Blog 8D Hubify

Antes feito do que perfeito? Entenda o que é planejamento digital!

6 minutos de leitura

Provavelmente você já ouviu o ditado “antes feito do que perfeito”, não é mesmo? Será que isso também vale para o marketing digital? Um planejamento digital é mesmo o ideal?

Muitas empresas acreditam que é melhor realizar o máximo de atividades para divulgar sua marca e que fazer algo, mesmo sem muito conhecimento ou tempo, é melhor do que não fazer nada.

Quem nunca impulsionou rapidamente um post no facebook sem olhar para segmentação, ou investiu em Google Adwords alguns meses sem ter ajustado os lances e palavras-chave pelo menos uma vez por semana?

A verdade é que a qualidade do que foi desenvolvido impacta diretamente no resultado. Não são raras as empresas que reclamam que "o facebook não dá resultado" ou que "anúncios no Google não funcionam no meu segmento" porque testaram amadoramente essas estratégias e o resultado simplesmente não veio, é literalmente rasgar dinheiro e a prova de que é melhor fazer direito ou não fazer nada.

Para responder a essa pergunta, avaliaremos qual é a importância do planejamento digital para sua empresa e como ele deve ser realizado. Além disso, você compreenderá quais são os itens fundamentais para você estruturar suas campanhas e começar a entender o que é preciso para melhorar seus resultados.

Pronto para entender de uma vez por todas o porquê de planejar suas campanhas online? Boa leitura!

Importância do planejamento digital

Há algumas áreas em que não se pode fazer as coisas de qualquer jeito, e o marketing é uma delas. Embora, em princípio, possa parecer melhor ter alguma forma de anunciar seus produtos e serviços, você verá que, além de não obter o retorno esperado, você terá gastado tempo e dinheiro em soluções que não são úteis para você.

Em vez disso, é melhor se preparar para ter o conhecimento e os recursos suficientes para fazer um bom trabalho e obter os resultados e a performance esperados. Ou seja, é melhor realizar duas ações com entendimento e planejamento do que dez razoáveis.

Outra vantagem é saber, ao certo, o que esperar de todas suas ações. Sendo assim, você terá parâmetros para avaliar se o que tem sido feito está correspondendo às expectativas criadas. Por fim, o planejamento tirará sua ansiedade de procurar por soluções que “dão certo”, já que você terá procurado o que “dará certo” para sua empresa, de acordo com o perfil do seu público.

Planejamento no início das ações

Muitas pessoas não sabem o que fazer ou por onde começar em suas estratégias, por isso, o planejamento se torna fundamental. Com ele, você fará um estudo a fim de determinar quais são os principais problemas e objetivos da sua empresa e como o marketing digital pode ajudar nesse contexto.

Além disso, você precisará definir que resultado quer alcançar (aumentar reconhecimento da marca; aumentar número de leads; aumentar as vendas no geral ou de um produto específico, etc) e qual número exatamente irá te guiar para saber se está no caminho certo para alcançá-lo.

Dessa maneira, em vez de tentar apenas soluções que foram corretas ou outras situações ou empresas, você buscará por aquelas que darão resultados para a sua marca, considerando o mercado de atuação, a história e perfil da empresa, além de seu público-alvo e persona.

Você viu público-alvo? Pois é, entender os detalhes do perfil dos seus clientes é muito importante, uma vez que eles serão os alvos das suas campanhas. Sendo assim, entender o que eles pensam, procuram e desejam fará com que sua campanha alcance melhor os consumidores.

Planejamento para executar

Se você pensa que o planejamento termina com os passos iniciais, está errado. É necessário saber, também, como executar tudo quanto foi decidido no ponto anterior. Na execução, é necessário definir quais são as mídias que serão utilizadas pela sua empresa. Entenda:

  • qual o orçamento disponível;
  • qual o obje
  • se você usará mídias tradicionais para complementar as digitais;
  • em quais canais seus consumidores mais passam o tempo (por exemplo, blogs, Facebook, Instagram etc);
  • qual o tipo de material que eles preferem (vídeos, textos, imagens, infográficos etc);
  • quais são as horas do dia em que os clientes mais verificam suas redes;
  • qual é o número de postagens ideal para cada uma das mídias;
  • quais são os assuntos mais pertinentes para seus usuários, fazendo um calendário organizado de publicações;
  • se você utilizará links patrocinados (como Google AdWords e Facebook Ads);
  • quais palavras-chave parecem fazer sentido para a campanha;
  • qual a linguagem favorita do seu público (informal ou formal);
  • Com qual ou quais fases da jornada de compra você vai focar? (descoberta de um problema ou solução; consideração de solução; decisão de compra);
  • se seu site está preparado para converter em lead os novos visitantes gerados por essa nova estratégia.

Essas definições são importantes para que você empregue seu tempo e suas atividades nos lugares certos e no momento mais adequado. Não adianta desenvolver um bom trabalho, mas postá-lo em locais em que seu consumidor não está ou usar mídias diferentes daquelas que ele prefere, não é mesmo?

Por isso, estude continuamente as preferências dos seus clientes. Além disso, você saberá o que fazer para que seu público se sinta satisfeito com suas produções e possam sentir maior confiança na sua marca.

Planejamento digital para acompanhar

Fazer os passos anteriores de forma correta não significa que você estará livre de modificações em seu projeto inicial. Pelo contrário, muitas ideias serão úteis para melhorar a relação que você tem com seus clientes e otimizar os custos gerados.

Se os resultados não forem próximos do que você imaginou, talvez há algum erro na forma com que você planejou sua estratégia. Isso não significa, porém, que tudo deve ser refeito, mas que você precisa encontrar os erros e modificá-los.

Para tanto, você deve planejar como você avaliará sua estratégia. Se você não fizer isso, pode encontrar falsas dificuldades. Por exemplo, na maioria das vezes, o número de comentários nas redes sociais não é um indicador confiável sobre a saúde das suas ações (clique aqui e descubra como e quais métricas acompanhar para saber se sua estratégia de marketing digital está dando certo).

Então, antes mesmo de começar a execução, defina um indicador-chave (KPI) para suas campanhas. Com eles, você pode ter um panorama mais completo para identificar se seus objetivos estão sendo atingidos. Um KPI muito utilizado é o ROI (Retorno sobre o Investimento). Ele consegue medir qual é o lucro que suas campanhas de marketing têm proporcionado para sua empresa.

Por fim, independentemente da mídia social utilizada, acompanhe os comentários dos usuários, o mesmo vale para os artigos que você publica em seu blog. Eles mostrarão qual é o nível de satisfação deles com sua empresa, além de ser uma ótima oportunidade de melhorar o relacionamento da marca com os clientes.

Por isso, responda, mesmo os clientes mais insatisfeitos. É uma ótima forma de fazê-lo continuar com vocês. Caso um usuário converse diretamente com você a partir das redes sociais, tente resolver o problema dele o mais rápido possível. Assim, ele ficará mais satisfeito com a sua marca.

Vale lembrar, entretanto, que as empresas precisam definir seus próprios indicadores, uma vez que têm metas diferentes.

Agora que você entendeu importância do planejamento no digital, é hora de colocar a mão na massa. Comece agora mesmo a planejar sua estratégia, entendendo quais são seus objetivos, obstáculos a serem vencidos, além de um real conhecimento do seu público-alvo. Dessa forma, você terá mais chances de ter campanhas bem-sucedidas. Acha isso muito difícil? Uma boa agência digital pode ajudá-lo nisso!

Curta agora mesmo nossa página no Facebook e receba conteúdo exclusivo em primeira mão na sua linha do tempo. Esperamos por você!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por