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O que é Neuromarketing e como usar em suas estratégias

5 minutos de leitura

Você já ouviu falar no termo Neuromarketing? Esse conceito significa a junção da neurociência com marketing, e tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor, para obter estratégias mais inteligentes e assertivas.

Apesar de ser uma área relativamente nova, ela nos traz inúmeros insights, e nos ajuda a entender o que faz o consumidor escolher uma marca ou comprar um produto, analisando o processo de tomada de decisão que começa no inconsciente. E agora você vai ver como isso acontece. Boa leitura!

Como o cérebro funciona

Existem determinados estímulos que ativam partes específicas do cérebro, assim podemos criar conteúdos que estimulam sensações em nosso público-alvo, fortalecendo as estratégias de marketing digital. Em outras palavras, o cérebro é dividido em três partes:

  • cérebro reptiliano: controla tudo que é responsável pela nossa sobrevivência e é ativado por emoções primitivas como medo, fome e raiva;
  • cérebro límbico: responsável por armazenar dados e é ativado por sensações que envolvem os 5 sentidos;
  • neocortex: essa parte é usada na tomada de decisões, já que controla o raciocínio e o lado social.

Dessa forma, as propagandas, sons, interações sociais e fragrâncias ativam o sistema reptiliano, límbico e neocortex, que racionalizam as nossas decisões!

Utilizando o Neuromarketing para otimizar as conversões

O processo de tomada de decisões começa no inconsciente, e não acontece 100% de forma lógica ou racional, como a gente pensa. Por isso, o Neuromarketing ajuda a fazer com que a jornada de compra do seu público-alvo seja mais assertiva, se você apostar em conteúdos que estimulam os sentidos e emoções citados no tópico anterior. Agora, vamos mostrar como isso funciona na prática:

Imagens valem mais que palavras

Já foi comprovado que as pessoas são mais receptivas e entendem melhor as imagens do que os textos. Portanto, esse é um ótimo formato para aplicar em conteúdos de Mídias Sociais.

Assim, além de humanizar os seus perfis nas redes sociais, investir em imagens e vídeos também gera mais engajamento. Isso acontece, pois criar estratégias visuais, estudando o comportamento do público em relação a cada tipo de conteúdo vai despertar emoções positivas nos seguidores, incentivando o compartilhamento e a interação com eles.

Psicologia das cores

Você sabia que cada cor nos desperta uma emoção diferente? Segundo um estudo realizado por Satyendra Singh, 90% das decisões que levam as compras são tomadas por influência das cores. Então, usá-las de forma estratégica, pode render bons frutos.

Por enquanto, o foco deste artigo não é sobre o significado de cada cor, mas temos algumas dicas para te ajudar a utilizá-las a seu favor:

  • tente destacar o seu CTA, utilizando cores diferente do site;
  • estude o que as grandes marcas querem transmitir suas cores;
  • escolha as cores que representam sua marca e a mensagem que deseja passar;
  • opte por tons que harmonizam e tornem o seu conteúdo/site agradável.

Gatilho mental da escassez

O gatilho da escassez funciona muito bem, pois as pessoas costumam dar mais valor ao que é escasso, em vez de focar no que é farto, o que gera o senso de urgência! Portanto, esse tipo de estratégia impulsiona a ação de consumo com mais intensidade, já que leva as pessoas a tomarem decisões rápidas.

Essa estratégia é muito utilizada em anúncios de vendas, já que além de ser atrativa, também estimula a sensação de que, caso o cliente não compre, ele estará perdendo uma oportunidade.

Estímulos emocionais

Já vimos que a emoção faz diferença na tomada de decisão do cliente, então criar estratégias que despertem sentimentos no seu público gera empatia para sua marca, e faz com que as pessoas se interessem pelo conteúdo, de forma natural.

Claro que devemos tomar cuidado para não fazer campanhas apelativas e depreciativas, uma vez que a ideia é transmitir algo positivo com a sua mensagem. Seja um conteúdo de humor ou estratégias de storytelling (arte de contar histórias com narrativas e personagens para o público se identificar), é importante criar empatia.

Esses são apenas alguns insights sobre como o Neuromarketing pode agregar nas estratégias, mas as possibilidades são inúmeras, e existem alguns autores que podem expandir o nosso mindset nesse campo estudo.

Livros sobre Neuromarketing

Quer saber mais sobre o assunto? Aqui vão algumas dicas de livros que vão te ajudar a se aprofundar nesse segmento, e fazer com que você entenda melhor a mente humana, em relação às compras e o marketing.

Afinal, o que os Clientes Querem?

Escrito pelo autor Gerald Zaltman, um dos pioneiros nessa área de estudo, o livro fala sobre a "mente do mercado" baseando-se na sociologia, neurologia e biologia. Essa leitura faz uma reflexão sobre grandes marcas como Coca-Cola, Procter & Gamble e Reebok, e os impactos que seus serviços trazem aos consumidores. Uma análise da mente para entender como somos influenciados para decisões de compras, e a maneira que o mercado utiliza isso para incentivar o consumo.

A lógica do consumo

Em "A lógica do consumo", o autor Martin Lindstrom fala sobre pesquisas que buscam entender o que levam as pessoas a comprarem e escolherem determinada marca. De forma leve e sem complexidade, esse livro te faz entender como o cérebro reage a estímulos de consumo como propagandas, desvendando mitos e saindo do óbvio.

As três mentes do neuromarketing

Nesse livro, o autor Marcelo Peruzzo utiliza três personagens para representar nosso cérebro triúnico (as três divisões do cérebro citadas no inicio do artigo). A narrativa também mostra como o neuromarketing pode ser aplicado as novas tendências do mercado, e nos ajuda a enxergar o consumidor com outra perspectiva, o mercado e as estratégias que incentivam o consumo.

Gostou da leitura de hoje? Então não deixe de ler nosso artigo sobre estratégias de marketing digital para otimizar seus resultados.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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