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Inbound marketing para e-commerce: 7 estratégias para alavancar resultados

7 minutos de leitura

Quer atrair o público certo para o seu site ou página sem precisar gastar muito em campanhas? Pois saiba que o Inbound Marketing para e-commerce pode ser a solução ideal!

Essa estratégia tem se tornado cada vez mais essencial conforme a internet se populariza na sociedade. Hoje, a grande pegada está em atrair o público até o seu site ou página, e não em fazer insistentes tentativas para que ele compre seu produto sem estrar preparado.

É isso que o Inbound Marketing faz: ele ajuda a educar o seu cliente até o momento ideal da abordagem, que é quando ele já sabe que precisa e quer comprar o produto.

De acordo com um estudo da E-commerce Trends de 2017, 69,4% descobrem as lojas virtuais por meio das redes sociais. Ou seja, nesses canais, o Inbound Marketing para e-commerce é mais importante do que nunca!

Quer saber como fazer isso nos canais de comunicação do seu negócio? Continue acompanhando e descubra!

O que é Inbound Marketing para e-commerce?

Antes de mais nada, é necessário entender como funciona essa estratégia. Como já mencionamos, o Inbound Marketing busca atrair seus clientes para o seu canal de comunicação através de conteúdo que seja relevante para o usuário.

Para compreender melhor todo o contexto do Inbound Marketing, assista ao vídeo a seguir!

Inbound Marketing: entenda o que é e como gerar vendas para o seu negócio!

Dessa forma, você informa o seu cliente em potencial sobre um assunto do interesse dele e, em troca, ele passa a conhecer a sua marca.

Mas cuidado! Os temas devem se relacionar com o seu produto. Por exemplo, se você vende produtos de cabelo, deve criar conteúdos como:

  • tendências de penteado;
  • penteados para cabelos lisos;
  • penteados para cabelos cacheados;
  • entre outros.

Entendeu? As possibilidades são infinitas! Tudo que você precisa fazer para dar certo, é conhecer o que é relevante para a sua buyer persona.

Como funciona a jornada de compra de um e-commerce

A jornada de compra é o caminho que seu lead percorre até a compra do produto ou serviço do seu negócio. Ela é dividida em quatro etapas:

  • Aprendizado e descoberta (quando o usuário descobre sua marca e começa a consumir os conteúdos do Inbound Marketing para e-commerce);
  • Reconhecimento do problema (esse problema ou dor deve ser resolvido pelo seu produto ou serviço);
  • Consideração da solução (quando o usuário começa a considerar a compra);
  • Decisão de compra (quando o usuário toma a decisão de se tornar efetivamente um cliente).

Viu só? São muitos caminhos até a compra do produto, e o Inbound Marketing para e-commerce visa fazer com que o usuário tenha uma excelente experiência enquanto passa por essa jornada.

Nesse sentido, também é interessante considerar o pós-venda como última etapa da jornada, para assim fidelizar o seu cliente.

Estratégias de Inbound Commerce para atrair e converter clientes

Agora, vamos ao que interessa: conheça as estratégias mais utilizadas no Inbound Marketing para e-commerce, que tem como objetivo atrair e converter usuários em clientes.

Use e abuse do marketing de conteúdo

Você já deve ter notado: o conteúdo é um dos principais pilares para que a estratégia de Inbound Marketing para e-commerce dê certo.

Mas, para que o marketing de conteúdo funcione da maneira correta, antes, é preciso estudar as características do seu negócio. Por isso, antes de mais nada, faça pesquisas para descobrir:

  • sua buyer persona (um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal);
  • palavras-chave (o que seu cliente em potencial está buscando? Esses podem ser os temas do seu conteúdo!);
  • estratégias de SEO (para que seu conteúdo seja lembrado, primeiro, ele precisa ser visto!);
  • entre outros fatores.

Crie um blog

Errado está quem acha que essa ferramenta caiu no esquecimento da internet, pois um dos conteúdos mais relevantes atualmente é a criação de artigos para o blog.

Isso porque, atualmente, quando estamos em dúvida sobre algo, um dos nossos primeiros instintos está em buscar a resposta no Google (ou em outros buscadores) e clicar nas primeiras respostas.

Por isso, criar artigos de blog com temas relevantes para a sua persona é uma ótima estratégia. 

Com isso, você aumenta o tráfego orgânico do seu site e ainda atrai vários clientes em potencial.

Do mesmo jeito, é importante investir em estratégias de SEO para deixar seu conteúdo o mais próximo possível das primeiras páginas do Google, o buscador mais utilizado pelos internautas. Falaremos mais sobre isso mais tarde!

Converta com CTA

De nada adianta criar conteúdo relevante se seus clientes em potencial não fizerem nada além de ler. Isso é, você precisa que eles tomem uma decisão.

Por isso, você precisa de um CTA (call-to-action). O CTA geralmente é utilizado no final dos conteúdos, como uma sugestão do que o usuário pode fazer a seguir.

