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As 4 melhores ferramentas para gravar ligações de vendas

8 minutos de leitura

Que tal conhecer um método que ajuda a medir qualidade e eficácia das televendas na sua empresa? Com boas ferramentas para gravar ligações de vendas isso é possível, já que contribui na melhoria do seu setor comercial.

Graças à evolução da tecnologia e BI, hoje em dia, podemos fazer isso com facilidade e organizar esses arquivos de áudio de maneira simples para consultar.

Neste artigo, você vai conferir as melhores ferramentas, além dos principais motivos para apostar nessa prática. Confira!

Por que é importante gravar ligações de vendas?

Provavelmente, você deve achar que gravar ligações de vendas é uma perda de tempo, ou desperdício de espaço de armazenamento em seus servidores, né? Esse pensamento acaba sendo comum no mundo dos negócios, mas vamos provar como isso não é verdade!

Quer saber como essa prática pode se tornar um recurso valioso de aprimoramento, para suas abordagens comerciais? Confira a seguir os principais motivos para criar o hábito de gravar suas ligações de vendas:

Adaptação das ofertas

Sabemos que grande parte de uma estratégia de marketing e vendas é desenvolvida, conforme as devolutivas recebidas a partir das suas abordagens comerciais. Essa é uma das fontes mais fiéis que você pode acessar para enriquecer o seu conteúdo e torná-lo mais próximo do cliente ideal. Ao gravar ligações de vendas, você pode resgatar informações do contato que possam servir de inspiração para novas abordagens em suas estratégias de divulgação.

Detectar oportunidades de melhoria

O seu processo de vendas precisa estar em aprimoramento contínuo. No entanto, é preciso ter algo para tomar como base na busca dessas melhorias. Gravar ligações de vendas possibilita ouvir novamente as suas abordagens, para encontrar caminhos que tornem elas mais eficientes. Depois de aplicar as melhorias planejadas, também é válido conferir as gravações anteriores para comparar a evolução.

Consulta de informações

Por mais que cada contato comercial precise ser personalizado de acordo com as características e necessidades do potencial cliente, é desejável que tenham um padrão a ser seguido para garantir uniformidade na sua abordagem. O fácil acesso consultivo aos contatos comerciais anteriores possibilita resgatar informações importantes que foram repassadas para enriquecer futuras vendas da sua empresa.

O que os clientes estão dizendo? Quais concorrentes estão vencendo você e por quê? Como eles estão reagindo a novos preços, mensagens ou lançamento de recursos? A resposta está nas conversas. Gong usa IA para transformar suas gravações de chamadas de vendas em uma mina de ouro de insights acionáveis ​​e ajuda você a dobrar onde funciona.

Proteção jurídica

Por lidar com a assinatura de contratos e a promessa de entregas, uma ligação comercial pode causar muitos problemas a sua empresa se os termos não forem seguidos conforme estabelecidos. Ao ter o hábito de gravar ligações de vendas, a empresa passa a contar com uma proteção em caso de problemas, uma vez que pode provar certas promessas ou não.

Melhoria nos treinamentos

Treinar uma equipe de vendas com excelência requer o uso de diversas ferramentas, mas uma das principais é o acesso a exemplos práticos de vendas feitas com qualidade. Contar com gravações ajuda muito nesse quesito, já que vai além do contexto apenas teórico para se tornar algo prático. Isso será fundamental para o entendimento da nova equipe comercial que está em formação.

Análise da qualidade da ligação

Nem todos os motivos para gravar ligações de vendas são relacionados ao discurso do vendedor, enquanto fala com o potencial cliente. Um dos benefícios de fazer isso se refere a garantir que a qualidade da ligação esteja satisfatória, e que não possa causar problemas para aquele contato. Pode ser muito difícil fechar negócio se os telefones da sua empresa têm péssima qualidade de áudio. Portanto, é essencial contar com meios para analisar esse aspecto.

Para quais empresas essa técnica é indicada?

Sabendo o seu significado e benefícios, chegou o momento de identificar se a sua empresa realmente precisa investir na gravação de chamadas. Acompanhe!

Vendas

Em primeiro lugar e talvez o segmento que mais usufrui dessas ferramentas, o departamento de vendas pode se beneficiar bastante, já que permite fazer testes A/B de suas campanhas.

Funciona da seguinte forma: se existir uma nova abordagem que desejam experimentar, a empresa pode gravar essas conversas para avaliar como os clientes em potencial reagem. Assim, fica fácil analisar a reação de um lead quando você pode escuta a gravação novamente, em vez de analisar em tempo real.

Atendimento

Se a sua empresa oferece suporte no atendimento, então as gravações são indispensáveis! Aqui, estamos falando de pesquisas de satisfação do cliente pós-venda e reclamações.

E o melhor disso é que tudo será armazenado, assim pode ajudar a obter insights para solucionar problemas ou realizar treinamentos.

Jurídico

Essa prática  pode ser a carta na manga que a sua empresa jurídica precisava, afinal, as evidências podem mudar o rumo de qualquer ação judicial. Vale ressaltar que os advogados também tendem a usar as ferramentas de gravação de chamadas para fornecer chamadas gratuitas de consulta, pois elas servirão como referência das informações relevantes, no caso de aceitar o cliente.

