As pessoas entendem cada vez mais a importância de ter presença online, mas quando decidem “preciso de um site“, normalmente ficam perdidas, sabem que querem algo bonito, rápido e que as pessoas encontrem a empresa dela na internet, mas poucos sabem qual o caminho para conseguir isso.

Encontrar uma empresa na Internet se dá normalmente através de pesquisas realizadas por usuários em sites de busca. Os sites de busca mantêm bancos de dados gigantescos sobre páginas de internet, neles ficam indexados, como em uma gigante lista telefônica, os dados coletados pelos robôs desses sites de busca de todos as páginas que ele visitou.

Para que um robô de busca entenda de que assunto se trata sua página, sua relevância para determinado assunto e outros fatores, é importante que o conteúdo de um site obedeça aos padrões e melhores práticas de desenvolvimento. E podemos dizer, de forma simplificada, que o processo de tornar uma página cada vez mais fácil de ser entendida por um robô é o que chamamos de SEO (do inglês Search Engine Optimization), ou seja, otimização para mecanismos de busca.

Os mecanismos de busca evoluem constantemente buscando sempre se adaptar aos avanços tecnológicos e mudanças de comportamento do usuário. Por isso torna-se cada vez mais importante que um site, para ter bons resultados:

  • Esteja atualizado com as melhores práticas de desenvolvimento;
  • Tenha uma boa experiência de uso.

Assim fica fácil para que os robôs e os humanos consigam consumir a informação. E além disso os mecanismos de busca conseguem, cada vez mais, classificar elementos antes só percebidos por seres humanos.

Pode-se concluir, desta forma, que ter um site de qualidade torna-se, cada vez mais, uma tarefa de estar constantemente avaliando e atualizando seu código e conteúdo.

Vários outros fatores são importantes no processo de fazer com o que os mecanismos de busca entendam que sua página deve estar numa posição melhor na lista de resultados, de preferência na primeira página. Quantidade de sites externos que têm links para sua página. Frequência de atualização de dados.

Vou listar e explicar algumas estratégias que adotamos na Hubify para que robôs e humanos gostem do site que criamos para os nossos clientes. Se você tiver dúvida quanto à algum termo mais técnico, lhe convido a busca-lo nesse artigo escrito pelo meu sócio, Caio Sigaki: 26 termos do marketing digital que você não pode ignorar.

 

Experiência do usuário

É importante que as pessoas consigam identificar rapidamente do que se trata a sua página na internet, por isso nos preocupamos em deixar clara qual é a proposta de valor oferecida logo na capa do site.

 

Palavras chave

Sabendo qual é objetivo de sua página procuramos entender quais termos e palavras as pessoas usarão para localizar algo que a página oferece e qual é a proposta de valor que ela quer transmitir.

Feito isso, nos certificamos para que o conteúdo e áreas específicas do site contenham essas palavras chave relevantes, sejam áreas de conteúdo visível ao usuário ou áreas de código da página, não visualizadas pelo usuário, mas verificadas pelos mecanismos de busca para entender melhor do que se trata a página e seu conteúdo.

(clique aqui para ler um artigo que trata de como definir a palavra chave para a sua campanha de marketing)

 

Links externos

Ao criar uma página nos certificamos de que a empresa esteja cadastrada nos canais online mais importantes para o seu mercado de atuação e nesses canais, normalmente, há um local para informar o site da empresa.

Cadastrando o site da empresa nesses vários canais é importante para que se tenha cada vez mais links apontando para o site, isso ajuda nos resultados com os mecanismos de busca, páginas que têm mais links externos podem ter mais relevância do que páginas com menos ou nenhum link.

O cadastro da empresa no Guia Elefante Verde, também criado e mantido pelo Grupo Elefante Verde, responsável pela Hubify, também costuma contribuir bastante com a presença online da empresa e contêm um link para o site.

 

Conteúdos externos e atualizados

Aproveitando a presença da empresa em outros canais online, buscamos fazer integrações que tragam informações importantes e atualizadas para o site, como:

  • Fotos do Instagram e Facebook – ajudam a trazer as fotos mais recentes do perfil da empresa no Instagram e fotos públicas ou de um determinado álbum do Facebook;
  • Avaliações do Google Places, Facebook, Yelp e TripAdvisor – via integrações a Hubify traz automaticamente as avaliações de usuários sobre a empresa nessas outras plataformas para serem exibidas no site. Opiniões de outras pessoas dão mais credibilidade e são um conhecido fator que ajuda o usuário no processo de tomada de decisão. Pode fazer a diferença para que um possível cliente entre com você ao invés de com um concorrente.

 

Produtos e Serviços

É importante que o usuário tenha informações sobre os produtos e serviços que oferece, por isso temos na Hubify uma seção de portfólio que permite exibi-las de forma organizada para o usuário e colaborando para as informações coletadas por mecanismos de busca. Além de apresentar várias opções de layout e permitir a exibição de imagens.

 

Ferramentas do Google

É e conhecimento geral que o principal mecanismo de buscas utilizado no mundo é o Google e ele oferece várias ferramentas que o ajudam classificar seu site e sua melhor e mais rápido, como:

  • Google Meu Negócio – é um cadastro da sua empresa no google que possibilita exibir dados da sua empresa de forma destacada e completa. Endereço, localização no mapa, horário de funcionamento, número do telefone e link para o site estão entre as informações. Costuma colaborar para que seu site apareça mais rápido nos resultados (clique aqui e conheça 5 motivos para cadastrar sua empresa no google meu negócio);
  • Google Analytics – ferramenta do Google que permite monitorar os acessos ao site e obter informações valiosas de como as pessoas interagem com seu site;
  • Google Search Console – é uma ferramenta utilizada internamente por nossa equipe, nela podemos pedir para que o robô do google leia e indexe sua página o que costuma acelerar os resultados.

 

Esses foram só alguns dos principais elementos que levamos em conta na Hubify, na plataforma que gera o site, nas atividades realizadas pela equipe que cria seu site e nas atividades do time de sucesso do cliente, para destacar sua empresa na Internet e dar a ela condições de chegar à primeira página do Google.

 

Para de perder clientes, tenha um site que se preocupe com o seu sucesso. Entre em contato. Tenha um site Hubify!

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