Blog 8D Hubify

Saiba como criar uma landing page ideal para o seu negócio

6 minutos de leitura

Saber como criar uma landing page é fundamental na sua estratégia de marketing digital, afinal, esse recurso é ideal para aumentar a aquisição de leads, entre outros objetivos.

Dessa forma, você pode divulgar um CTA em uma de suas páginas da web, anúncios ou e-mail, para que o seu cliente e seja direcionado a uma página, que divulga sua oferta ou serviço.

Incrível, né? Então, acompanhe este artigo para descobrir tudo que você precisa saber a respeito e ter um landing page poderosa!

Para que servem as Landing Pages?

A princípio as landing pages ou LPs são usadas para direcionar os visitantes à conversão, fazendo com que eles cliquem no botão, para tomar determinada ação.

Ela pode ser qualquer coisa, desde encorajar os usuários a fazer uma compra em sua loja, até se inscrever em sua newsletter ou inúmeras outras ações. Seja como for, deve haver apenas um CTA (call to action) claramente definido.

Em termos de conteúdo, a LP tem uma mensagem simples para transmitir: ela promove a ação desejada e se limita a explicar os benefícios de realizar essa ação.  

O design da página precisa se concentrar em apoiar esse objetivo e nada mais. Isso também significa que o design do site deve ser limpo e simples, de forma a garantir uma experiência de navegação tranquila e não para competir pela atenção dos visitantes. 

O objetivo final de uma landing page é fazer os visitantes do site clicarem, então o design e texto da página precisam refletir nisso.

Portanto, certifique-se de que todos os botões sejam fáceis de serem identificados, e se destaquem no fundo da página.  

Vale ressaltar que uma Landing Page é composta por uma única página. Você pode dividi-la em seções separadas, mas deve limitar-se a uma página que, de preferência, não seja muito longa.

Os cabeçalhos, subcabeçalhos, botões e imagens precisam representar a mensagem da página de forma poderosa e eficaz, garantindo que todos os elementos permaneçam coesos.

A menos que você queira descobrir como criar uma landing page do zero, certifique-se de usar um modelo de página pré-definido. Isso ajudará a garantir que sua LP não só tenha uma boa aparência, mas também uma forte hierarquia visual, que instantaneamente leva seus visitantes aonde você mais deseja.

Como as Landing Pages funcionam na prática?

Para que a página de destino cumpra sua finalidade, primeiro você precisa direcionar o tráfego para ela. Isso pode ser feito de algumas maneiras diferentes:

  • utilize o poder do marketing por e-mail para enviar a landing page aos seus assinantes por e-mail;
  • publique um link da sua LP em redes sociais, como Instagram ou Twitter (com ou sem pagar por uma campanha publicitária);
  • adicione um link para o LP em uma postagem do blog. Se você ainda não tem um, essa pode ser uma boa oportunidade para começar um blog;
  • otimize sua landing page para os mecanismos de pesquisa, implementando recursos avançados de SEO que podem ajudar a aumentar suas chances de ser encontrado por pesquisa orgânica (não paga);
  • crie uma campanha de mídia paga nos motores de busca e crie um link para a sua landing page. 

Complemente seu conhecimento com o vídeo a seguir!

Dicas práticas sobre como criar sua Landing Page

Por aqui, a gente selecionou algumas dicas que podem fazer toda a diferença, confira:

Defina o seu objetivo

Identifique o que você deseja conquistar, por meio da sua LP e permaneça consistente em todos os detalhes do seu site. Confira alguns exemplos a seguir:

  • gerar mais vendas: para quem tiver um e-commerce, as langing pages podem te ajudar a transformar os visitantes em compradores. Comece escolhendo um produto específico que você deseja promover, ou um grupo de produtos relacionados;
  • obter mais conversões: para profissionais de marketing de agência, você pode usar páginas de destino para obter mais conversões para sua empresa e seus clientes;
  • gerar mais leads: para os profissionais de marketing de SaaS, as landing pages podem ajudá-lo a impulsionar o crescimento. Decida se você deseja que os visitantes se inscrevam para obter um recurso gratuito, demonstração de produto, avaliação gratuita ou consulta com sua equipe de vendas.

Crie um design cativante

Atraia os visitantes do seu site com um design atraente que os fará querer clicar e descobrir mais. Você também deve optar por um layout estratégico. Afinal, a maioria dos visitantes não vai até o final da landing page.

Portanto, para tornar essa ferramenta mais eficaz e criar a melhor experiência do usuário, eleve o nível do seu design e conteúdo, para superar a concorrência!

Escreva uma copy poderosa

Mantenha o seu texto sucinto e informativo, com cabeçalhos atraentes que darão aos seus visitantes um motivo para continuar a ler!

Os visitantes querem saber como você resolverá seus problemas, como o seu produto ajudará a tornar suas vidas mais fáceis, e por que isso os beneficiará. Não se limite a listar um monte de recursos e encerrar o dia, tente pensar sobre as coisas da perspectiva do visitante ideal.

Em geral, as landing pages tendem a converter melhor quando são fáceis de ler e não muito longas. Evite as palavras comerciais demais ou complicadas, mantenha suas frases curtas e tente cortar qualquer parte desnecessária da sua página.

Utilize imagens

Defina o tom e encante seus visitantes com visuais impactantes, pois eles também podem ajudar a ilustrar o que você é.  

Sempre que possível, tente incluir fotos reais de pessoas usando ou desfrutando do produto em sua página de destino. Isso ajudará os visitantes a se conectarem com sua oferta em um nível mais pessoal e emocional, o que também os tornará mais propensos a se converterem.

Destaque o valor

Deixe as pessoas saberem como clicar no CTA irá beneficiá-las. O que eles vão ganhar com isso?  

Embora botões de CTA como “Saiba mais” ou “Começar” possam funcionar, eles também são muito vagos. Os visitantes não saberão o que esperar ao clicar em um botão como esse.

Então, tente ser mais específico e descritivo, para obter melhores resultados. Por exemplo, “Veja os preços” ou “Inicie sua avaliação gratuita” pode funcionar melhor!

Se você estiver incluindo um formulário na página, considere como você pode torná-lo mais curto e fácil para os visitantes preencherem. Os formulários mais longos tendem a ter taxas de conversão menores. E os formulários de melhor conversão tendem a ter apenas um campo, com endereço de e-mail.

Nunca deixe de realizar testes A/B

A otimização da taxa de conversão é um negócio inconstante. Os menores ajustes que surgirem já vão fazer muita diferença, por exemplo, mudando “Obter o Guia” para “Obter meu Guia”.

Não importa o quão feliz você esteja com sua taxa de conversão, você nunca deve interromper o teste A/B da sua landing page. Claro, alguns testes acabarão sendo insuficientes, mas de vez em quando, você se depara com uma mudança que pode impulsionar o aumento substancial em sua taxa de conversão.

Não tenha medo de ser ousado! Contanto que você mantenha o controle de seus dados de conversão, é possível executar testes arriscados e prontos para uso!

Espero que tenha gostado deste post sobre como criar uma landing page, tenho certeza que agora ficará mais fácil obter bons resultados. E se quiser saber mais, sugiro que leia o nosso artigo sobre como usar os recursos visuais para impulsionar as conversões e geração de leads!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por