E-commerce

Com o avanço da tecnologia, as vendas online ganharam destaque no mercado. Entretanto, ainda existem empresas que também fornecem a televenda em seus e-commerces, ou seja, recebem pedidos por telefone.

Nesse caso, a gravação das chamadas faz toda a diferença, já que ajuda a revisar quantidades, cor, tamanho ou endereço. Tudo isso para evitar a insatisfação dos clientes com erros.

Recursos Humanos

No dia a dia das empresas, o RH acaba lidando com muitos conflitos e questões internas entre os colaboradores. Mas, o que pode facilitar esse trabalho são as transmissões por chamada, sem a necessidade de marcar uma reunião presencial. E aqui a gravação dessas declarações se torna essencial!

 

Isso será útil no durante a resolução, pois servirá como registro de como surgiu o problema começou, ou seja, quais partes estiveram envolvidas e como a ação se desenvolveu.

Quais as melhores ferramentas para gravar ligações de vendas?

Agora que você já entendeu os principais motivos para gravar ligações de vendas como parte da sua rotina, o próximo passo é optar pelos recursos certos que ajudem a fazer isso. Como existem diversas opções disponíveis no mercado, esse trabalho pode ser um pouco intimidador. No entanto, estamos aqui para ajudar nisso!

Conheça abaixo as aferramentas mais recomendadas para gravar ligações de vendas em sua empresa:

1. HubSpot Call Tracker

O primeiro da lista é uma ferramenta poderosa capaz de fazer mais do que apenas registrar ligações. Aqui, ele prioriza as ligações de vendas com base nos leads de maior valor, gravando as chamadas pelo navegador, ou seja, sem a necessidade de um telefone.

Em seguida, todas as suas chamadas são salvas automaticamente em seu CRM, para  administrá-las no futuro. Além disso, escolha se deseja gravar cada uma de suas chamadas, ou apenas algumas específicas em um único clique.

2. CloudTalk

A solução da CloudTalk é totalmente voltada para o contexto de ligações de vendas, trazendo bastante foco para a construção de relações significativas com seus leads em quaisquer estágios do funil em que eles se encontrem.

Além de gravar ligações, ele também possui portabilidade de números já existentes, suporte a chamadas de conferência, marcações inteligentes de quem realizou a ligação e por qual método, entre outros.

Outro destaque são as integrações, suportando ferramentas para gravar ligações de vendas consolidadas como Pipedrive, HubSpot, Zoho CRM, Salesforce, entre outras. Assim, é possível associar as ligações aos seus leads e enriquecer o seu conhecimento a respeito deles.

3. CallRail

A terceira ferramenta da lista ajuda a rastrear chamadas e faz uma análise de marketing sobre conversão, leads e rastreamento de formulários. Ele permite que você acesse e ouça as chamadas de entrada e saída a qualquer momento.

O anúncio de voz pré-chamada garante que você atenda às leis locais, estaduais e federais de gravação de chamadas. As gravações são emparelhadas com a inteligência de conversação do CallRail, ou seja, as chamadas são analisadas com base nos leads qualificados da conversa entre o potencial cliente e vendedor.

4. ringDNA

O ringDNA é uma das ferramentas para gravar ligações de vendas, que tem como base a colaboração ao oferecer essa funcionalidade. Toda a sua equipe pode salvar gravações com anotações próprias, que são unidas em um único registro.

Além disso, o ringDNA é capaz de se conectar a diferentes sistemas, desde o PABX até o VoIP, sem contar apps de celular e browsers de internet para computadores. Ou seja, não importa como a sua equipe faça ligações, o ringDNA pode ajudar.

Essa solução também é capaz de oferecer transcrições das ligações, para que o processo de auditoria seja ainda mais ágil e eficaz.

5. Rev Call Recorder 

Se você está procurando por uma solução mais simples, o Rev Call Recorder pode resolver as suas necessidades. Ele é um aplicativo gratuito para iPhone com gravações ilimitadas para chamadas feitas e recebidas. 

O seu diferencial está no seu serviço de transcrição que pode converter qualquer gravação em texto por uma taxa de US $ 1,25 por minuto de áudio. Você também poderá compartilhar suas gravações e transcrições por e-mail, Dropbox e outros serviços semelhantes.

Apesar de não trazer uma estrutura robusta de CRM como as demais opções desta lista, ele é o caminho ideal para pequenos empreendedores e microempresas.

6. CallTrackingMetrics

O CallTrackingMetrics é um rastreamento de chamadas completo com gravações e transcrições de chamadas. Com ele fica mais fácil para as equipes que desejam compartilhar, dar e receber feedback de chamadas.

Assim, você poderá identificar quais campanhas publicitárias geram mais resultados e rastrear todas as comunicações de entrada.

O uso das ferramentas certas para gravar ligações de vendas será determinante para o sucesso das suas futuras abordagens. Utilize uma das soluções recomendadas neste artigo e passe a aproveitar os benefícios desse hábito em seus resultados.

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Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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