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Análise de SEO: o que falta para que seu conteúdo esteja no topo das buscas

6 minutos de leitura

Você sabe o que é uma análise de SEO? O processo se refere a técnicas para fazer com que as páginas de um site ou blog estejam nas melhores posições possíveis nos buscadores, conseguindo aumentar o número de visualizações e, assim, a quantidade de consumidores que fecham negócio.

O mercado está em movimento constante, e a expectativa é de que os gastos com SEO sejam de 79 bilhões até 2020. Isso é fruto da insatisfação das empresas com seus resultados. Apenas 22% das instituições gostam do número atual, ou seja, as empresas estão em busca de estratégias para aumentar o número de vendas. Nesse sentido, a análise de SEO pode render resultados interessantes.

Para saber como isso é possível, neste post vamos esclarecer qual é a importância de ter um bom ranqueamento. Além disso, você entenderá como o SEO pode ajudá-lo, bem como o que fazer para ter uma análise de SEO eficiente.

Quer melhorar o desempenho? Então, veja agora o que fazer. Boa leitura!

Qual a importância de um bom ranqueamento?

Participar de um processo de transformação digital significa estar atento a tudo o que a tecnologia pode trazer de benefícios para o negócio. Para que isso seja possível, é fundamental que a empresa consiga se comunicar com os usuários e seja ouvida por eles.

Isso se torna mais fácil tendo um bom ranqueamento nos motores de busca, como o Google. Dessa forma, mais pessoas terão acesso aos seus conteúdos, estando mais próximas de se tornarem clientes e até mesmo de se fidelizarem à sua marca. Ou seja, é uma forma de conseguir mais visitas com baixo custo, já que elas virão naturalmente para sua página.

Para que isso aconteça, entenda mais profundamente o que é SEO e como é possível fazer uma análise para sua empresa.

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas para fazer com que os resultados das suas páginas nos buscadores sejam otimizados, fazendo com que a empresa ocupe melhores posições na classificação. Elas se baseiam nas diretrizes normalmente publicadas pelas empresas de busca, além de pesquisas efetuadas por instituições especializadas em busca orgânica.

De forma geral, o SEO se divide em On e Off-Page. O SEO On-Page são ações para que a página se aproxime do padrão desejado pelos motores de busca. As empresas de pesquisa desejam agradar os internautas e querem que eles se sintam satisfeitos com os resultados encontrados. Por isso, o objetivo é fornecer páginas que tenham o conteúdo mais completo possível e seja atualizado para as novidades do mercado, especialmente em temas que apresentam constantes mudanças.

Nesse caso, é fundamental fazer com que o texto seja mais fácil de ser lido, utilizando uma estrutura mais agradável aos usuários, como dividir em tópicos e utilizar as tags adequadas (<H1>,<H2>,<H3> e <H4>). Além disso, o HTML5 conta com diversas tags para que os motores e os próprios navegadores possam compreender melhor a estrutura da página, como o <article>, que explica qual conteúdo é do artigo.

Além disso, é necessário que a marca construa autoridade no domínio. Isso significa que os outros sites devem ver nas páginas e artigos publicados conteúdo de relevância, veracidade e originalidade. Os mecanismos de busca avaliam que, se um conteúdo é citado por grandes sites da área, por exemplo, a chance de o material ser de qualidade é maior. O conjunto de ações para conquistar tal autoridade é chamado de SEO Off-Page.

As empresas que investem em SEO conseguem aumentar os visitantes em até 13 vezes e o número de clientes em até 5 vezes. Veja agora quais são as diretrizes para conseguir resultados atraentes.

O que é uma análise de SEO eficiente?

Os algoritmos dos motores de busca, como o Google, buscam os sites mais relevantes e com boa usabilidade para entregar aos usuários. Ou seja, o desejo é exibir as melhores respostas para a pesquisa realizada.

Para tanto, é importante que a análise de SEO verifique como está o andamento do site, tendo em vista os seguintes aspectos:

  • visitas diretas ao site;
  • visitas realizadas por sessão;
  • bounce rate (taxa de rejeição);
  • domínios de referência;
  • IPs de referência;
  • tempo de permanência do usuário no site;
  • quantidade de backlinks (links de outros sites para o seu);
  • tamanho do conteúdo;
  • segurança do site (utilizar HTTPS demonstra maior segurança);
  • utilização de palavras-chave e desenvolvimento delas no texto;
  • uso de recursos multimídia na página.

Como são vários os fatores que podem fazer com que a página seja otimizada para os motores de busca, a análise e o monitoramento devem ser realizados continuamente para garantir que os melhores resultados apareçam.

Como realizar uma análise eficiente de SEO?

Veja agora quais são os principais passos para fazer uma análise eficiente de SEO e conseguir bons resultados.

Utilize uma ferramenta

Usar uma ferramenta é um processo fundamental para conseguir otimizar as páginas. Com ela, você entenderá quais são os pontos positivos e negativos do seu site, comparando-o com concorrentes diretos. Além disso, tais ferramentas podem fornecer ideias interessantes de palavras-chave para construção de artigos que vão atender às necessidades do público.

Ferramentas como o Google Analytics são úteis para acompanhar resultados em tempo real. Assim, você entenderá como o site se comporta nas principais métricas, quais são as páginas que apresentam maior índice de rejeição, quais conteúdos são mais procurados, além de outras informações que podem ser pertinentes para desenvolver seu projeto de SEO.

Procure por outras páginas do seu site

Você sabia que, se existirem páginas iguais, seu domínio pode ser penalizado por conteúdo duplicado? Mesmo em condições normais, como ter uma página com e sem https (protocolo de segurança), pode acontecer de os motores de busca acreditarem que o conteúdo é duplicado. Então, procure por qualquer cópia de seu conteúdo e elimine-a já!

Teste a velocidade da sua página

Um fator que pode comprometer o desempenho da sua página e, consequentemente, o resultado nos mecanismos de busca, é a velocidade do seu site. As ferramentas de busca procuram por sites que carreguem rapidamente. Assim, se a página apresenta travamentos, os usuários poderão se desinteressar e procurar outra opção na pesquisa.

Entenda a concorrência

Analisar a concorrência é uma forma interessante de saber como melhorar suas páginas. Aprender como o mercado tem agido e conseguido bons resultados pode contribuir para que seu site também seja melhor. Por outro lado, examinar os pontos negativos dos principais concorrentes pode ajudá-lo a explorar pontos que ninguém explorou até o momento.

Agora que você sabe o que deve ser feito para obter uma boa análise de SEO, é hora de colocar a mão na massa. Procure utilizar as dicas deste post para elaborar uma estratégia eficiente e conseguir colocar as páginas do seu site nas primeiras colocações.

Contudo, todo o processo fica mais fácil se você contar com uma agência especializada em análise de SEO. Com uma consultoria, as ações podem ser mais produtivas para sua empresa já que a agência tem experiência no assunto, sabe quais são as melhores ferramentas e como solucionar os problemas encontrados, além de estar conectado com as principais novidades dos algoritmos.

Quer saber como podemos ajudá-lo a conseguir melhores resultados? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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