Tudo que você precisa saber sobre escaneabilidade de artigos

Rubens Netto

3 minutos de leitura

O marketing de conteúdo é uma estratégia importante para aumentar a autoridade da marca e educar os consumidores durante a jornada de compra com o objetivo de despertar o interesse dele nos produtos ou serviços da empresa e, ao final, fechar a venda. Então é preciso conhecer as melhores técnicas na hora de escrever os artigos, como a escaneabilidade.

Ela tem o objetivo de proporcionar uma experiência mais agradável para os usuários e facilitar a leitura dinâmica. Por isso mesmo, preparamos este guia com as principais informações sobre o assunto. Continue com a gente e saiba mais!

Os hábitos de leitura na web

A produção de conteúdo para o web tem o objetivo de entregar valor e engajar os leitores, mas antes de tudo, você precisará convencer os usuários a ler tudo o que foi escrito. Para isso, é importante conhecer os hábitos de leitura para conseguir entregar um artigo que desperte o interesse e facilite o consumo das informações.

Os usuários da web não leem mais palavra por palavra em cada página que acessam: agora, eles focam na aplicação de técnicas de leitura dinâmica e na busca por pontos mais relevantes do texto. Uma pesquisa feita pelo Nielsen Norman Group levantou alguns dados interessantes sobre isso:

  • apenas 16% dos usuários leem todas as palavras;
  • 79% dos usuários fazem um escaneamento do texto.

Além disso, outras pesquisas já demonstraram que os usuários leem apenas cerca de 50% do conteúdo. Por isso mesmo, ao produzir um artigo é necessário aplicar técnicas que estejam de acordo com os hábitos de leitura para atingir os resultados desejados.

Leitura em F

A leitura em F já é um fato bastante conhecido entre produtores de conteúdo para o marketing digital. Ela funciona assim: ao acessar uma página, o visitante faz uma leitura dinâmica para avaliar se o texto atenderá às suas expectativas, observando os pontos de atenção da página.

Em seguida, ele faz duas leituras horizontais (os dois primeiros parágrafos) e depois escaneia o lado esquerdo da página para conferir o restante do artigo. Isso é feito de forma automática, ou seja, não é um comportamento planejado pelo leitor, mas um hábito comum quando se pesquisa informações na internet e tem como objetivo otimizar a busca pelos resultados desejados.

Portanto, ao desenvolver o conteúdo é importante investir nos dois primeiros parágrafos para mostrar ao usuário que as informações repassadas ali são importantes e trarão valor. Depois, monte o texto com intertítulos, negritos e listas para que o leitor consiga identificar os assuntos abordados e pontos mais relevantes.

Informação em outros formatos

Os textos não devem ser o único formato utilizado para fornecer conteúdos aos usuários da web. As imagens, os vídeos e os podcasts ganham cada vez mais espaço. Uma pesquisa realizada pela Hubspot revelou dados importantes sobre isso, por exemplo:

  • as pessoas retêm 65% das informações repassadas por imagens combinadas com textos;
  • a projeção é de que,  até 2021, 82% do tráfego da internet seja feito a partir de vídeos;
  • em 2018, 54% dos usuários queriam mais conteúdos em vídeos das marcas ou empresas;
  • infográficos aumentam o tráfego em até 12%.

Dessa forma, ao trabalhar a estratégia de marketing de conteúdo, vale a pena investir em outros formatos para facilitar a absorção do conteúdo pelo leitor. Além disso, as imagens utilizadas em posts e os infográficos também podem ser usados para aumentar a escaneabilidade.

Os benefícios de um conteúdo escaneável

A escaneabilidade ajudará a manter o usuário interessado no seu conteúdo ao proporcionar uma experiência mais agradável durante a navegação e a leitura. Mas esse não é o único benefício. Confira a seguir outras vantagens de investir nessa estratégia!

Garantia de um conteúdo mais didático

Um dos objetivos dos conteúdos divulgados nos blogs empresariais é educar o cliente enquanto ele passa por todas as etapas do funil de vendas. Mas para que você obtenha os resultados esperados, as informações devem ser repassadas de forma clara e didática. Aqui, a escaneabilidade é uma ferramenta importante para ajudar a estrutura o artigo de forma que facilite a compreensão e destaque as informações mais relevantes.

Melhoria no SEO dos posts

As estratégias de SEO tem o objetivo de fazer com que os motores de busca encontrem o post para apresentá-lo nos resultados de pesquisa. O uso de intertítulos, a aplicação correta da palavra-chave e a criação de conteúdos relevantes melhoram o posicionamento do artigo nas buscas. Nesse cenário, a escaneabilidade pode ajudar na aplicação das boas práticas de SEO, potencializando os resultados.

Aumento da taxa conversão

Os resultados obtidos por meio das estratégias de SEO junto à melhoria na experiência do usuário gerada pela escaneabilidade ajudarão a aumentar a taxa de conversão do site. Isso acontece porque os leitores permanecerão por mais tempo navegando na página e estarão mais propensos a clicar em outros links do site.

Então, este post esclareceu suas dúvidas sobre a escaneabilidade? Se você busca melhores resultados para a sua estratégia de marketing digital, aproveite para conferir o nosso guia completo sobre SEO!

Posts Relacionados