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Você sabe o que é endomarketing? Descubra agora

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jan282020
Business InteligenceLeia nosso post para entender o que é endomarketing, como essa estratégia pode ser aproveitada e qual é sua importância para a empresa!

Dentro de um ambiente corporativo, as pessoas são o que existe de mais importante. Afinal, uma equipe competente é a verdadeira responsável por desenvolver o produto ou vender o serviço, por exemplo. Além disso, é ela que também se compromete a estabelecer um relacionamento saudável com os clientes e a manter todos os processos internos em ordem. Assim, há a necessidade de uma técnica como o endomarketing.

Como consequência do alinhamento dessas ações, o lucro final aumenta, assim como a cartela de consumidores, que ficam cada vez mais satisfeitos. Mas para conseguir que esse processo seja linear e realmente garanta essas vantagens, é fundamental cuidar da gestão de pessoas, para que elas continuem motivadas e inspiradas a cumprirem suas funções.

Por isso, o endomarketing é uma das estratégias mais importantes para se colocar em prática. Quer entender melhor esse conceito e descobrir como aplicá-lo em sua empresa? Continue a leitura deste artigo!

O que é endomarketing?

O endomarketing, também conhecido como marketing interno, é uma estratégia voltada para os colaboradores da empresa. Ele envolve diversas ações que vão desde a comunicação interna até políticas de benefícios e demais incentivos. Sem deixar de passar, é claro, por eventos corporativos, cultura organizacional e demais detalhes relacionados ao ambiente, como a estrutura física da empresa.

Normalmente, as equipes de marketing e de Recursos Humanos devem trabalhar em conjunto para desenvolver essas ações. Enquanto o RH se propõe a entender as necessidades de cada membro da equipe, os problemas de clima organizacional que devem ser solucionados e demais desafios que aumentem o engajamento dos colaboradores, o marketing se volta para a prática e a execução.

Ou seja, a partir das informações e dados colhidos, esse setor poderá traçar estratégias e ações criativas de modo a trazer resultados positivos, tanto para a empresa quanto para os funcionários. Sempre de acordo com o orçamento e os recursos disponíveis, para maximizá-los a longo prazo e poder continuar a investir e melhorar esse conceito.

Como implementar o endomarketing?

Para garantir o sucesso de sua estratégia de endomarketing, algumas práticas devem ser seguidas. Caso você já execute alguma delas em sua empresa, vale a pena repensá-las e readequá-las a uma proposta mais direcionada para um trabalho customizado, que realmente seja inovador. Veja algumas possibilidades!

Pesquisa com colaboradores

Aplicar pesquisas junto a consumidores é comum, mas já pensou em fazer o mesmo com seus colaboradores? Para manter o bem-estar da equipe no ambiente corporativo, é fundamental investir nessa ação, que ajuda a identificar a percepção de cada funcionário acerca de cada detalhe da organização.

Essa é uma iniciativa que também permite visualizar falhas em processos internos, que podem interferir negativamente no desempenho e nas metas estipuladas para a equipe. Para completar, é uma forma de mostrar ao colaborador que sua visão é levada em conta, e que melhorias podem ser realizadas graças às suas sugestões.

Comunicação interna

Estabeleça também um canal eficiente de comunicação interna. Os colaboradores devem ter contato com a diretoria que, por sua vez, precisa estar apta a respondê-los. Esse relacionamento é essencial para que ambas as partes se expressem e para que os objetivos da empresa permaneçam alinhados.

Quando existe feedback adequado, os profissionais passam a ter a sensação de que são essenciais para o negócio. E, de fato, são, mas a correria do dia a dia muitas vezes faz com que isso fique de lado. Faça reuniões, crie debates e se comunique por meio de e-mails e outros recursos digitais que permitam mais interação. Tudo isso faz muita diferença na maneira como as mensagens são repassadas e recebidas.

Ações de integração

Uma vez que as relações interpessoais se mostram tão importantes, é interessante promover também ações de integração. Elas são mais informais e visão estimular a amizade e a aproximação entre colaboradores. Dessa forma, o ambiente de trabalho fica mais amigável e leve, mesmo diante de desafios e impasses.

Happy hours, comemoração de aniversariantes do mês, confraternizações e eventos mais descontraídos de fim de ano ou beneficentes são excelentes opções. É indispensável, porém, frisar que a verdadeira intenção desses momentos é a troca de experiências e a conversa aberta. As ações de integração não devem ser vistos exatamente como algo obrigatório para a empresa realizar, e sim como algo leve, interessante e que surpreenda a equipe.

Eventos para o público interno

Palestras, workshops e eventos motivacionais são alguns dos eventos que cativam e preparam o público interno para o dia a dia da empresa. Por meio desse tipo de oportunidade, cada colaborador tem a chance de aperfeiçoar ainda mais seu trabalho e traçar novas metas de crescimento profissional.

