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Quais são os tipos de relatórios da Hubspot?

7 minutos de leitura

Os relatórios de marketing do HubSpot permitem que você analise as tendências e padrões de comportamento do público-alvo. Dessa maneira, é possível entender melhor a eficácia das suas campanhas.

Com os tipos de relatórios certos, você pode acompanhar os resultados de todas as suas ações e obter insights, com o intuito de aperfeiçoar o que for necessário.  

Por exemplo, um gerente de marketing pode acompanhar o desempenho de sua equipe e elaborar técnicas eficazes para melhorar o desempenho de cada profissional a partir do relatório de insights.

Quer saber quais são os relatórios de marketing oferecidos pela HubSpot e como eles podem te ajudar? É só continuar a leitura!

Relatório de atribuição 

Os relatórios de atribuição são usados para ver as interações que os seus contatos têm ao longo da jornada do cliente. É possível utilizar diferentes modelos de atribuição para dar crédito a ativos e interações de uma forma que faça sentido para o seu negócio. 

Além disso, existem alguns tipos de relatórios de atribuição, são eles:

  • relatórios de atribuição de criação de contatos: pode te ajudar a compreender quais esforços de marketing geram mais contatos novos;
  • relatórios de atribuição de criação de negócios: te ajuda a entender quais esforços de marketing geram mais negócios novos no Marketing Hub Enterprise;
  • relatórios de atribuição de receita: podem te ajudar a compreender quais esforços de marketing geram as maiores receitas, porém está disponível somente para Marketing Hub Enterprise.

Como criar o relatório de atribuição?

  1. Na sua conta da HubSpot, acesse “Relatórios”, depois “Relatórios”;
  2. No canto superior direito, clique em “Criar relatório personalizado”;
  3. No painel esquerdo, selecione “Atribuição”;
  4. No painel direito, veja os relatórios de amostra de atribuição de receita disponíveis nas seções “Criação do contato”, “Criação do negócio” e “Receita”.
    1. para basear seu relatório em um relatório de amostra, selecione o “Relatório de amostra”;
    2. para iniciar seu relatório do zero, selecione “Criar um novo relatório do zero”;
  5. No canto superior direito, clique em “Avançar”. Em seguida, você será redirecionado ao criador de relatórios;
  6. Na parte superior do construtor de relatórios, clique no ícone de lápis para dar um nome para o relatório.

Relatório sobre a receita 

Você sabia que um dos relatórios de marketing disponíveis no HubSpot informa sua receita? Essa funcionalidade está disponível para os usuários do plano  Professional ou Enterprise, que podem personalizar esses relatórios ou criar um relatório personalizado do zero.

Quais são os tipos de relatórios sobre receita?

Atualmente, o HubSpot conta com 11 tipos de relatórios sobre receita:

  • Receita das empresas pela primeira conversão: é a receita total da empresa no período especificado, dividida pela primeira conversão;    
  • Receita das empresas pela origem: é a receita total da empresa no intervalo de tempo específico, dividido por origem;
  • Negócios fechados x Meta: a receita de negócios fechados comparada à cota da equipe ou uma meta personalizada. Este relatório é útil para avaliar o progresso da sua equipe e definir as metas de vendas atingíveis;
  • Previsão do negócio: o valor receita dos negócios em cada etapa do seu pipeline. Todas as negociações aparecerão, desde que tenham uma quantia associada a elas e a data de fechamento esteja dentro do prazo especificado no painel;
  • Previsão de negociações por proprietário: o valor da receita do negócio previsto para ser fechado para cada proprietário do negócio. A receita prevista é calculada multiplicando-se o valor da negociação pela probabilidade na fase da negociação; 
  • Classificação do negócio: os membros da sua equipe de vendas classificados pelo valor da receita do negócio fechado que eles trouxeram;
  • Classificação de receita do negócio: os proprietários do negócio classificados por seus valores totais de negócio previstos, detalhando os negócios por fase do pipeline. Este relatório é especialmente útil para rastrear o desempenho dos membros da sua equipe com base na receita projetada;
  • Receita do negócio por fase e tipo de negócio: os valores totais previstos para negócios em cada fase, detalhados por tipo de negócio. Os valores totais previstos são calculados multiplicando-se o valor da negociação pela probabilidade da fase da negociação;
  • Novos negócios criados: proprietários do negócio classificados pelo número de novos negócios criados, o valor total previsto de negócios abertos e o valor fechado no período selecionado. Negócios abertos são aqueles que não estão em fases de negócios fechados ou perdidos;
  • Valor do negócio recente por fonte: o valor do negócio recente associado a cada fonte de contato. Apenas negociações com contatos associados serão incluídas neste relatório;
  • Receita fechada por fonte: os valores de negócios fechados divididos pela fonte original de contatos associados. Somente os negócios com contatos associados serão incluídos neste relatório.

