Blog 8D Hubify

Sistema de CRM Comercial: veja a relação com vendas e por que investir

9 minutos de leitura

Ao contrário do que se pensa, o sistema de CRM não se resume apenas a uma plataforma ou um software. Esse é um processo usado por startups, PMEs e grandes corporações para gerenciar e analisar interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

Com o objetivo de te ajudar a entender todo o universo dos CRMs, nós preparamos esse artigo completo sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é um CRM?

Customer relationship management (CRM), em português, gestão de relacionamento com o cliente, é um sistema que possibilita registrar e organizar todos os pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor da empresa.

Dessa forma, quando o profissional da equipe comercial entra em contato com um possível cliente, consegue armazenar na ferramenta dados como:

  • nome;
  • endereço;
  • telefone;
  • visitas ao site;
  • descrição de cada uma das interações. 

Assim, dados de clientes, leads e oportunidades ficam reunidos no em um único local.

O sistema de CRM vai muito além de uma lista de contatos, ele permite que sua empresa

construa um relacionamento duradouro com clientes e ofereça a melhor experiência aos consumidores durante todo o processo de venda.

Além de organizar a rotina de trabalho, o CRM também é importante para fazer abordagens mais eficazes. Desse modo, da próxima vez que tiver que entrar em contato, o vendedor terá à disposição o histórico de informações trocadas durante as ligações anteriores.

Quer mais uma boa notícia? Esse tipo de ferramenta é cada vez mais acessível! Hoje o CRM está disponível para todos os negócios, em opções com ótimo custo-benefício e fáceis de usar.

Como funciona um sistema de CRM?

Um CRM pode atuar de duas formas: no próprio computador ou na nuvem. O segundo grupo é mais prático e moderno, já que não exige a compra de servidores, nem uma equipe de TI no local para realizar a manutenção.

O software armazenado na nuvem, por outro lado, pode ser acessado a partir de qualquer navegador ou mesmo de dispositivos mobile, o que dá flexibilidade ao vendedor, que pode trabalhar e acompanhar seus contatos de qualquer lugar e de forma colaborativa.

O armazenamento na nuvem proporciona ainda outras vantagens, como segurança (os dados estão em servidores externos, espalhados pelo mundo), atualização automática e redução de custos.

Sem planilhas ou anotações desorganizadas e começando as com os dados do cliente em potencial na manga, o resultado é um time de vendas mais produtivo e eficiente, realizando um processo comercial simplificado e acelerado.

Quais são as vantagens do CRM no marketing?

Agora que já vimos sobre o que se trata um CRM e como ele opera, chegou o momento de entender quais são as vantagens desse software para o marketing. Acompanhe!

Gerenciamento de leads de entrada

No momento em que o negócio começar a crescer rapidamente, você poderá perder clientes potenciais qualificados, o que significa que perderá a oportunidade de obter transações valiosas.

Para permitir que o atendimento ao cliente acompanhe o crescimento do negócio, vincular toda a equipe ao sistema de CRM evitará perda de tempo e de clientes.

Por exemplo, o CRM pode organizar contatos e clientes potenciais de uma forma que sua equipe possa entender e também pode notificá-lo sobre cada novo cliente potencial conquistado, para que você não perca nenhuma transação.

Planejamento da jornada do cliente

Com o sistema de CRM, é possível evitar a perda de informações e facilitar o acesso aos dados mais relevantes para suas ações futuras.

Você pode utilizá-lo para segmentar as suas campanhas de e-mail marketing ou para qualificar ainda mais o lead antes de disponibilizá-lo para o time de vendas. Além disso, o uso desse software permite que você não envie materiais repetidos para um lead que não está pronto para recebê-los.

O mais importante é compreender qual é a necessidade do cliente em cada momento, ou seja, com um processo de personalização eficiente, a tendência é que as chances de sucesso do negócio cresçam de forma considerável.

Obtenção de dados

Com o CRM no setor de marketing você consegue obter dados mais relevantes que podem otimizar o desempenho do seu negócio. Afinal, ao investir nessa solução, você tem acesso a inúmeros relatórios com dados em tempo real, que também podem ser personalizados de acordo com o seu objetivo.

Com informações valiosas e precisas, a sua equipe consegue criar insights eficientes de modo a impactar o consumidor na hora certa. Com todos esses detalhes, outras ações da sua empresa podem ser otimizadas, como a sua estratégia de Inbound Marketing. O objetivo, portanto, é fornecer mais detalhes à criação de campanhas, ações e abordagens precisas.

Já que falamos em Inbound Marketing, que tal ver um vídeo sobre o assunto?

Identificação de novas oportunidades 

Com o uso de um sistema de CRM, é possível fazer a segmentação dos dados e, assim, identificar as melhores oportunidades de vendas para a sua empresa. Com isso, você consegue melhorar o ticket médio dos seus clientes e ter mais dinamismo no seu ciclo de vendas.

Porém, para aproveitar todos os benefícios de um CRM no marketing, você deve escolher uma solução de uma empresa que tenha experiência e credibilidade no mercado.

Como o CRM se relaciona com vendas?

Quando se pensa em CRM para vendas, estamos falando da parte de um CRM que se propõe ajudar sua empresa a vender mais em menos tempo. De forma inteligente, o CRM realiza tarefas simples de maneira automatizada para que sua equipe possa focar nas etapas importantes para a conversão de vendas.

Por exemplo, você está familiarizado com o termo funil de vendas? Ele representa todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a conversão final. 

Por isso, utilizar o CRM é tão importante para sua empresa. A melhor maneira de melhorar a eficácia do funil de vendas é controlando e registrando informações relevantes dos clientes.

