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Como o mapeamento da sua persona impacta na assertividade da estratégia digital?

3 minutos de leitura

Em algum momento você deve ter se perguntado: como vender meus produtos pela internet? Sabemos que o marketing digital tem se tornado cada vez mais atraente, trazendo muitos empresários para o ambiente virtual.

Neste texto vamos entender o que é uma buyer persona, como escolher uma e porque é importante mapear sua persona. Continue a leitura!

O que é uma persona?

Imagine se pudéssemos entender como nossos clientes pensam. Ficaria muito mais fácil aumentar o número de vendas, além de promover a satisfação, não é mesmo? E isso é possível devido à persona! 

Uma buyer persona (personalidade de comprador) é um personagem fictício que abrange as várias necessidades, objetivos e padrões de comportamento entre seus clientes reais e potenciais. Sendo assim, ajudam a entender melhor como eles pensam e agem. 

É bem comum empresas de grande porte terem diversas personas para atender diversas áreas em que podem atuar. Com isso, se responde a pergunta: como captar clientes pela internet?

Persona vs público-alvo 

Antes de falarmos do mapeamento, precisamos entender a diferença entre público-alvo e personas. Embora tenham semelhanças, a diferença é primordial para saber como agir.

  • público-alvo: é a parcela do mercado que pode se beneficiar do consumo de seus produtos;
  • personas: diz respeito à personificação do público-alvo. Ou seja, identifica quem pode se beneficiar de usar seus produtos e construir as atitudes que essa pessoa pode ter.

Como divulgar minha empresa na internet?

Se você já se perguntou como divulgar minha empresa na internet, saiba que as estratégias de marketing de conteúdo podem ajudar. Porém, antes é preciso definir os canais de comunicação que vai utilizar e manter uma interação com o público. Afinal, ele vai cobrar isso da sua empresa. E, é aí que o mapeamento entra. 

É com esses canais que irá gerar conteúdo atrativo e também se comunicar com seu público-alvo. As personas escolhidas são fundamentais para identificar qual tipo de conteúdo mais a agrada e atrai. Fora que com esse material pode divulgar e otimizar a comunicação com seus clientes.

Por que mapear a persona?

Já tentou chegar em algum lugar que não conhece, sem se basear num mapa? Os direcionamentos do mercado digital são todos mapeados por estratégias e táticas de vendas. Então porque não aplicar isso nas personas? 

Por meio do mapeamento da persona é possível entender toda a rotina dos seus clientes dentro do meio digital, além de identificar alguns itens de grande importância e que podem fazer toda a diferença no momento da venda, tais como:

  • rotina de visitação;
  • qual setor eles mais procuram;
  • como se comportam com o chat;
  • interação com postagens;
  • quantas vezes acessam seu site;
  • quantas vezes colocam produtos no carrinho;
  • quais as dúvidas;
  • quais as objeções.

Com essas informações, o empresário pode entender melhor onde aplicar seus investimentos e em quais momentos é mais assertivo trazer uma promoção. 

Mapeamento de personas é essencial e inovador. Para finalizarmos, é importante saber que existem diversos tipos de personas que podem ser alocadas em sua estratégia, tais como:

  • buyer persona: que estuda o jeito que seu público-alvo costuma comprar;
  • audiência persona: que identifica o tipo de audiência que sua página atrai;
  • brand persona: que humaniza sua marca, sensibiliza o público.

São diversas maneiras de incluir personas na sua área, escolha uma e mapeie, trazendo resultados imensos para seu negócio.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais!

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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