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Qual a importância do departamento de marketing para a sua empresa?

8 minutos de leitura

O marketing é mais que a comunicação de uma empresa. Ele envolve todas as técnicas e ações de comunicação e BI, promoção, relacionamento e entrega de produtos e serviços. Essas soluções devem ter valor agregado para clientes, parceiros e outros interessados. Para colocar tudo em prática, é recomendável contar com um bom departamento de marketing,

Essa área deve ser estruturada corretamente, para que os profissionais possam gerar os benefícios ideais. Ao final, seu negócio se torna mais forte graças à atuação da equipe voltada para esse tema.

Se quiser saber como aproveitar todo esse potencial, entenda a importância e como montar um departamento de marketing!

O que é Marketing?

O Marketing refere-se a quaisquer ações que uma empresa realiza para atrair um público para os produtos ou serviços da empresa, por meio de mensagens de alta qualidade. 

O objetivo do marketing é entregar valor independente para clientes em potencial e consumidores por meio do conteúdo, com o objetivo de demonstrar o valor do produto, fortalecer a fidelidade à marca e, por fim, aumentar as vendas.

Por que esse setor é tão relevante?

Ter profissionais dedicados ao marketing da empresa pode fazer toda a diferença sobre a performance. Com uma atuação estratégica e orientada corretamente, pode-se atingir os resultados planejados para o negócio.

A conquista de desempenho tem a ver com as diversas atividades executadas pelos integrantes desse setor. Para se convencer sobre a importância de formar esse time, confira o que torna o departamento de marketing tão relevante.

Desenvolvimento de estratégia customizada

Ter pessoas dentro do negócio envolvidas com o marketing significa contar com profissionais comprometidos com o sucesso da empresa. Na prática, é algo que facilita o desenvolvimento de uma estratégia customizada e específica, para as necessidades do negócio.

Principalmente, existe a chance de elaborar iniciativas em longo prazo e alinhadas aos objetivos estratégicos. Então, fica mais fácil consolidar um bom desempenho em todos os outros setores.

Execução profissional de estratégias

O marketing não deve ser feito de maneira amadora. Desenvolver estratégias sem os conhecimentos adequados diminui a efetividade e pode até prejudicar a marca. Já com um departamento de marketing, é possível aproveitar uma atuação profissional e altamente qualificada.

Esse é o modo ideal de explorar as oportunidades e gerar uma performance realmente efetiva. Com o time adequado, ocorre melhor uso de orçamento, atendimento, metas e maior retorno sobre investimento.

Reconhecimento do mercado e dos processos

A equipe ainda ajuda a entender melhor o público e as etapas internas de vendas. Com o apoio do time, reconhece-se a importância de cada fase da jornada do consumidor, por exemplo.

Também é possível conhecer o público, seus gostos, suas preferências e necessidades. A partir disso, pode-se criar uma persona e definir, com facilidade, o posicionamento de mercado ideal.

Otimização do time comercial

Por falar nas outras áreas do negócio, é importante entender que um bom departamento de marketing auxilia e aumenta a performance do setor de vendas. A ideia é simples: as estratégias certas geram leads, que são trabalhados dentro do funil de vendas.

As abordagens de qualificação e nutrição permitem que o setor de marketing entregue oportunidades mais preparadas para a conversão em vendas. Com isso, o time comercial consegue ser efetivo e persuasivo.

Além de tudo, a construção da marca e o reforço da imagem do negócio são aspectos que tornam a empresa atraente para o público, aumentando as vendas.

Acompanhamento de desempenho

Além de gerar melhores proveitos, o departamento tem a função de mensurar e acompanhar a performance. Isso é especialmente verdadeiro no caso do marketing digital, já que ele facilita o rastreio.

Tal questão faz a diferença para entender como é o desempenho de cada campanha e estratégia. Com a ajuda de relatórios gerenciais e análises, você poderá conhecer o retorno e priorizar atividades no futuro. Desse modo, o time auxilia a tomar as melhores decisões.

Apoio ao desenvolvimento no negócio

Não menos relevante, o departamento de marketing ainda tem a função de auxiliar a empresa a crescer e se firmar no mercado. Isso é possível, primeiramente, com o aumento nas vendas e de exposição/reconhecimento da marca.

Além disso, o marketing tem a ver com relacionamento, contato e presença. Por isso, ajuda a manter os clientes sempre por perto, o que leva à fidelização. Mais que crescer, existe a chance de estabelecer um desenvolvimento sustentável para a empresa, com consolidação de marca.

Como estruturar um departamento de marketing?

Já que esse setor é tão relevante, é indispensável entender como estruturar o time certo. O processo envolve mais que contratar um talento formado na área, pois são os resultados da empresa que estão em jogo.

Para descobrir o que fazer, saiba como estruturar o seu departamento de marketing e monte o time perfeito para o seu negócio!

Defina os objetivos do negócio e do setor

O primeiro passo é fazer um diagnóstico interno para entender quais são as principais necessidades da sua empresa. Se a empresa tem foco em aumentar as vendas, por exemplo, terá uma exigência do departamento. Se o interesse estiver relacionado ao reposicionamento de marca, outros profissionais serão exigidos.