Para o seu time, o CRM significa uma solução para auxiliar na gestão do pipeline e otimizar todo esse processo de captação de oportunidades, negociação e fechamento de vendas de forma rápida, organizada e bem definida.

Por que investir em um sistema de CRM Comercial?

Ainda precisa de motivos para se convencer de que investir em um CRM comercial é uma boa escolha? Então, confira alguns benefícios a seguir!

Centralização dos dados

No CRM, você tem os dados centralizados e organizados em um só lugar, de modo que todos na empresa consigam acessar as informações de que precisam a partir de uma plataforma. Isso inclui informações de contato, como e-mail e telefone, mas também dados mais elaborados, como o histórico de interações com sua empresa e o que já comprou de você.

Os líderes também têm uma visão ampla e integrada da empresa. É uma vantagem que permite tomar decisões embasadas e inteligentes, considerando as diversas áreas.

Aumento das vendas

Com o sistema de CRM os vendedores conduzem todo o processo de vendas a partir de um só lugar. As ferramentas costumam integrar com e-mail, calendário e softwares de automação de marketing, de forma que o vendedor não precisa desperdiçar tempo alternando entre uma e outra ferramenta.

Qual é o resultado? Vendas mais frequentes, inteligentes e rápidas. No CRM é possível construir ainda um processo de vendas, com um passo a passo para fechar negócios e reduzir o ciclo de vendas.

Fidelização de clientes

Atualmente, fidelizar um cliente é tão importante (ou até mais) do que conquistar novos, concorda? Se alguém comprou de você, é preciso conquistar esse consumidor para mantê-lo em sua base, e o CRM é capaz de ajudar muito nessa tarefa!

Com as informações disponíveis no software, você pode oferecer produtos que estejam no perfil do consumidor, trabalhar com marketing direcionado e acertar o timing de fazer contato e uma oferta, além de oferecer um atendimento extremamente personalizado. O resultado? Clientes fiéis!

Compreensão da perda de oportunidades 

Com o objetivo de facilitar o trabalho, algumas ferramentas de CRM oferecem registros dos motivos de perda, permitindo, inclusive, criar ações segmentadas com base em cada um deles. Estudar a fundo e agir sobre essas razões tende a alavancar o fechamento de negócios. 

Como saber se a sua empresa precisa de um sistema de CRM?

Ainda não sabe como identificar se sua empresa precisa ou não de um sistema de CRM? Confira abaixo alguns sinais que indicam que chegou a hora do seu negócio ter um CRM comercial! 

  • equipes que não trabalham fisicamente juntas;
  • necessidade de organizar processos e dados;
  • perda de clientes e vendas;
  • empresa crescendo mais rápido do que o esperado.

O que considerar ao escolher um CRM?

Depois de tudo que falamos até aqui, você decidiu investir em um sistema de CRM. Mas, está se perguntando por onde começar? Calma, nós te ajudamos com isso também!

Tamanho da equipe

Busque contratar uma solução que corresponda ao tamanho da sua empresa e ao quanto você planeja crescer.

Após isso, estruture ou organize seu processo de vendas, escolhendo o CRM que for mais adequado para a rotina do seu negócio. Separe e estruture os dados que serão enviados para a ferramenta, e ofereça treinamentos para as equipes que vão trabalhar diretamente com ela.

Características do sistema 

O sistema de CRM serve para organizações de todos os tamanhos. PMEs podem optar por uma solução voltada a times mais enxutos, que necessitam de agilidade no trabalho

Esse é um investimento menor, já que a ferramenta tem menos possibilidade de personalização, mas está de acordo com as necessidades desse tipo de negócio, oferecendo, por exemplo, automação e integração.

À medida que a empresa cresce, é possível incluir ferramentas mais sofisticadas, que ajudem os times a colaborarem entre si. Quando maiores, as organizações podem optar por ferramentas mais personalizáveis, que atendam a demandas específicas, além de comportarem um número maior de contatos.

Integrações

Possibilitar integrações é um dos principais atributos do sistema de CRM. A ferramenta deve conectar-se a outros softwares já utilizados pela empresa, permitindo que o vendedor otimize seu tempo.

Uma integração comum são softwares de ERP e controle financeiro. Conectando seu CRM ao ERP, você faz um controle fiel e certeiro das vendas e do faturamento, trazendo mais segurança para a sua empresa na hora de fazer os balanços de caixa e conciliações bancárias.

O mesmo precisa ser feito com ferramentas de automação de marketing e geração de leads

Quais sistemas de CRM a Hubify indica?

Se liga nas dicas que temos sobre empresas que são nossas parceiras especiais! 

RD Station

O RD Station CRM é uma plataforma intuitiva e fácil de usar, em poucas horas, você e seu time de vendas serão especialistas, sem a necessidade de horas de implementação. 

Com ele, você registra atividades, controla seu processo comercial e visualiza o desempenho de todo time em tempo real. O plano free é gratuito para sempre e não tem limite de usuários, negócios e contatos.

HubSpot

O HubSpot CRM, é usado pelas empresas para gerir o relacionamento com seu público-alvo. No software, fica registrada toda a jornada dos clientes, desde a primeira interação. E, ao acompanhar seu caminho percorrido, é possível identificar quais estratégias estão funcionando e o que pode ser otimizado.

Dessa forma, ao invés de armazenar os dados importantes em planilhas ou utilizar diferentes serviços, os negócios podem agregar tudo em uma única plataforma.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de tudo que rola no marketing digital!

Tainah Escocard
Publicitaria formada pela FAAP e apaixonada por marketing digital, especialista em negociação pela Universidade de Michigan, e Inbound Marketing pela Rock Content. Atualmente é sócia e CBDO da 8D Hubify.
Buscar por