Blog 8D Hubify

Tudo que você precisa saber sobre Google Ads do iniciante ao expert

7 minutos de leitura

O antigo Google AdWords é o que conhecemos hoje como Google Ads, plataforma responsável por mostrar aos usuários links patrocinados a partir de buscas feitas por palavras-chave específicas.

Alguns dos principais diferenciais que a ferramenta oferece são o controle sobre o orçamento e forma de cobrança dos anúncios: por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA).

Em geral, o Google Ads é um meio extremamente relevante para empresas que desejam alcançar o sucesso online e gerar mais receita.

Você tem dúvidas sobre o que é o Google Ads, para que serve, como a plataforma funciona e quais são seus benefícios? Então, continue comigo e acompanhe a leitura!

O que é Google Ads?

Depois de um rebranding focado em simplificação feito pelo Google, o Google AdWords passou a ser chamado de Google Ads, em 27 de junho de 2018.

Por meio da plataforma, é possível divulgar, de maneira rápida e eficaz, serviços ou produtos na rede. Além disso, só é preciso pagar quando as pessoas clicam no anúncio para visitar o site ou visualizar um conteúdo, por exemplo.

A grande vantagem do Google Ads é que seus anúncios são exibidos no momento certo, para as pessoas certas. Seja por dispositivos móveis ou desktops, os potenciais clientes podem se deparar com links patrocinados quando estiverem buscando algo no Google, assistindo a vídeos no YouTube ou sites de parceiros da ferramenta.

Isso explica a diversidade de formatos disponíveis na plataforma, os anúncios podem ser exibidos em vídeo, banners e aparecem em áreas específicas.

Como funciona a plataforma?

Primeiramente, é necessário definir qual é o valor máximo que você deseja pagar por cada clique no seu anúncio (durante um mês). Após isso, o Google desconta essa quantia do crédito pago por um cartão ou boleto bancário, ou seja, a ferramenta opera de maneira pré-paga.

Também é preciso criar uma lista de palavras-chave que caracterizam o que será ofertado no anúncio. Dessa forma, quando uma pessoa pesquisar determinado produto no motor de busca, ela encontrará o que você está anunciando.

Aqui, os usuários que fazem campanha de um mesmo tipo de serviço ou produto competem entre si para ganhar posição nos resultados de pesquisa, como se fosse uma espécie de leilão.

A classificação da propaganda determina em qual lugar seu anúncio se posicionará na página do Google, estabelecida pelo valor máximo que você deseja pagar no custo por clique (CPC) e pelo índice de qualidade (nota que o Google atribui a sua campanha).

E, se você for o anunciante que obtiver o melhor resultado, alcançará os primeiros posicionamentos na página de buscas para aquela palavra-chave específica.

Quais são os principais benefícios do Google Ads?

Agora que já vimos o que é Google Ads e como ele funciona, chegou o momento de conferir quais são suas principais vantagens. Acompanhe!

Mas antes, que tal assistir um vídeo sobre o assunto?

Estar onde as pessoas estão

Segundo pesquisa feita pela StatCounter, no Brasil, o Google detém em torno de 97,27% do market share de pesquisas.

O que isso significa? Quando estamos com alguma dúvida, a primeira coisa que nos vem à mente é pesquisá-la no Google.

Esse momento de interesse das pessoas tem um grande potencial, já que, se sua empresa tem a solução para alguma dor do cliente potencial, nada mais pertinente do que estar lá e se oferecer para resolvê-lo.

Grande capacidade de segmentação

Além de exibir os anúncios no momento certo, o Google Ads disponibiliza diversas formas de segmentação para que a apresentação das campanhas seja ainda mais eficiente.

Entre as opções de segmentação estão:

  • público-alvo;
  • palavras-chave;
  • idade, local e idioma;
  • local de exibição do anúncio;
  • segmentação por dispositivos;
  • segmentação por tópicos e canais;
  • programação (dias, horários e frequência).

Ainda há a possibilidade de combinar as segmentações entre si, de modo a exibir anúncios criativos e com relevância.

Controle de investimento

Com a ferramenta, você pode ter controle total sobre os valores investidos na publicidade, já que é possível definir quanto será gasto por mês, dia e campanha.

Outra possibilidade é fazer com que a cobrança seja feita somente quando o anúncio receber cliques (CPC), a cada mil impressões (CPM) ou quando ocorrer alguma conversão no site (Custo por Aquisição).

Já se estivermos falando de um anúncio em vídeo, também há o Custo por Visualização (CPV). Nesse caso, você paga quando a pessoa assiste a 30 segundos do seu vídeo ou interage com um elemento interativo (como um botão de CTA), o que acontecer primeiro.

Análise do ROI

O Google Ads disponibiliza dados valiosos sobre a interação do público com seus anúncios, tornando possível avaliar o retorno sobre investimento (ROI).

Já que falamos em ROI, aproveite para aprender mais sobre o assunto!