Relatório sobre chat e conversas de e-mails

Outra opção em meio aos relatórios de marketing do HubSpot é o relatório sobre chat e conversas de e-mails. Neles, você pode relatar o volume total de chats abertos ou fechados e conversas por e-mail que ocorrem na caixa de entrada. 

Como outros objetos na HubSpot, você pode usar informações sobre cada conversa que é armazenada em propriedades específicas de conversas para analisar as diferentes interações que estão acontecendo entre sua equipe e os visitantes do seu site

Você pode usar esses relatórios para analisar como as conversas são distribuídas em sua equipe na caixa de entrada, quais fluxos têm o melhor desempenho e quanto tempo seus visitantes do site estão aguardando uma resposta da sua equipe.

Como usar esses relatórios?

Há dois painéis padrão que permitem relatar suas conversas de chat e e-mail. Para adicionar um desses painéis à sua biblioteca de relatórios:

  • navegue até seus painéis da HubSpot, clicando no ícone de engrenagem no canto superior esquerdo da sua conta;
  • no canto superior direito, clique em “Criar painel”. Você será encaminhado à biblioteca do painel;
  • no painel esquerdo, selecione “Serviços”. Aqui você pode selecionar “Visão geral de chat” ou “Visão geral do e-mail”.

Já que estamos falando em e-mail, veja um vídeo sobre boas práticas dessa estratégia!

Relatório sobre termos rastreados em transcrições 

O relatório de termos rastreados serve para relatar gravações que são transcritas usando a Inteligência de Conversas (CI)

Ou seja, quando um termo é mencionado em uma gravação, esses dados ficam disponíveis no construtor de relatórios personalizados. Você também pode filtrar gravações na página de índice pelo termo rastreado. 

Os relatórios sobre os termos rastreados oferecem mais visibilidade sobre as tendências de chamadas e oportunidades de crescimento em sua equipe de vendas.

Você também pode usar termos rastreados nos critérios de registro de fluxo de trabalho e lista, além de configurar notificações para termos rastreados.

Como configurar termos rastreados para relatórios?

Para adicionar termos rastreados:

  • Na sua conta da HubSpot, clique no ícone de configurações na barra de navegação principal;
  • No menu da barra lateral esquerda, acesse “Chamadas”;
  • Clique na guia “Transcrição e Análise”;
  • Na seção “Termos Rastreados”, clique em “Editar termos rastreados”;
  • No painel direito, clique em “+ Adicionar categoria”;
  • Insira um nome de categoria e, em seguida, insira um termo rastreado no campo de texto;
  • Para adicionar mais termos rastreados a uma categoria, clique em “+ Adicionar termo rastreado”
  • Clique em “Salvar” para salvar suas alterações.

Relatório de funil personalizados

Com os tipos de relatórios de funis personalizados, você tem mais flexibilidade para analisar objetos e atividades na sua conta da HubSpot. A lista de relatórios permite gerenciar todos os relatórios padrão em sua conta e qualquer relatório personalizado criado por você.

Os relatórios de funil permitem analisar as taxas de conversão entre estágios, seja em um ciclo de vida ou em um pipeline de negócios, ou em um funil de eventos personalizado.

Parceria de sucesso

Em 2020, a 8D Hubify aceitou o convite para integrar o ecossistema da maior plataforma de marketing, vendas, atendimento e CRM do mundo, a empresa norte-americana Hubspot. 

Logo no primeiro ano de parceria, nos tornamos parceiros Gold, assim, conseguimos criar, implantar e gerir estratégias complexas nas 4 plataformas da marca.

E, em 2021, avançamos de tier na parceria, chegando à categoria Platinum!

A 8D Hubify pode te ajudar com as funcionalidades de relatórios e todas as demais oferecidas pela HubSpot! Acesse nosso site e confira nossas soluções de automação.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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