Aprenda a fazer um infográfico de forma rápida e simples

Rubens Netto

Rubens Netto

3 minutos de leitura

O infográfico é um material rico muito importante para as estratégias de marketing digital e de conteúdo. Ele é uma apresentação gráfica das informações, unindo o texto a imagens para facilitar a compreensão do leitor.

Porém, para atingir os resultados desejados é preciso unir um design atrativo com informações relevantes e didáticas para o leitor. Se você não sabe por onde começar a produção desse material, não se preocupe!

Preparamos este guia com o passo a passo para você desenvolver um infográfico incrível. Confira!

Crie a pauta e defina os objetivos do material

O ponto de partida de um material de qualidade é a pauta. Considere a persona e os objetivos para determinar o assunto tratado e os detalhes que devem compor o design e o texto. Uma dica para ajudar nesse momento é definir qual dúvida do leitor você pretende esclarecer com o infográfico e, a partir daí, determinar quais dados são realmente relevantes para a persona.

Nesse momento, você deve definir quais serão os tópicos abordados, o direcionamento da introdução e da conclusão, assim como a Call to Action (CTA). Nesses materiais não é comum fazer link building, já que eles são diagramados e transformados em imagens, então evite as opções que exijam linkagem para fazer sentido.

Desenvolva um título matador

O título do material deve ser chamativo para despertar o interesse do leitor, principalmente nos casos em que você disponibilizará o infográfico para download após o usuário se cadastrar na Landing Page. Ele deve ser adequado ao público-alvo e demonstrar que o conteúdo tem valor, com foco em atiçar a curiosidade.

Uma dica para garantir um título matador é ser objetivo: use poucas palavras para demonstrar de forma direta qual a finalidade do conteúdo e o valor que ele trará para o leitor. Adote uma linguagem próxima, que também poderá ser usada no restante do material.

Busque referências e dados relevantes

Boas referências são essenciais para desenvolver materiais ricos e interessantes, então dedique um tempo à pesquisa de fontes e dados que possam ser utilizados no desenvolvimento do texto. Depois você selecionará as informações para transformar a pesquisa e um texto relevante para o leitor.

Banner Topic Cluster

Dependendo do tipo de dados informados, como pesquisas, estudos, leis e regulamentos, salve a fonte para que seja usada nas referências do infográfico, no rodapé. Isso trará mais credibilidade para o material. Aqui é essencial redobrar a atenção para escolher fontes confiáveis e atualizadas.

Crie o texto do infográfico

Foque o desenvolvimento em pequenos blocos de texto, com informações diretas. Os infográficos não são muito extensos, então o segredo é investir na objetividade e na clareza do texto. Vale negritar termos importantes e apostar em listas e bullet points para facilitar a leitura.

Siga a estrutura pensada na pauta e, se necessário, faça pequenos ajustes para que ele atinja os objetivos. Depois revise todo o texto para verificar a coesão e a coerência, além de evitar erros gramaticais e ortográficos.

Defina o estilo do material

Depois de concluir a pesquisa e redigir o texto, é hora de definir o estilo do seu infográfico. Você deve pensar em como as informações serão organizadas escolhendo um tipo de grade. Nesse momento, é preciso considerar o fluxo de dados e a ordem de leitura. Também é preciso focar em detalhes como:

  • template utilizado;
  • paleta de cores;
  • fonte do texto;
  • tamanho do infográfico;
  • estilo das ilustrações.

Conheça as ferramentas para criar um infográfico

Finalmente, é preciso conhecer as ferramentas que podem ser usadas para criar o infográfico. A primeira delas é o editor de texto, onde você deve desenvolver o conteúdo escrito estruturado com título, intertítulos e a formatação desejada. As opções mais comum são o Word, o Google Docs, o LibreOffice e o PowerPoint.

Depois de organizar as informações, é hora de preparar o design. A ferramenta mais conhecida quando se fala em materiais gráficos é o Photoshop, mas para quem não domina o programa ou busca mais praticidade, existem outras opções que podem ser usadas, como:

  • Canva: traz uma biblioteca de templates e várias funcionalidades gratuitas;
  • Venngage:plataforma voltada para a criação de infográficos com planos gratuitos e pagos;
  • Piktochart: conta com diversos templates prontos e diferentes planos de uso.

Depois de produzir o infográfico, não se esqueça da divulgação. O ideal é criar uma landing page para ofertá-lo aos leitores, assim você consegue conhecer melhor o público que teve acesso ao material e consegue gerar mais leads para a sua empresa.

Gostou do artigo? Se você quer se aprofundar no assunto, veja agora mesmo qual o papel da landing page para o seu negócio!

Posts Relacionados