Blog 8D Hubify

Como fazer assuntos de email que aumentam a taxa de abertura da sua campanha?

9 minutos de leitura

Se você já trabalha com e-mail marketing, certamente tem uma grande preocupação com a sua lista de e-mails. Ela deve estar sempre crescendo, não só em quantidade, mas também em qualidade, com contatos válidos, existentes e interessados no conteúdo.

Porém, de nada adianta uma lista enorme e qualificada, se ninguém abre os seus e-mails, não é? Assim, os conteúdos não são lidos e não atingem os objetivos da estratégia.

Então, por mais que o corpo da mensagem esteja incrível, com visual e textos impecáveis, você precisa primeiramente fazer as pessoas abrirem o e-mail. E o primeiro contato da sua campanha com o usuário é o assunto do e-mail.

Por isso, criamos este post para mostrar como fazer assuntos de e-mail que aumentam a taxa de abertura da sua campanha. Diversos recursos podem ser usados para motivar o clique na sua mensagem. Inspire-se com as nossas dicas.

O que é taxa de abertura de e-mail?

A taxa de abertura é o número de pessoas que abriram o e-mail da sua campanha dividido pela quantidade de contatos que receberam os e-mails.

Essa é a métrica base e fundamental para avaliar a qualidade e sucesso da sua estratégia de e-mail marketing. Afinal, ela revela a porcentagem de pessoas que ficou interessada em abrir e ler o conteúdo enviado.

Dessa forma, você avalia se o lead ou cliente está engajado com a marca, se ele está seguindo nas etapas de nutrições e se as mensagens das cadências de e-mails estão atrativas.

Como calcular a taxa de abertura?

Para calcular a taxa de abertura de e-mail marketing basta aplicar a fórmula:

Taxa de abertura = quantidade de e-mails abertos / (e-mails enviados - e-mails rejeitados ou ignorados).

Suponha que na sua campanha foram disparados 150 e-mails. Deles, apenas 25 foram abertos. Nesse caso, a sua taxa de abertura é de 16% para essa cadência.

Quando a taxa de abertura é considerada boa?

Normalmente, uma boa taxa de abertura fica entre 10% e 20%. No entanto, esse cenário dependerá muito do segmento de mercado, tipo de nutrição e objetivos.

Dicas para aumentar a sua taxa de abertura nos e-mails

Algumas pessoas e gestores acreditam que o e-mail marketing morreu, mas isso não é verdade. Normalmente, essa premissa é reflexo de estratégias mal desenhadas para o tipo de público ou de e-mails pouco atrativos.

Afinal, o canal não morreu nem se tornou ineficiente, mas é preciso se adequar às novas formas de consumo de informações da sociedade. A seguir, confira algumas dicas para fazer e-mail marketing e melhorar a sua taxa de abertura.

Seja objetivo

Caixa de entrada lotada, dia cheio de compromissos e pouco tempo para resolver pendências — você se identifica com essa situação? O dia a dia de todo mundo está assim.

Neste cenário, você tem poucas chances de conquistar a atenção dos seus contatos. Então, é preciso ser rápido — quando a pessoa bater o olho no assunto do e-mail, ela já deve se sentir motivada a abri-lo.

Pense qual é a principal mensagem que você deseja transmitir com o seu envio. Então, traduza essa ideia em uma frase clara e sucinta. Você tem apenas 55 caracteres para chamar a atenção do usuário. Se a mensagem for lida no smartphone, são apenas 47.

Tente se manter em apenas uma ideia principal. Se você listar no título do e-mail três assuntos que são tratados na mensagem, a atenção se dispersa e pode desmotivar a abertura.

Use estatísticas

Dados estatísticos, porcentagens e números atualizados tendem a chamar atenção e gerar mais credibilidade para o seu e-mail.

Para que essa estratégia seja eficiente, é importante deixar os números e dados em destaque. Você pode usá-los no assunto do e-mail, deixar em formato de lista e usar negrito, por exemplo.

Porém, no caso de pesquisas, lembre-se de informar a fonte de onde essa informação foi retirada.

Ofereça valor

As pessoas já estão cansadas de empresas e vendedores que querem apenas empurrar seus produtos, sem pensar no que é realmente importante para as pessoas.

Por isso, ao definir a ideia principal que será transmitida no assunto do e-mail, identifique algo que o usuário valorize, que ajude o seu dia a dia, que resolva um problema dele. Pense menos no seu produto e mais nas pessoas.