Essa é uma forma de reforçar que a empresa se preocupa com esse tipo de desenvolvimento e que está disposta a fornecer ferramentas que o incentivem. Depois, podem haver outros momentos para compartilhar feedbacks e experiências a respeito do que foi vivenciado.

Política de benefícios

Transporte e alimentação são apenas benefícios básicos e de direito do colaborador. Portanto, pense em novas formas de complementar a sua política de benefícios, seja por meio de bonificações, dias de folga, viagens promovidas pela empresa, ingressos para cinema, entre outros.

Mesmo que pareça algo simples, isso já é suficiente para manter a equipe bastante engajada. Isso porque confirma que a empresa também se preocupa com que o funcionário tenha um momento de lazer e de diversão, afinal, a vida não é apenas trabalhar e se dedicar a um negócio, certo?

Transformação do ambiente

Da mesma forma que os clientes estão mais informados e exigentes, o mesmo se aplica aos colaboradores. Sendo assim, eles precisam de uma estrutura física interessante e inspiradora, que seja palco de novas ideias e permita mais produtividade.

É possível, a princípio, investir no básico. Como, por exemplo, espaços para descanso, uma nova decoração, áreas de alimentação e demais espaços para reuniões mais descontraídas. Assim, nos intervalos de trabalho, o colaborador terá tudo o que precisa para voltar renovado às suas atividades.

Por que investir em endomarketing?

Ainda precisa de mais alguns motivos para implementar uma estratégia de endomarketing? Não se preocupe. Agora, você pode aprender também a respeito de todas as vantagens que isso traz para a sua empresa. Veja só!

Motivação dos colaboradores

Trabalhar em um ambiente saudável é o que mantém a motivação dos colaboradores sempre em alta. Eles serão verdadeiros embaixadores da marca, de uma maneira muito natural.

Isso porque passarão a comentar com familiares e amigos sobre como seu trabalho é interessante e sobre tudo o que a empresa proporciona para disponibilizar essa estrutura. Com entusiasmo genuíno, as atividades serão sempre realizadas com qualidade.

Produtividade no dia a dia

Se estiverem motivados, consequentemente a equipe também se mostrará mais produtiva. Ir para o trabalho não será exatamente uma obrigação tão difícil assim, mas um momento de prazer, pois todos os esforços diários serão sempre recompensados de alguma forma.

Além disso, os colaboradores também começam a perceber que estão mais alinhados e próximos da missão e dos valores da empresa. Caminhar para uma mesma direção na certeza de bons resultados é sempre uma excelente alternativa para conservar a produtividade e deixar a pressão em segundo plano.

Endomarketing oferece retenção de talentos

Em um mercado tão competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes, nada melhor do que manter uma equipe repleta de profissionais capacitados. E que, é claro, também atuem de acordo com as diretrizes da empresa. Mas esse é exatamente o perfil procurado pela concorrência e, se não há valorização suficiente do colaborador, ele simplesmente pode mudar de emprego.

Diante disso, não é preciso necessariamente aumentar salários de forma exorbitante. Mas sim colocar em prática as ações de endomarketing já citadas, de modo a convidar o colaborador para realmente vestir a camisa do tipo e aplicar todo o seu conhecimento na função que exerce.

Mais engajamento

Ao perceber que suas sugestões e contribuições são bem-vindas, o colaborador fica ainda mais engajado. Ele passa a visualizar melhor seu papel como peça fundamental na empresa, não apenas pelo trabalho que já realiza, mas pelo que pode oferecer em termos de melhorias e investimentos.

Por esse motivo, vale a pena reforçar o quanto essas ideias são indispensáveis. Com um público interno mais engajado, a empresa consegue se tornar referência no mercado também, para muito além daquilo que oferece a clientes.

Clima organizacional positivo

Passamos a maior parte de nosso dia no ambiente de trabalho. Sendo assim, um clima organizacional sadio e estimulante é de suma importância. Isso não significa apenas ter bons equipamentos, materiais de qualidade e uma cadeira confortável.

Mas também conviver com pessoas que não se dedicam a fofocas, onde o respeito é mútuo e a empatia é uma realidade. As estratégias de marketing interno têm como objetivo justamente promover esse tipo de atitude, de modo a criar um local cada dia mais inspirador.

Como você pode ver, aplicar o conceito de endomarketing na realidade de sua empresa traz muitos benefícios para o negócio e para todos os colaboradores dedicados a fazê-lo crescer. Portanto, analise as possibilidades que têm em mãos e comece agora mesmo a planejar as melhores ações para transformar de vez o seu ambiente corporativo.

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Oscar Sigaki
Oscar Sigaki

Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e COO da Hubify.

Categoria: Business InteligencePor Oscar Sigakijaneiro 28, 2020Deixe um comentário

Autor: Oscar Sigaki

Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e COO da Hubify.

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