Mamma Jamma

Tainah Escocard

Publicitaria formada pela FAAP e apaixonada por marketing digital, especialista em negociação pela Universidade de Michigan, e Inbound Marketing pela Rock Content. Atualmente é sócia e responsável pela área de Vendas e o Marketing Institucional da Hubify.

6 minutos de leitura

A pandemia teve grande impacto na economia, sendo necessário estimular novas práticas para se adaptar e reverter a situação. Se a transformação digital já era pauta para crescimento e renovação, agora ela se tornou indispensável para a sobrevivência dos negócios.

Um segmento bastante afetado pela pandemia foi o gastronômico. Assim, da noite para o dia, os restaurantes com atendimento “presencial” tiveram que fechar as portas, e as pessoas passaram a comer em casa, (o que mudou, inclusive, a geografia das refeições, já que os bairros comerciais ficaram vazios) gastando menos. Para aqueles restaurantes cujo faturamento dependia do contato com o público, redirecionar o negócio para delivery se tornou caso de vida ou morte!

Mamma Jamma já oferecia a operação de delivery, mas ela tinha uma representatividade pequena no faturamento total da rede, que conta com seis restaurantes físicos. Nesse contexto desafiador, a rede de pizzaria contou com a parceria com a Hubify para se adaptar rapidamente ao novo contexto de pandemia, e acabou se tornando um verdadeiro case de sucesso. 

Acompanhe este artigo e descubra como o marketing digital foi fundamental para que a receita de delivery crescesse 300% em 60 dias, sendo o suficiente para manter todos os 320 colaboradores da Mamma Jamma empregados durante a pior crise econômica da história. Boa leitura!

A história da Mamma Jamma

A pizzeria rústica foi Inaugurada em novembro de 2009, no bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro. Ela caiu no gosto do público desde 2015, presente nos bairros da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Botafogo e novos estabelecimentos em Salvador e Niterói.

identidade marcante, bom atendimento e marketing de boca a boca são diferenciais que a destacam no mercado, com presença, engajamento e autoridade da marca.

Até meados de 2019, sua presença digital não estava à altura do que já tinha conquistado no cenário offline, a rede de pizzarias contava com perfis em redes sociais como instagram, facebook e youtube, mas não existia um processo de fidelização e/ou pós-venda. A princípio, o processo de vendas online não era feito em todas as casas, pois, além das entregas via Ifood e Delivery, também era necessário reservar e retirar a pizza no local (take away).

Parceria Hubify & Mamma Jamma

Sabendo da necessidade de aumentar sua presença online, no segundo semestre de 2019, a Mamma Jamma buscou a Hubify para lhe ajudar a aumentar sua relevância, visibilidade e o engajamento da marca no mundo digital.

Outro objetivo do projeto era utilizar as redes sociais, como um portal para que as pessoas se informassem a respeito do restaurante. Além disso, a empresa buscava melhorar seu posicionamento nas buscas do Google, facilitando o acesso aos potenciais clientes.

Por meio dos serviços de Marketing de ConteúdoSEO e Social Media, a Hubify focou suas ações na atração do usuário de forma orgânica e no posicionamento da marca perante o seu público alvo. Além disso, utilizamos campanhas de anúncio para impulsionar artigos do blog e comprar palavras-chave para campanhas Institucionais no Google, atrelando o termo pizzaria à localização das casas.

O impacto da pandemia

Com a chegada da pandemia do Covid-19, o faturamento da Mamma Jamma encolheu em 70%, pois ele representava o faturamento das refeições nos salões. Nesse momento, 100% da operação migrou para o delivery e foi firmada uma nova parceria com o Ifood. Existia um receio muito grande se isso seria o suficiente para manter a saúde financeira da empresa, sem precisar desligar os colaboradores, em um momento delicado para eles se realocarem.

As oportunidades de negócio que precisaram do meio digital para serem efetivas se basearam na divulgação:

  • do serviço de delivery em todas as lojas (antes, apenas 2 de 8 operavam delivery);
  • da expansão da área de entrega;
  • do aumento no horário de funcionamento;
  • da implementação do cardápio no almoço (antes só atendiam das 17h às 23h);
  • da gratuidade na taxa de delivery;
  • via retargeting da Linha Exclusiva de vinhos MJ (necessidade de diminuir o estoque).

Dessa forma, a estratégia direcionou esforços para campanhas de anúncios, com destaque para os canais de Display Google AdsFacebook Ads, e segmentação de alcance por Geolocalização de Unidades, interesses do público-alvo, programação de horários e campanhas de sazonalidade.

