UGC: entenda a importância do conteúdo gerado pelo usuário

Ingrid Garcez

Ingrid Garcez

Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da Hubify.

5 minutos de leitura

O UGC (User Generated Content) é um recurso que as empresas podem utilizar como prova social da qualidade dos seus serviços em estratégias de marketing digital. Afinal, consumidores confiam mais na opinião de clientes, já que resenhas e comentários de empresas podem ser enviesados.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Nielsen, 89% dos entrevistados confiam no UGC como canal para as suas decisões de compra e opinião sobre as marcas.

Com isso, as marcas reforçam algo que já é uma realidade: pessoas influenciam pessoas. Não estamos mais na era do marketing em que as empresas dominavam as opiniões e ditavam o mercado. Então, é preciso que as campanhas foquem no usuário, no consumidor.

Neste artigo, mostraremos como utilizar o conteúdo gerado pelo usuário a favor das marcas, aumentando a credibilidade e autoridade nas estratégias de marketing. Vamos lá?

O que é UGC?

O UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário, ou User Generated Content) são os comentários, artigos, opiniões e resenhas feitas pelos consumidores. Ou seja, é todo conteúdo gerado pelo usuário de uma marca, e não pela empresa, fornecedores, parceiros ou influenciadores.

Outros tipos de mídia também são considerados em UGC, como fotos, vídeos e reviews. O que caracteriza esse tipo de conteúdo é a espontaneidade que o cliente tem de expor a sua experiência com um produto ou serviço de determinada marca.

A popularização do UGC começou em 2005, em paralelo à ascensão do marketing digital e do início dos esforços das marcas para estarem presentes no ambiente online.

Profissionais que atuam com marketing digital sabem como a geração de conteúdo relevante é essencial para o posicionamento e credibilidade de uma marca.

No entanto, a confiança que os consumidores depositam no UGC mostra que usuários querem ouvir usuários e opiniões reais de suas experiências.

Afinal, você, mesmo na posição de comprador, já rolou a página de comentários de um produto antes de tomar a decisão de compra, não é mesmo?

Onde usar o User Generated Content?

O conteúdo gerado pelo usuário pode ser utilizado em todos os canais online de uma empresa — desde o site até as redes sociais. Porém, é importante que você planeje uma estratégia para essa implementação.

Vamos conferir alguns canais e como fazer isso.

Redes sociais

Com milhões de usuários ativos diariamente, quem nunca se pegou vendo reviews e comentários de consumidores sobre uma marca?

O User Generated Content pode ser usado como estratégia nas mídias sociais para autoridade e impulsionamento de marca.

Para usar o UGC nas redes sociais, as empresas podem incentivar que os usuários comentem sobre a experiência com o serviço/produto, seja por marcação em postagens, seja nos comentários na página da empresa.

Assim, sempre que um possível cliente estiver na jornada de compra e buscar pela opinião de outros usuários, eles podem conferir o Instagram e Facebook, principalmente.

Seção de FAQ

Outro canal para aproveitar o UGC é na seção de FAQ do seu site ou e-commerce. O ideal é que, na home ou em cada página de produto, o usuário encontre um campo para deixar e ver comentários.

Nessa parte do site, também é importante que o cliente encontre perguntas e respostas frequentes, para evitar que ele não avance para a compra por ter dúvidas simples. Inclusive, os próprios clientes podem responder dúvidas de outros consumidores.

Avaliações e depoimentos

Muito comum nos e-commerces, os campos de depoimentos e avaliações também podem, e devem, ser usados em outros tipos de sites. Até mesmo os reviews (as notas em estrelas ou pontuações) são consideradas conteúdo gerado pelo usuário, e não somente comentários.

Para se ter uma ideia, um levantamento da BrightLocal identificou que 68% das pessoas entrevistadas consideram os reviews positivos na sua decisão de compra. Enquanto 40% deles desistem quando encontram comentários negativos.

Então, além de organizar um campo do seu site para isso, incentive os consumidores a deixarem as suas opiniões. Isso pode ser feito, por exemplo, com campanhas de e-mail marketing de pós-venda.

Já que falamos em e-mail marketing, veja um vídeo sobre boas práticas dessa estratégia!

