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Saiba como diminuir o custo por lead nas suas campanhas

4 minutos de leitura

Muitas pessoas pensam que quanto mais leads gerados para o negócio através de estratégias digitais, melhor. Porém, é importante ter atenção na maneira como esses leads estão sendo conquistados, sobretudo, se tratando do CPL.

O custo por lead é uma métrica fundamental de mídia paga que indica o valor gasto para transformar cada usuário em lead.

E ter um CPL saudável representa uma melhor performance de suas campanhas e também um aumento nos resultados gerados.

Quer saber como diminuir o custo por lead? Continue a leitura e aproveite.

O que é custo por lead?

Como dito anteriormente, o CPL é uma métrica que te ajudará a entender como seu orçamento de marketing digital está sendo gasto, certo?

Mas, como fazer esse cálculo? Basta somar os investimentos e dividir esse valor pela soma dos leads gerados em um anúncio, campanha ou ação específica.

Ou seja, o custo por lead de um anúncio que teve o investimento de R$ 250,00 e gerou 300 leads, por exemplo, é de R$ 0,83.

Agora, veja a seguir como diminuir o custo por lead. Acompanhe!

Seja mobile friendly

Atualmente, a maior parte das pessoas acessam a internet pelo celular, não é mesmo? Sendo assim, pense em quantos leads você não estaria perdendo se seus anúncios encaminhassem o usuário para um site que não funciona bem em um smartphone.

Então, ter uma página de captura mobile friendly significa dispor de uma página adaptada para caber em uma tela de celular, de modo a não ter perda de informação ou grandes distorções.

Realize testes A/B

Com o intuito de garantir que seus anúncios tenham um bom desempenho, é necessário tempo e análise para compreender como o seu público reage, concorda?

E, uma das melhores formas de otimizar e ter uma boa performance nas campanhas é usar os famosos testes A/B. Dessa maneira, você pode entender como desenvolver anúncios que convertem mais, o que significa um menor CPL.

Otimize as landing pages para conversão

O anúncio é somente o primeiro passo, afinal, a conversão acontece mesmo na landing page, certo?

Como fazer uma LP de sucesso? Use imagens, cores, fotos, vídeos, texto, formulários, CTAs e outros elementos para manter o interesse do visitante e levá-lo ao objetivo (conversão).

Use a segmentação a favor das campanhas

Coloque uma coisa na sua cabeça, quem quer falar com todo mundo, acaba falando com ninguém. O que significa? Mais dinheiro gasto sem retorno.

Então, ao rodar um anúncio, pense bem no público-alvo. Quem são as pessoas que têm mais chances de se interessar pelo que você está oferecendo? Qual idade, gênero, cidade em que moram, redes sociais que utilizam?

Evite a sobreposição de públicos

Não se deixe levar pelo mito de que você precisa delimitar apenas um público-alvo para seus anúncios. Na realidade, o recomendado é classificar seu público-alvo em diferentes grupos e ter estratégias e anúncios específicos para cada um. 

Porém, um erro comum é esquecer de separar devidamente esses grupos na hora da segmentação.

O que o negócio precisa fazer? Na hora de segmentar o segundo anúncio, ela deve excluir o público do primeiro.

Diversifique os criativos

Anota a dica! Ter apenas uma forma de chamar a atenção do seu público não é o suficiente! Mesmo que você tenha uma excelente segmentação de público-alvo, há coisas que não dá para segmentar diretamente na audiência. Por esse motivo, é preciso compensar nas diferentes maneiras de tentar cativar as pessoas e diminuir o custo por lead.

Como? Traga aquilo que chamamos de criativo do seu anúncio, ou seja, conteúdo midiático, como:

  • foto;
  • texto;
  • vídeo;
  • imagem.

Monitore a frequência dos anúncios

O que fazer quando a frequência de um anúncio está alta? Bom, as frequências altas são geradas por haver um investimento elevado em um público pequeno. Quando todos os usuários de um público já foram atingidos e ainda tem investimento sobrando, o anúncio volta a ser reexibido para as mesmas pessoas, de modo a gastar o orçamento restante.

A saída é revisar os dois anúncios existentes, realocando o investimento desse anúncio para outro ou aumentando o público do mesmo, em comparação aos seus demais anúncios.

Conclusão

Agora você já sabe como diminuir o custo por lead e como isso pode ser eficaz para a estratégia de marketing. No entanto, é importante lembrar que um lead barato não é garantia de sucesso, certo?

Afinal, o objetivo final não é conseguir leads, e sim conseguir clientes. Ou seja, de nada adiantará você economizar tanto na hora de gerar leads se não obtiver nenhum retorno em vendas a partir deles. Mais do que leads baratos, você precisa de leads qualificados! Precisa de ajuda com os serviços de automação? Então, conheça as soluções da Hubify!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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