O Marcello Poltronieri, fundador e CEO da Mamma Jamma, contou como tudo foi realizado desde o “susto” da pandemia até à implementação de um plano de ação ágil e assertivo, na Série de Webinars “De Quarentena com a Hubify“. Confira!

https://youtube.com/watch?v=lgOd7dnW24s%3Ffeature%3Doembed

E quais foram os resultados?

Como frutos dessa estratégia, tivemos:

  • 300% de crescimento dos canais digitais (em faturamento);
  • 173% de crescimento de pedidos (comparando a 1ª quinzena de março com a última de maio);
  • considerando o faturamento mensal pré-pandemia, a participação do delivery saltou de 30% para 80% daquele valor.
Fonte: Plataforma Ifood

Em relação ao aumento dos pedidos de delivery da Mamma Jamma (173%), você pode alegar que todas as operações de delivery elevaram seus pedidos. De fato, isso aconteceu na média, mas a Mamma Jamma viu seu número de pedidos aumentar quase três vezes mais do que a média nacional. Aqui, segundo a pesquisa realizada pela empresa de pagamentos Rede, o serviço de entrega a domicílio aumentou 59%.

Outro ponto positivo que aconteceu durante a pandemia foi a intensificação na indexação de palavras-chaves pelo Google, aumentando a visibilidade da marca quando seu público-alvo procurar pelos produtos que ela oferece. Em maio/20, pós-atualização do algoritmo do Googleas palavras indexadas aumentaram 171,26% em relação a abril/20, totalizando 2265 Kws indexadas.

Fonte: SEMrush

Quanto maior é o tráfego orgânico, menor é o custo por visualização, engajamento, da oportunidade e até mesmo do novo cliente ou nova venda. Apesar do número expressivo dos acessos vindos de campanhas paga no período da pandemia, graças ao conhecimento da marca e o trabalho anterior realizado nas outras frentes (Conteúdo e Social), os canais direto, orgânico e social corresponderam a 34,1% das oportunidades que foram direcionadas ao canal de delivery.

Por fim, vale a pena destacar talvez o resultado mais importante! Afinal, com os frutos da estratégia, surgiram condições para que não apenas 100% do time fosse mantido, como também recebesse novos benefícios ligados à saúde.

Qual o depoimento da Mamma Jamma?

Com a visão de Isabella Lobo, Gerente de Marketing da Mamma Jamma, confira seu depoimento.

A Mamma já era uma empresa consolidada no Rio de Janeiro e Salvador, justamente pela experiência gastronômica e pelo cuidado que oferecemos ao cliente. Assim, com a parceria, estamos prezando cada vez mais pelo lado humano, entendendo com quem e como falar, para estar próximo de todos que frequentam as nossas casas.

“Sinto que na Hubify, temos um objetivo em comum.” 

A princípio, nós já tínhamos uma presença digital forte, mas ainda existia um grande desafio na operação, isto é, absorver a demanda crescente por delivery, com a mesma qualidade anterior ao isolamento. Já para o futuro, a nossa missão é continuar absorvendo essa demanda do delivery e conciliar com a de unidades físicas. 

“A Hubify sempre me faz querer mais, e é exatamente o que a equipe Mamma Jamma espera para o futuro!”

Com a Hubify, vamos observar o comportamento e os novos hábitos de nossos clientes, para nos adaptarmos à realidade atual. Para proporcionar a mesma experiência e uma relação mais próxima ao consumidor, com o dobro do cuidado e muita responsabilidade. 

Planos para o futuro

Depois dos bons resultados, a Mamma Jamma se prepara para o “Novo Normal”, assim as lojas devem reabrir com 50% de capacidade.

Do ponto de vista de marketing digital, a empresa continuará focando a estratégia de solidificação da marca no meio digital, além de divulgar a abertura das lojas físicas continuar promovendo o serviço de delivery que veio para ficar.

O alto volume de novos clientes adquiridos na pandemia trouxe um novo desafio: como ser produtivo e assertivo, com grande número de clientes e prospects?  

Para lidar com esse novo contexto, estamos implantando a ferramenta de automação de marketing RD Station, com isso poderemos gerenciar melhor todo o fluxo de novas oportunidades, além do fluxo de relacionamento com os novos clientes, respeitando os diferentes tipos de comunicação para cada cluster de clientes. 

Essa história ganhou destaque nacional ao ser indicado como “Case de Sucesso – Como migrar do offline para o online” pela Resultado Digitais. Vale a pena assistir o nosso CEO, Fabio Duran, contar o case no Portal da RD.

E aí, curtiu esse case de sucesso? Agora você sabe como uma agência de marketing digital em performance pode ajudar na prática!

Quem sabe sua empresa não é a próxima parceria bem-sucedida com a Hubify? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!