Eventos

Campanhas e eventos podem gerar ótimos UGCs para a sua marca. O objetivo é que as pessoas falem e postem sobre a sua marca, para você poder compartilhar esse conteúdo.

A Coca-Cola, por exemplo, quando lançou as latinhas com nomes, incentivou que as pessoas postassem quando encontrassem o próprio nome ou algo que fosse significativo para o consumidor. Se você procurar nas redes sociais, certamente encontrará muitas fotos dessas latas.

Conteúdo em vídeo

Os unboxings e resenhas em vídeo são um tipo valioso de user generated content, e que alcançam milhares de visualizações. Apesar de ser muito comum em produtos, também é ótimo incentivar esse conteúdo para serviços.

Além de ser um conteúdo de fácil consumo, é excelente para compartilhamento e mostra que os consumidores estão realmente interessados em opinar sobre a marca, seja positiva, seja negativa.

Benefícios do Conteúdo Gerado pelo Usuário

Em 2021, cerca de 77% dos consumidores pesquisaram por avaliações e comentários de outros consumidores — de acordo com pesquisa da BrightLocal. Com esse dado vemos como a estratégia de UGC é um ponto-chave para vendas e reputação das marcas.

Com os consumidores mais informados e dominando a internet, as pessoas passam a ouvir pessoas, e não somente marcas. Reflexo disso é que, em 2021, cerca de 81% dos consumidores utilizaram o Google para fazer avaliações de negócios, contra apenas 63% em 2020.

Dito isso, confira alguns impactos positivos e benefícios do user generated content.

Maior credibilidade

Como dito, consumidores querem ouvir consumidores. Isso vem acontecendo porque os usuários querem ter mais confiança nas suas compras e ouvir opiniões sinceras. Ao contrário de campanhas e influenciadores que podem ter reviews enviesados.

Consumidores fazem avaliações sem ganhar nada, por isso tendem a gerar mais confiança e uma visão realista sobre as marcas. Com isso, comentários positivos de usuários tendem a ter mais peso e credibilidade para as marcas.

Mais engajamento

Empresas que incentivam e promovem o UGC mantém os consumidores engajados. A intensão é que você não tenha meros seguidores que não acompanham e não engajam a sua marca, mas sim promotores que compartilham as suas reais experiências.

Então, ter esses espaços para UGC estimula a fidelidade das marcas, uma vez que elas sentem abertura e transparência no pós-venda.

Promove a coleta de dados

Praticamente tudo no marketing deve ser mensurado e acompanhado. Afinal, essa é a maneira de avaliar se as estratégias e campanhas estão indo bem ou não.

O UGC é um recurso que gera dados sobre engajamento, experiência e jornada de compra, por exemplo. Além disso, também traz subsídio para a construção ou atualização da sua persona, já que revela informações sobre dores e preferências do seu público.

Bagagem para novos conteúdos

Artigos para o blog, campanhas, promoções e até mesmo conteúdo visual podem ser planejados a partir de materiais gerados pelo UGC.

Comentários podem dar origem a posts para tirar dúvidas, UGC em vídeo pode gerar muitos cortes e pequenos reels no Instagram, por exemplo.

As possibilidades para o marketing de conteúdo são muitas, já que o material gerado pelo usuário é rico em informações e, por isso, deve ser aplicado nas suas estratégias.

Baixo investimento

O UGC é como o marketing boca a boca. A premissa é que esse conteúdo seja gerado de forma espontânea e verdadeira. Ao contrário de influencers que são pagos, por exemplo.

Portanto, o user generated content é um recurso que gera grandes retornos, mas que tem baixo investimento. Os custos que podem ser gerados envolvem ajustes em seções do site, por exemplo, ou com patrocínio de publicações com comentários.

Esse recurso pode ser adotado como estratégia em todos os pilares do marketing digital, desde o branding até a produção de conteúdo. Então, implemente estratégias que mostre ao consumidor da marca que ele tem abertura para expor sua opinião e que o conteúdo dele é muito valioso.Já segue a Hubify nas redes sociais? Acompanhe as nossas páginas no Instagram, Facebook e LinkedIn e fique por dentro de novidades, tendências e estratégias do marketing digital!

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