Lançado em 2010, o Instagram é uma poderosa ferramenta de compartilhamento de imagens. Além de oferecer diferentes filtros para fotos, esse aplicativo tem proporcionado novas experiências aos seus usuários, com a publicação de vídeos, mensagens no direct e ferramenta de localização, obtendo mais de 500 milhões de cadastros, segundo o site G1. No Brasil já existem quase 40 milhões de contas no Instagram.

No entanto, nem sempre postar fotos bonitas é suficiente para atrair os seguidores, sendo necessário recorrer a outras estratégias, pois, além de ser um canal de publicidade, o Instagram ainda pode ser uma ferramenta de informação e inspiração para seus clientes do salão de beleza. Por isso, se você quer descobrir como utilizar o Instagram para otimizar os serviços do seu salão, confira a seguir 5 dicas imperdíveis!

Acompanhe as tendências do momento

As hashtags servem como um filtro para que as pessoas encontrem algo de seu interesse no Instagram, ela serve tanto para você divulgar o seu negócio, como serve também para você entender o que outros salões de beleza estão postando e está dando certo.

Usar corretamente as hashtags nas fotos do Instagram é uma excelente maneira de divulgar os serviços oferecidos, assim como aumentar o engajamento das suas postagens e o número de seguidores. Contudo, antes de colocar o símbolo # e adicionar qualquer palavra, é importante pesquisar as palavras que estão sendo mais buscadas pelos usuários. Aqui estão umas das hashtags mais utilizadas em 2017:

  • #Beautiful
  • #fashion
  • #cute
  • #stile
  • #beauty
  • #pretty
  • #makeup

Além disso, incentive todos os seus clientes a usarem determinada hashtag que esteja associada ao seu salão e os serviços oferecidos por ele.

Interaja com seus clientes

Para aumentar o número de seguidores e fidelizar aqueles que já conhecem seu salão de beleza, é indispensável interagir com o público. Aliás, as “Redes Sociais” não receberam esse nome à toa, são espaços para nos relacionarmos com outras pessoas, portanto, apenas postar promoções não irá gerar o resultado esperado, precisamos interagir com os nossos clientes.

Uma maneira simples de iniciar esse relacionamento virtual é marcar algumas pessoas em fotos de promoções e dicas, responder todos os comentários e também mensagens enviadas por direct, principalmente para aquelas pessoas que estão em dúvida quanto aos valores ou agendamentos de horários.

Lembre-se sempre de que essa interação ajudará seu salão a criar um vínculo mais duradouro e próximo de todos os seguidores.

Poste fotografias do antes e depois

O que uma pessoa procura quando vai à um salão de beleza? Sair de lá linda e maravilhosa, não é mesmo? E nesse caso não há canal melhor para você mostrar a qualidade dos seus serviços do que o Instagram.

Para mostrar aos seus clientes as incríveis transformações que seu salão realiza, nada mais interessante do que postar fotos que façam comparações de antes e depois. Dessa forma, você pode cativar e aumentar a autoestima dos seus clientes que passaram pela transformação e inspirar outras pessoas a passar pelo mesmo processo, persuadindo-os a contratarem os mesmos serviços.

Crie legendas que sejam atraentes

Além de usar fotos com boa qualidade, é interessante investir em legendas que tenham uma linguagem informal e mais próxima do seu público. Focar somente no uso de hashtags não é recomendado, sendo legal montar legendas descritivas, inspiracionais e de acordo com a gramática.

Uma dica é contar com detalhes os produtos e técnicas utilizadas, além de convidar todos a visitarem o salão.

Invista em promoções exclusivas

Saber como utilizar o Instagram é uma tarefa fácil, mas que também exige o cumprimento de outras ações. Uma delas é criar promoções para os seguidores do aplicativo, aumentando o número de curtidas e comentários.

Agindo assim, seu salão de beleza pode fidelizar clientes mais rápido e ainda aumentar os agendamentos por conta das promoções. Só não se esqueça de detalhar as regras, como período, necessidade de curtidas, sorteios, entre outras alternativas criativas.