Essa sugestão vai depender da etapa do funil de vendas que o seu lead se encontra. Alguns exemplos são:

  • seguir as redes sociais da marca;
  • baixar um e-book;
  • ler um artigo;
  • assinar a newsletter;
  • acessar a página de produtos;
  • entre outros.

Aplique estratégias de SEO

Para que o Inbound Marketing para e-commerce dê certo, seu site ou página precisas ter certa evidência no Google. Isso porque, de acordo com pesquisas, mais de 25% das pessoas que usam essa ferramenta tendem a clicar no primeiro resultado da busca.

E esse é o objetivo das técnicas de SEO: otimizar o seu site para que ele seja encontrado mais facilmente e, assim, atrair tráfego qualificado. Essa é uma das práticas mais econômicas e recomendadas quando falamos de Inbound Makreting para e-commerce.

Use landing pages

As LPs (landing pages) tem o mesmo objetivo do CTA: converter o seu visitante. A diferença é que, ao invés de um botão ou clique, elas são páginas de conversão.

As landing pages também colaboram para o rankeamento e obtenção de dados, e podem ser usadas em diferentes estratégias de Inbound Marketing para e-commerce, como:

  • baixar um material gratuito em troca de informações pessoais do lead (e-mail, nome, contato, etc);
  • agendar uma reunião ou conversa com consultores;
  • iniciar a compra de um produto ou serviço;
  • criar uma página de conversão personalizada para cada segmentação do seu público;
  • entre outros.

Dispare e-mail marketing

Mantenha a comunicação com seus clientes ativa e seus leads engajados através do disparo de e-mail marketing e newsletters.

Os e-mails podem conter diversos conteúdos diferentes, como artigos do blog, postagem em mídias sociais e até mesmo ofertas e descontos.

Crie redes sociais

Com uma comunicação mais imediata e divertida, as redes sociais são o sucesso do momento. Ou seja: parte do seu público alvo com certeza está lá.

Nesse sentido, criar conteúdos mais descontraídos e leves no Instagram, Facebook e WhatsApp podem ser uma ótima estratégia de Inbound Marketing para e-commerce.

A presença nas redes sociais vai aumentar a reputação da marca e manter seu público engajado.

Do mesmo modo, oferecer atendimento nessas redes pode ajudar você a vender mais e aumentar a satisfação do seu cliente que busca por praticidade e conforto.

Como o funil de vendas se aplica ao Inbound Marketing para e-commerce

Agora, você já sabe o que é Inbound Marketing para e-commerce e como ele está relacionado com a jornada de compra, mas como aplicar essas técnicas no funil de vendas? Confira algumas dicas!

Atraia visitantes

Utilize táticas de atração para atrair mais visitantes e clientes em potencial. Para isso, você pode criar anúncios no Facebook Ads e Google Ads, por exemplo. Isso, além de estratégias de SEO para atrair tráfego orgânico.

Já que falamos em Google Ads, que tal assistir um vídeo sobre o assunto?

Google Ads, como funciona?

Nesse sentido, é interessante entender o seu público-alvo ao máximo para conseguir segmentar suas campanhas e anúncios, mirando nas pessoas certas.

Gere leads

Depois de atrair usuários, encha seu site com oportunidades para transforma-los em leads. Para isso, use e abuse de CTAs, landing pages e e-mail marketing.

Converta seus leads

O quarto passo é transformar seus leads em clientes por meio das etapas da jornada de compra

Para isso, você precisa compreender o que a persona busca em cada uma dessas etapas e, assim, oferecer a solução certa até que ela chegue no seu produto ou serviço.

Fidelize seu cliente

De acordo com pesquisas, manter um cliente chega a ser até 7 vezes mais barato do que conquistar clientes novos.

Continue alimentando o seu cliente com conteúdos relevantes e utilize estratégias de pós-venda para mantê-lo engajado com a marca mesmo após a compra. 

Para isso, você também pode oferecer ofertas e descontos especiais para uma segunda compra. 

Duas estratégias interessantes nessa etapa são: frete grátis e os cupons desconto exclusivos. Isso porque, com essas vantagens, o cliente vai ficar mais tentado a fazer negócio com você outra vez.

Dessa forma, você consegue manter seus clientes satisfeitos, aumenta suas vendas e ainda pode se tornar uma referência do mercado para o seu público-alvo.

Conclusão

O Inbound Marketing para e-commerce é essencial para qualquer negócio virtual que quer aumentar o número de clientes. Mas, para isso, é necessário aplicar as estratégias da maneira certa e sempre mensurar os resultados em busca de possíveis melhorias.Quer ficar por dentro do mundo do marketing digital e se tornar um expert na área? Siga a Hubify nas redes sociais e confira nossas dicas, estamos no Facebook, YouTube, Linkedin e Instagram!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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