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Storyboard: o que é e como utilizar em sua estratégia de marketing

5 minutos de leitura

O storyboard é a solução, como storytelling, para que sua empresa crie vídeos mais relevantes e eficientes na transmissão da informação. Sim, estamos falando sobre garantir a melhor experiência de entendimento para seu público, ao interagir com suas estratégias de marketing.

Mas, por que os vídeos são tão importantes e apontados como tendência para os próximos anos? Simples, porque de todos os conteúdos que seus potenciais clientes vão receber no e-mail, aqueles em formato diferenciado e mais interativos serão os que ganharão sua atenção.

Então, quer saber como o Storyboard pode ajudar ainda mais nesse panorama? Descubra a seguir!

O que é Storyboard?

O storyboard é um rascunho ilustrado que alinha imagens e conteúdos apresentados na sequência de uma história em vídeo. Dessa forma, é feito como uma história em quadrinhos, onde cada cena recebe notas sobre o que deve acontecer e ser transmitido ao público.

Ele é composto por uma série de quadrados com ilustrações ou fotos representando cada tomada, com notas sobre o que está acontecendo e o que está sendo dito no roteiro durante aquela tomada. 

Como um script, o seu storyboard te orienta visualmente durante todo o processo de produção. Assim, ao planejar seu vídeo, você sabe quais tomadas precisa criar e como fazer isso. Você pode obter o feedback de outras pessoas desde o início e fazer ajustes simples em seu storyboard, em vez de fazer grandes mudanças durante a filmagem.

Independentemente do seu orçamento ou experiência de design, você será capaz de criar um mapa claro que vai te orientar durante a produção.

Quais são os tipos de Storyboard?

1. Tradicional

Os storyboards tradicionais envolvem uma série de esboços conceituais a lápis que ajudam o produtor a visualizar sua ideia inicial, antes do início de qualquer filmagem ou animação.

Eles ainda são muito comuns na indústria de TV e cinema, pois permitem que alterações sejam feitas de forma rápida e econômica.

Assim, o seu maior benefício é auxiliar a equipe de animação a seguir a sequência corretamente.

2. Miniatura

Geralmente, um storyboard em miniatura é utilizado por uma equipe pequena, ou que já tem um bom entendimento sobre como retratar visualmente a sua ideia. 

Eles são muito rápidos e fáceis de criar, pois nenhum texto é necessário e os esboços não precisam ser particularmente detalhados. 

3. Digital

Um storyboard digital é perfeito para vídeos animados, porque você pode usar os gráficos exatos que serão mostrados no vídeo final. Isso permite que todos os envolvidos tenham uma prévia de como será o produto final!

Isso garante que ocorram menos alterações no futuro, e também permite que nossos clientes tenham mais informações sobre a aparência de seu vídeo.

Como utilizar o Storyboard em sua estratégia de marketing?

Usualmente, a produção do storyboard é realizada pela equipe de criação, mas como ele deve transmitir todos os detalhes da estratégia, uma equipe de marketing pode fazer outras contribuições.

Foque a narrativa do storyboard na persona

É preciso considerar qual sequência de ações, perspectivas, enquadramentos, composições e demais elementos da cena vão contribuir para o engajamento e experiência da persona.

Desenhe manualmente ou use ferramentas de criação

O seu esquema vai acompanhar a sequência do roteiro do vídeo, que já foi elaborado. Assim, a etapa seguinte é refletir sobre todo o enredo e as mensagens que devem ser comunicadas.

Depois dessa reflexão, é hora de desenhar as cenas, determinar as escritas e falas em cada uma delas. Essa etapa pode ser feita em esboço manual, ou com ferramentas de criação.

Aproveitando que estamos falando sobre vídeo, que tal entender a importância do audiovisual?

Use uma versão beta do áudio para sincronizar com as cenas

É o que vai formar uma sincronização narrativa do que está representado no desenho, com o áudio que será utilizado para o vídeo em sua versão final. Essa etapa permitirá avaliar se a experiência com o conteúdo está alinhada com os objetivos da estratégia.

Quais os benefícios de usar vídeos em sua estratégia de automação de marketing?

Adicionar a criação de um storyboard pode aumentar o tempo para que o seu vídeo seja concluído, porém, também diminui o número de ajustes, uma vez que ele determina o que precisa constar em cada cena.

Ou seja, é uma etapa preventiva que traz benefícios para o aumento da eficiência na execução do projeto, e, por consequência, em seu alinhamento com a estratégia de vídeo marketing. Afinal de contas, a descrição detalhada pode transmitir algumas informações que até então não estavam explícitas.

Um bom storyboard ajuda a descobrir os detalhes essenciais, como ângulos de câmera, narrações, efeitos sonoros e efeitos especiais. Ele garante que seu vídeo seja exatamente o que você imaginou, assim a sua equipe entende como deve ser o produto final e ajuda a se manter fiel a sua estratégia de marketing.

Além disso, a criação de um storyboard facilita o entendimento do time sobre aquela demanda, afinal, você pode mostrar exatamente como seu vídeo será mapeado, facilitando a produção.

E no longo prazo, você economizará tempo em revisões futuras. Isso não apenas ajudará a explicar sua visão para a equipe, mas também tornará o processo de criação mais tranquilo.

Quais as melhores ferramentas para Storyboard?

Não existe uma relação entre o uso de ferramentas e a qualidade do storyboard, assim, desenhar de forma livre ou utilizar os recursos tecnológicos não afetará em sua contribuição para o projeto.

No entanto, alguns profissionais preferem usar tais ferramentas, seja por não gostarem de desenhar, ou pela forma como eles estruturam as etapas. Entre os mais utilizados, podemos citar:

O Storyboarder e o Plot são soluções gratuitas, enquanto o Boords e o Storyboard That são ofertados em versão online. Alguns profissionais também usam o Canva para seu desenvolvimento.

O uso do storyboard não é exatamente novo, as produções da Disney e do Mickey Mouse já utilizam essa ferramenta. Assim, o diferencial está em transportar essa solução para suas estratégias de vídeo marketing.

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Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
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