Invista em anúncios e em influenciadores

Segundo informações do próprio Instagram, em 2016 eram compartilhadas em média 95 milhões de imagens por dia. Com tanta gente assim postando diariamente nessa rede social, como faço para me destacar?

Você tem duas opções para acelerar o seu crescimento e se destacar, uma delas é investir em anúncios impulsionando fotos ou vídeos do seu salão de beleza ou do resultado dos seus serviços. Outra opção que vem dando resultado é investir nos influenciadores, aquelas pessoas que têm milhares de seguidores no Instagram e que podem rapidamente aumentar o seu número de seguidores ao mencionar a sua marca em um post.

Utilize a ferramenta Instagram stories

Essa função que foi “inspirada” no Snapchat permite você postar fotos e vídeos que ficarão visíveis por 24 horas. Além dessa novidade de duração, no Instagram stories você tem à sua disposição ferramentas bem bacanas para literalmente brincar com a postagem, seja escrevendo sobre a imagem ou vídeo, seja inserindo efeitos especiais como temperatura ou máscaras de rosto.

Além disso, você fica sabendo quem visualizou a sua postagem, o que pode ser interessante para você identificar as pessoas que engajaram com o Instagram do seu salão de beleza.

Post com frequência e por um longo período

Colher bons resultados no Instagram demanda muita disciplina, isso porque é necessário postar diariamente e por meses até que você comece a colher os melhores resultados. Aqui vale a regrinha do marketing de conteúdo:  é necessário um grande esforço por pelo menos 12 meses para que o seu salão de beleza se torne de fato uma referência.

E para postar diariamente você precisará ser criativo e criar novidades constantemente, pois essa é a melhor forma dos seus clientes e possíveis clientes lembrarem sempre da sua empresa, além de aumentar as chances dessas pessoas engajarem com o seu post, aumentando o seu alcance e eficiência.

Integre as fotos postadas no Instagram ao seu site

O site é o alicerce de toda estratégia de marketing digital de sucesso e os demais canais de mídia digital servem para levar leads e clientes para o site. Por isso, ao utilizarmos as mídias sociais para engajar com clientes e possíveis clientes, precisamos ter em mente que além de ter uma conta no Instragram, precisamos ter um site com boa usabilidade, assim a oportunidade gerada no Instagram poderá ser convertida no site.

A boa notícia é que é possível integrar o Instagram do seu salão de beleza ao seu site. Dessa forma, as fotos postadas no Instagram aparecerão automaticamente no seu site. Eu separei abaixo uma imagem de uma conta de Instagram integrada à um site, basta clicar na imagem para você acessar o site e ver como funciona.

site integrado ao instagram

Atente-se a qualidade dos serviços e do atendimento

As mídias sociais como o Instagram aumentaram a efetividade do antigo boca-a-boca. Por um lado isso é ótimo, pois você tem a oportunidade de ver seus serviços divulgados gratuitamente por clientes contentes com o resultado. Mas, se o resultado ficar abaixo da expectativa ou o cliente tiver algum problema com o atendimento do salão, ele poderá utilizar as mídias sociais para desabar sobre sua experiência negativa.

Portanto, é necessário ter um cuidado redobrado com o atendimento que a sua equipe dá aos seus clientes para que as avaliações sobre o seu salão de beleza na internet sejam apenas positivos.

Leia também: Gestão do cliente: como fazer e melhorar o atendimento de um salão de beleza

Saiba medir o Retorno sobre o seu Investimento – ROI

Seguidores, curtidas, comentários e visualizações, de nada adianta aumentar essas métricas se o faturamento do seu salão de beleza não aumentar também. Então, fique atendo ao retorno financeiro que você terá das ações de marketing digital que você optar por investir tempo e dinheiro, pois não é incomum nos cegarmos diante das chamadas “métricas de ego” e esquecermos de olhar para o que realmente importa no fim do mês: aumento de receita.

Clique aqui e descubra como calculo o ROI da sua estratégia de marketing digital.

Descobriu tudo que precisava sobre como utilizar o Instagram no seu salão de beleza? Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais, espalhando a notícia para todos seus amigos!

Quer divulgar o seu salão de beleza na internet, mas não sabe como gerar resultados? Clique aqui e descubra como podemos te ajudar!