Com essa preocupação em alta, será possível obter repercussões acionáveis na forma de lucro, de retorno sobre investimento e outras questões. Por isso, o segmento deve estar alinhado às demandas.

Entenda quais são os profissionais necessários

Além dos objetivos, é importante reconhecer outras características específicas para definir quais são os profissionais necessários. A ideia é compreender quem são os especialistas, que se encaixam no time e que possam entregar ótima performance.

Se a ideia for ter uma estratégia customizada de marketing digital de resultado, os profissionais devem estar alinhados a essa atuação. Talvez seja preciso contar com profissionais de redes sociais, de desenvolvimento de sites de negócios e de produção de conteúdo, por exemplo.

Também considere as diversas novidades da área. Para explorar o potencial dos dados e das estratégias Data Driven, será preciso contar com especialistas nesse tema. Assim, é possível consolidar um desempenho satisfatório.

Estabeleça o perfil ideal para cada colaborador

Assim que mapear os cargos fundamentais no departamento de marketing, é o momento de criar o perfil necessário para cada profissional. Afinal, ter conhecimentos técnicos ou certificações não é o único elemento importante.

Invista em definir quais devem ser os valores e as prioridades, como é o perfil psicológico do profissional e quais são seus interesses. Ter isso claro fará toda a diferença para escolher os talentos certos no processo seletivo e aumentar o desempenho.

Como uma agência de marketing pode ajudar?

Ao montar um departamento do tipo, vale entender que ele não precisa ser o único responsável pelas iniciativas da marca. Em vez disso, vale a pena ter o apoio de uma agência de marketing com bom desempenho.

As equipes não serão concorrentes e, sim, complementares. A ideia é garantir que todos possam se envolver com o marketing da empresa para ajudar o negócio a chegar mais longe. Para se convencer, veja por que é interessante ter o apoio de uma agência do tipo!

Maior escala de processos

Um dos principais benefícios de contratar uma agência de marketing é o ganho de escala sobre os processos da área. Ou seja: à medida que o negócio cresce, não é preciso aumentar o time interno na mesma proporção. Em vez disso, a agência consegue absorver o “volume extra”, o que gera economia, eficiência e produtividade.

Pense, por exemplo, na exigência de ampliar a produção de conteúdo. O time interno tem uma capacidade limitada e que, se for superada, gera perda de oportunidades. Já a agência pode utilizar soluções diversas para atender à demanda e ao prazo da melhor maneira. Assim, o negócio cresce sem maiores preocupações.

Aumento do foco no core business

Como dissemos, o departamento interno conta com pessoas altamente engajadas e conhecedoras da empresa. Apesar da agência de marketing de resultados também ser capaz de atender isso, ela pode ficar destinada a outras tarefas, como as operacionais. Assim, existe um grande foco no core business da empresa.

O departamento interno pode ajudar na conexão com o time de vendas e no alinhamento com os objetivos estratégicos, por exemplo. Já a agência fica responsável por desenvolver planejamentos customizados e pensar em estratégias sob medida. Essa sinergia leva a uma consolidação de bom desempenho e ao aproveitamento de todas as possibilidades.

Auxílio na criação de um processo inovador

Por ter um grande know-how de mercado e experiência com outros cases, uma agência de marketing também aumenta o nível de inovação do marketing da sua empresa. O time até orienta o departamento interno sobre novos caminhos e possibilidades, inclusive em relação à transformação digital.

Como esse suporte acontece de forma especializada e personalizada, ocorre o alcance de uma performance única. Inclusive, o uso de novas soluções é essencial para aumentar o lucro, reforçar o impacto e ampliar o retorno sobre investimento.

Trabalho customizado e efetivo

Ao contratar uma agência realmente focada em atender às necessidades do negócio, é possível desenvolver uma estratégia customizada e muito conveniente para a marca. Em parte, isso só é viável porque também existe a participação do time interno. Desse modo, consegue-se o “abastecimento” com as informações mais relevantes.

Na prática, é um ótimo meio de desenvolver um trabalho com bases sólidas e que vão ajudar na geração, na nutrição e na conversão de leads. Após obter os clientes, ainda é possível fidelizá-los e fortalecer, cada vez mais, a atuação do negócio.

Então, o departamento de marketing é realmente relevante?

Ter um bom departamento de marketing no negócio faz toda a diferença para alcançar objetivos estratégicos e se consolidar. Além de contratar os profissionais certos, vale considerar ter o apoio de uma agência de marketing para ampliar a performance.

O departamento de marketing tem um papel crucial para a empresa que deseja se destacar no mercado e consolidar seus resultados. Com as escolhas certas no segmento e o apoio de profissionais externos, será mais fácil atingir os impactos esperados.

Para se aprofundar no assunto, que tal conferir o nosso vídeo sobre contratar Agência de Marketing Digital ou um profissional de Marketing (in-house):

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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