Então, mostre o benefício que elas ganharão ao abrir a mensagem. Assim, sua campanha se torna mais persuasiva e relevante.

Use a criatividade

Se a disputa pela atenção do usuário está cada vez mais acirrada, você pode usar recursos criativos para motivar a abertura do e-mail.

Nosso cérebro tende a se acomodar com padrões, pois eles geram menos esforço. Porém, quando algo diferente nos surpreende, dedicamos toda a atenção para absorver aquela informação.

Então, usar a criatividade no assunto do e-mail causará essa reação no usuário. Evite títulos como “Newsletter #10” e “Confira as novidades do mês”, que não trazem nada de atrativo.

Em vez disso, experimente sair do padrão: emojis, interjeições (ex.: ah!, ufa! eba!), frases de efeito e perguntas instigantes são algumas ideias para chamar atenção.

Personalize

E-mails são como uma conversa com o público. Não por acaso, essa é uma das ferramentas mais eficientes do marketing digital para estreitar o relacionamento com os consumidores.

E em uma conversa, não há nada mais natural que chamar o outro pelo seu nome, não é? Então, no e-mail marketing, isso também vale!

Por meio de variáveis no assunto do e-mail, é possível incluir não só o nome do destinatário, mas também qualquer outra informação que você tenha sobre o usuário, como a profissão, o cargo, o signo, o time de futebol, etc.

Assim, você mostra que sabe com quem está falando e que está enviando o conteúdo especialmente para aquela pessoa, que se sente valorizada.

Use gatilhos mentais

Você sabia que muitas das nossas decisões são tomadas inconscientemente? Mesmo que você busque racionalizar suas escolhas, comparar alternativas, avaliar o custo-benefício, etc., existem fatores “escondidos” na sua mente que influenciam fortemente nesse processo.

Por isso, os gatilhos mentais podem influenciar na abertura de um e-mail. Eles mexem com vontades e necessidades intrínsecas do ser humano, incentivando o clique impulsivo do usuário.

Por exemplo, você pode despertar o senso de exclusividade com palavras como “só para você” ou “desconto exclusivo”. Afinal, quem não gosta de se sentir privilegiado?

Outro gatilho é o senso de urgência. Ninguém quer se sentir frustrado por perder uma boa oportunidade. Então, “só hoje”, “últimas vagas” ou “está terminando” são expressões que motivam a abertura.

Use negativas

Optar por frases e termos negativos pode ser uma ótima forma de chamar a atenção logo no assunto do e-mail. Normalmente, as pessoas já esperam algo positivo, por isso pode ser uma estratégia que fica sem diferencial e sem atrativo.

Dessa forma, instigar o leitor a algo que ele não deve fazer ou algo de ruim que possa acontecer é uma forma de instigar a curiosidade até mesmo o sendo de “Nossa, preciso saber como não cometer o mesmo erro”

Um exemplo disso seria:

  • “Erros que você não pode cometer em e-mail marketing”
  • “Se você ainda não tem essa estratégia, está perdendo clientes”

Desperte a curiosidade

Despertar a curiosidade é um dos recursos mais usados para conquistar a atenção das pessoas. Por que você acha que um show de mágica atrai tanto os olhares das crianças? Porque elas ficam abismadas querendo saber os segredos por trás da magia!

O mesmo acontece com um e-mail. Se você desperta a curiosidade no assunto da mensagem, o destinatário fica louco para saber o que consta lá dentro!

Seu desafio, então, é conseguir instigar o usuário. Palavras como “descubra” ou “abra para saber” são eficientes nesta tarefa. Mas você também deve entender quais temas da sua área podem deixar a pessoa mais curiosa para abrir o e-mail.

Mostre que aquele post é perfeito para aquela pessoa

Esse é quase que uma regra, e não uma dica, ao fazer e-mail marketing. Você precisa instigar o leitor a abrir o e-mail mostrando que ele é perfeito para o lead, e que resolverá algum de seus problemas.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso de algo que começa bem antes de escrever o e-mail: estudo de público-alvo. Para fazer o post perfeito para a sua audiência, é necessário entender suas dores, dificuldades, experiências, preferências e comportamentos de consumo.

Somente conhecendo seu público e desenhando uma persona alinhada a essas características que o seu time realmente fará um post perfeito para a audiência.

