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O passo a passo sobre como anunciar no Google Shopping

5 minutos de leitura

Se você é daqueles que acha muito suspeito os anúncios brotarem no seu feed justamente sobre aquele produto que você conversou com sua mãe em uma tarde qualquer, não se preocupe! É neste ponto que entra a ferramenta digital de anunciar no Google Shopping.

Antes de o assunto ir para agentes secretos e conspirações mundiais, quando uma pessoa se interessa por um produto, ela pesquisa sobre ele. Afinal, é preciso ter uma ideia do valor, avaliações e até outras opções, certo?

Mas, se assim como a gente você também está do outro lado do anúncio, deve aproveitar a solução do Google no seu negócio. Neste artigo, você vai entender como funciona, seus benefícios e o passo a passo de como anunciar no Google Shopping na mídia paga. Continue a leitura!

Do começo: o que é o Google Shopping?

ilustração de homem navegando no google shopping

O Google Shopping atua como um “comparador de preços”. Lá, você confere os resultados de produtos de domínios online, apresentados com uma lista de itens similares, como se fosse uma vitrine digital.

Ele é uma modalidade de anúncios pagos oferecida pela plataforma do Google Ads. E lembrando: trata-se de uma ferramenta criada exclusivamente para anunciar produtos físicos. Ou seja, ela não permite ofertar cursos e serviços, por exemplo.

Como funciona? Onde mora? Do que se alimenta?

Basta digitar na busca um produto, e então aparecerá uma sequência de opções desse item juntamente com uma foto, descrição, preço e loja. Ao clicar em um anúncio, é possível verificar mais informações do produto anunciado e realizar filtros para aprimorar a busca.

Os benefícios de anunciar no Google Shopping

Anunciar no Google Shopping se trata de uma forma eficiente e de menor gasto para atingir pessoas que têm intenção de compra. Ao unir o anunciante e o usuário, se permite chegar até os compradores mais qualificados do seu segmento. Confira abaixo mais benefícios ao contar com essa solução do Google:

Mais presença digital

Ao aparecer nas pesquisas adequadas e segmentadas de um negócio, a presença online compartilha o espaço dos anúncios de pesquisa.

Aumento de tráfego

Com mais resultados nas buscas, o número de acessos, e vendas, do produto tende a aumentar. 

Público mais qualificado

Chegar aos compradores certos no momento em que eles estão procurando, de fato, pelo seu produto é uma enorme vitória na jornada e fases do funil de vendas. E não, não é suspeito aqueles anúncios específicos brotarem no seu feed, afinal, você também é um usuário!

Mensuração de campanhas

O Google Shopping, assim como Ads e Analytics, disponibiliza uma série de relatórios de acompanhamento e performance de seus anúncios e produtos. Eles são essenciais para acompanhar a jornada de compra dos clientes e encontrar, ou aprimorar, novas estratégias de venda.

Mas e agora, como anunciar no Google Shopping?

Ilustração de pessoas anunciando no google shopping

Até então, conhecemos mais da plataforma e seus objetivos, e agora iremos conferir o passo a passo de como anunciar no Google Shopping. Para que os produtos estejam disponíveis, é preciso ativar uma campanha. Vamos lá!

Crie uma conta no Google Ads

Como mencionamos acima, o Google Shopping é uma modalidade de anúncio do Google Ads, portanto, o primeiro passo é se cadastrar.

Formate seu feed de produtos

Para incluir os produtos nos anúncios é necessário criar um feed, que nada mais é que o arquivo em XML com todos os itens de sua loja. Algumas versões já apresentam a opção para a criação desse arquivo, caso sua loja não ofereça essa função, veja como criar o arquivo aqui.

Crie uma conta no Merchant Center

O próximo passo é conhecer o Merchant Center, a ferramenta de comércio eletrônico do Google Ads. Aqui vão as informações no arquivo XML. Para isso, é necessário fazer login com sua conta Google no site e realizar as configurações padrões.

Agora, o feed de produtos vai para dentro do Merchant Center, para isso, basta clicar em “Produtos”, depois em “Feeds” e subir então seu arquivo XML.

Vincule as contas

Lembra aquela conta do Google Ads? Pois bem, após o cadastro nas duas contas, é preciso fazer o vínculo entre elas. Para isso, vá no menu suspenso de três pontos do Google Merchant Center e clique em “Vinculação de contas” e depois em “Google Ads”. Coloque o ID da sua conta do Google Ads e adicione! Caso não saiba, o ID de Cliente fica localizado na parte superior do Google Ads.

Sua campanha Google no ar!

Agora, vamos criar sua campanha Google Shopping pelo próprio Google Merchant Center. Aqui, vá em “configurações do Google Ads” e depois em “criar campanha do Shopping”. Você preenche algumas informações como nome da campanha, país de venda, lance de custo por clique, entre outros, tudo para dar direcionamento aos seus anúncios.

Quanto custa anunciar no Google Shopping?

É o próprio criador da campanha que define o quanto quer pagar por cada clique, levando em conta a concorrência, volume de buscas por um produto e a posição almejada na exibição do anúncio.

Isso se dá pois o Google atua pelo sistema de “custo por clique”, ou seja, quem paga mais por uma palavra-chave relacionada ao seu produto aparece sempre no topo dos resultados de pesquisas.

De certa maneira, não é possível prever o custo de um anúncio, mas ao criar campanhas e acompanhar históricos aumentam as chances de análises e padrões assertivos.

Uma agência de marketing digital pode ajudar a anunciar no Google Shopping?

Anunciar no Google Shopping é uma prática comercial de produtos que tem facilitado muito a comparação e decisão de compra dos usuários. Por isso, é uma excelente plataforma para se investir junto do acompanhamento de profissionais da área.

Uma agência de marketing digital possibilita uma atenção maior, mensuração e análise de dados na composição dos anúncios para o Google Shopping. E, como percebemos neste artigo, quem faz anúncios no Google sabe o que é ter sua marca no lugar certo e na hora certa.

Então, que tal fazer a leitura do nosso e-book Geração de Leads com Google Ads? Além de conhecer várias funções dessa ferramenta, algumas como palavras-chave e análise de resultados, você vai descobrir como ela é vital para sua estratégia em qualquer segmento. Garanta o seu aqui!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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