Com o suporte da ferramenta você pode contabilizar as impressões e os cliques, sem contar na possibilidade de ver quem realizou alguma conversão no site, como:

  • realizar uma compra;
  • entrar em contato por formulário;
  • fazer o download de algum material rico.

Você ainda pode acompanhar a trajetória digital dessa pessoa, com o objetivo de exibir novos anúncios por remarketing. Todas essas informações são devidamente contabilizadas, para que o anunciante tenha números que vão ajudar a comprovar o retorno do investimento no Ads.

Custos envolvidos

Podemos dizer que o Ads oferece um melhor retorno financeiro do que as mídias tradicionais, ou outros sites que ofertam espaço para publicidade.

Já parou para pensar no valor que é necessário para investir em TV, rádio ou outdoor? Certamente é uma quantia bem alta! Além disso, é muito complexo mensurar e comprovar o retorno desses tipos de propaganda.

No Google Ads, você pode começar com pouco, verificar o retorno e analisar o comportamento do público. Após esses passos, aí sim, pode-se aumentar o investimento realizado.

Quais são os tipos de anúncios da ferramenta?

O Google Ads tem, de acordo com a própria plataforma, 4 principais formas de anúncio. São elas:

Anúncios na rede de pesquisa

Esses são os anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa para certas palavras-chave. Eles ficam em destaque no início e no fim da Search Engine Results Page (SERP), é possível identificá-los pela pequena legenda de “Anúncio”.

Os anúncios na rede de pesquisa servem para alcançar pessoas que buscam por soluções, produtos ou serviços específicos. A grande vantagem é que você só paga quando o cliente potencial clica no link e é redirecionado para o site.

Anúncios na rede de display

Os anúncios na rede de display são mostrados em sites, páginas de notícias e blogs, que compõem a famosa Rede de Display do Google.

Esse tipo de campanha gráfica do Google é exibido em mais de dois milhões de sites e em mais de 650 mil aplicativos.

Aqui, existem algumas maneiras de utilizar a publicidade gráfica:

  • banner: são os anúncios gráficos em formas de imagens, elementos interativos, animações, layouts personalizados e outras opções;
  • texto: muito semelhante ao banner, mas são anúncios em formato “caixa de texto”, que incluem um título, descrição, nome da empresa e URL;
  • Gmail: são anúncios personalizados no Gmail e que são visualizados diretamente na caixa de entrada dos usuários;
  • aplicativo: são os anúncios que aparecem especificamente em aplicativos para dispositivos móveis.

Anúncios no YouTube

Caso deseje, você também pode criar anúncios para serem veiculados em vídeos no YouTube. As campanhas podem aparecer no início ou até mesmo durante a exibição.

Como a plataforma conta com mais de um bilhão de usuários, você pode selecionar o público-alvo pretendido, com base na idade, sexo, local interesses e outros pontos.

Importante: de acordo com o YouTube, se o anúncio for pulado antes de 30 segundos, você não pagará nada.

Anúncios de aplicativos

Esse tipo de anúncio é voltado para quem tem aplicativos e quer aumentar seu alcance com ajuda do Google Ads. É possível impulsionar sua empresa ou seu aplicativo para usuários de iOS ou Android.

Como criar uma conta no Google Ads?

Para criar uma conta na ferramenta, você precisa seguir os passos abaixo:

  1. acesse o portal do Google Ads;
  2. clique em “Começar agora”;
  3. digite o e-mail do Google que você deseja vincular à conta e o seu site;
  4. vá em “Continuar”;
  5. após isso, o Google começará uma configuração guiada, dando todos os detalhes que você precisa para criar sua conta no Ads;
  6. nos passos seguintes, você deverá preencher alguns dados e ajustar a uma primeira campanha teste. Os passos são:
  • sobre sua empresa;
  • sua primeira campanha;
  • pagamento.

Como criar o primeiro anúncio?

  1. na página inicial, vá em "Todas as campanhas", em seguida clique em  "+ Nova campanha";
  2. na etapa seguinte, escolha a meta de publicidade. Ao todo são 7 ações:
    • leads;
    • vendas;
    • tráfego;
    • consideração de produto e marca;
    • alcance e reconhecimento da marca;
    • promoção de app e visitas a lojas locais e promoções.
  3. depois, selecione como os seus clientes visualizam seus anúncios;
  4. em seguida, selecione como deseja alcançar a sua meta, basta escolher uma das 4 opções;
  5. para prosseguir, clique em "Continuar".
  6. por fim, defina o nome da campanha, segmentação, palavras-chave e insira uma URL.

Conheça as soluções da Hubify

Na Hubify acreditamos que dados (e fatos) vencem opiniões. No entanto, os dados só são úteis e nos ajudam a tomar melhores decisões se soubermos contextualizá-los e interpretá-los.

Por isso, baseamos em dados todas as estratégias dos nossos clientes, levando mais prosperidade aos negócios.

Se você curtiu o tema de Google Ads e deseja se aprofundar nesse universo de informações, baixe nosso e-book sobre o assunto!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por