Quando esses artigos já estiverem adequados para o público, (estratégia de marketing de conteúdo) destaque termos-chave no assunto e no corpo do e-mail, por exemplo:

  • “Você que tem acne, veja como reduzir as manchas no rosto”
  • “Vai fazer o Enem? Confira dicas de como reduzir a ansiedade”
  • “Taxa de turnover alta? Isso é o que pode estar acontecendo”

Além disso, lembre-se de considerar a etapa do funil que o cliente ou lead se encontra no momento de selecionar os artigos. Caso contrário, poderá prejudicar os resultados da sua campanha. Então, crie uma sequência e e-mail personalizados.

Evite termos muito apelativos - cuidado com os excessos!

Você não quer tornar o seu e-mail um jornal sensacionalista, certo? Sabe aqueles exageros e termos muito apelativos que fazem as pessoas revirarem os olhos?

Termos como:

  • clique agora mesmo;
  • compre agora;
  • você nunca viu igual.

Exemplos como esse se tornam mal vistos pelo público, pois eles sabem que você quer chamar a atenção a qualquer custo. Atualmente, as pessoas se interessam por conteúdos que agregam valor e entregam informações e novidades, e não termos apelativos a qualquer custo.

Alinhe o assunto do e-mail com seu objetivo de campanha

Qual é o seu objetivo com a campanha em questão? Aumentar as inscrições de um webinar? Nutrir o lead até que ele abra o último e-mail? Aumentar a quantidade de solicitações de demo?

Tenham em mente no seu planejamento de e-mail marketing qual é o objetivo desse conjunto de cadências. A partir disso, será mais fácil definir assuntos e conteúdos que levem a meta final.

Por exemplo, suponha que um e-commerce esteja em promoção e o objetivo seja a conversão, ou seja, a venda. Logo no assunto do e-mail é interessante mostrar algum gatilho relacionado à promoção, como “25% OFF em todos os computadores”.

Por outro lado, se a meta é somente nutrir, engajar e aumentar a taxa de abertura, entregue dicas, como “Veja como economizar nas compras de Natal”. Percebeu a diferença?

Acompanhe os resultados de cada envio

“Aquilo que não é mensurado não pode ser melhorado”. É clichê, mas não poderia ser mais verdade. Deve ser uma rotina e regra dos responsáveis por fazer e-mail marketing que tenham uma rotina de acompanhamento de resultados.

Estimule uma periodicidade para avaliar os resultados de cada e-mail. Esse período dependerá da quantidade e do espaço de tempo entre um envio e outro. Normalmente, analisar uma vez por semana é o ideal.

Com esse acompanhamento de perto, é possível ajustar a sua campanha no meio do caminho, melhorando os resultados.

Para isso, defina um relatório para ser preenchido semanalmente com informações sobre a taxa de abertura de cada uma das campanhas em andamento. Feito isso, pondere o que está dando certo e o que precisa melhorado.

Faça perguntas

Outra ideia de como fazer assuntos de e-mail eficientes é fazer perguntas. Mais uma vez, você pode explorar o poder do inconsciente para despertar o clique.

Afinal, quando é feita uma pergunta, a mente humana se esforça para achar uma resposta para ela. Mesmo inconscientemente, a pessoa tenta responder aquela questão e, enquanto não responde, fica uma lacuna desconfortável.

Então, no caso do assunto do e-mail, a primeira atitude é clicar no título para abrir a mensagem e encontrar a resposta.

Mas lembre-se: a questão deve ser respondida no corpo do e-mail! Se o usuário não encontrar lá a resposta que precisa, se sentirá frustrado e logo colocará sua mensagem na lixeira.

Teste

Está em dúvida se um ou outro recurso que citamos neste post funcionará em suas campanhas? Então, teste!

A maioria das plataformas de e-mail marketing oferece a ferramenta de Testes A/B, que permite avaliar qual assunto de e-mail funciona melhor com seu público.

Funciona assim: a plataforma envia o mesmo e-mail para uma porcentagem da lista. Porém, metade recebe o e-mail com um assunto, e a outra metade recebe com outro assunto. A versão que tiver o melhor desempenho é então enviada para o restante da base.

Então, já sabe como fazer assuntos de e-mail eficientes, objetivos e criativos? Nossas dicas ajudarão você a melhorar a abertura das suas campanhas e a performance da sua estratégia de e-mail marketing.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer nos contar sua experiência, deixe um comentário logo abaixo!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por