabalham. O Comportamento do Consumidor é altamente relevante para empresas, que geralmente operam em um nicho muito pequeno e que vão se enfraquecer se ignorarem o modo de agir dos seus clientes.

Desse modo, ele é fundamental para a conquista de novos clientes, levando em conta a ênfase que os consumidores dão a determinados aspectos da marca e serviço. 

O Comportamento do Consumidor pode ter um impacto significativo na estratégia de marketing da sua empresa e é uma parte importante do plano de negócios. Também está presente nos planos de marketing e executivos, tentando determinar qual é a melhor maneira de atingir os seus objetivos.

Para saber como usar esse modo de agir em seu favor, continue conosco!

O Que é Comportamento do Consumidor

O Comportamento do Consumidor é um termo usado pelos acadêmicos para descrever o processo mental por meio do qual as pessoas tomam decisões de compra

Ele é um termo mais amplo que Comportamento de Compra e inclui todas as formas pelas quais os seres humanos, como indivíduos e em grupo, reagem a estímulos externos. 

Em contrapartida, o Comportamento de Comprar é um elemento da estratégia, assim como outras variáveis, como estilo de vida e atitude.

O Comportamento do Consumidor ajuda as marcas a entenderem como funciona a mente do consumidor e é usado por empresas que investem pesadamente em marketing para criar e promover seus serviços. 

Como os tipos de clientes usam o comportamento do consumidor

Um estudo focado em Comportamento do Consumidor foi realizado no início desta década para compreender a forma como os clientes tomam decisões. 

Os pesquisadores envolvidos no projeto do Comportamento do Consumidor descobriram que existe um grupo de pessoas, chamados de "consumidores embarcados", que são estagnados por qualquer coisa, ou seja, é mais provável que eles não tomem uma decisão sobre o produto em questão.

O estudo também descobriu que existe um grupo de pessoas chamadas de "consumidores clarividentes" que são conhecidas por chegar a uma decisão rápida e saber o que querem. O Comportamento do Consumidor ajuda a determinar o que motiva essas pessoas.

Desse modo, essa forma de agir do público-alvo foi usada com sucesso para entender o que leva uma pessoa a comprar um serviço ou produto específico. 

No caso das empresas, o Comportamento do Consumidor pode ajudar a entender exatamente o que seu cliente está procurando, e também ser amplamente utilizado em campanhas de marketing, até mesmo no desenvolvimento de novas ideias para a melhoria do seu negócio. 

Assim, use o Comportamento do Consumidor para desenvolver uma melhor compreensão sobre o que motiva as pessoas no seu ambiente comercial, ajudando sua empresa a atingir o seu mercado-alvo.

Como o Comportamento do Consumidor pode ajudar a sua empresa

Com o Comportamento do Consumidor, as empresas podem entender melhor os seus clientes e usar essa compreensão para construir uma base para campanhas de marketing mais precisas. As companhias também podem entender melhor o modo como os seus clientes usam e abusam de seus serviços ou produtos. 

Assim, a grande sacada por trás dessa estratégia é que ele pode te ajudar a atingir não apenas um mercado-alvo, mas vários deles. Isso pelo motivo de que, conhecendo esse modo de agir, a sua empresa pode entender os motivos pelos quais seus clientes compram e como pode encontrar novos públicos. 

Com Comportamento do Consumidor, sua marca pode criar estratégias para medir a efetividade das suas campanhas de marketing e identificar oportunidades para aumentar a receita. 

Além disso, sua empresa pode identificar clientes potenciais e construir novos canais para atingi-los, de modo que, com Comportamento do Consumidor, seu negócio possa entender suas tendências de compra e tomar decisões mais inteligentes com base nelas. 

Outra vantagem de usar esse modo de agir dos seus clientes ao seu favor é que você pode criar estratégias para ganhar uma vantagem competitiva e ainda construir e manter a reputação que você criou para a sua empresa. 

Com Comportamento do Consumidor, seu negócio pode agradar seu público e construir relacionamentos duradouros, obter um conhecimento profundo de sua base de clientes e usar esse conhecimento para entender como melhor atingi-los. Também é possível entender como influenciar suas emoções para moldar seu comportamento e ainda encontrar novos canais de vendas e medir o retorno sobre o investimento (ROI).

Parece mágica, não é? Ainda que ache que o comportamento do consumidor é bom demais para ser verdade, essa é uma estratégia real e que gera ótimos resultados. Outro ponto de vantagem é que ela é pouco usada dentro do marketing, o que significa que ao colocar o modo de agir dos clientes em prática como uma ferramenta de aquisição e conversão, você estará saindo na frente da sua concorrência!

Conclusão

Com os pontos apresentados, sua empresa pode identificar o que motiva as pessoas no ambiente comercial e ajudá-los a entender exatamente qual é seu mercado-alvo. 

E para além de todas as vantagens que te mostramos neste conteúdo, com o Comportamento do Consumidor você também está em boa companhia - grandes marcas já usam esse tipo de análise para tomar decisões importantes sobre produção e marketing. 

Vamos continuar trabalhando na criação dos melhores serviços para os nossos clientes através do Comportamento do Consumidor. Compartilhe esse post nas redes sociais!

Este conteúdo foi escrito pelo ZMOT Institute, uma empresa que aqui para ajudar as pessoas a entenderem o Comportamento do Consumidor e criarem um Negócio Escalável utilizando o que há de Melhor em Marketing Digital.

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