Como otimizar o funil de vendas da sua agência

Giovana Rodrigues

Giovana Rodrigues

2 minutos de leitura

A jornada que o seu lead percorre nada mais é do que um modelo estratégico, para otimizar o funil de vendas do cliente em potencial. Isso faz com que o processo de vendas seja padronizado, pois o funil é estruturado de forma visual, e nele você acompanha a descoberta do lead e da sua necessidade, o entendimento sobre o produto/serviço em questão e por fim, a conversão em venda

 

Mas hoje em dia, apenas o funil de vendas não é suficiente. Pensando nisso, elaboramos este artigo para abordar o tema, com algumas práticas que vão ajudar você a aumentar sua taxa de conversão. Boa leitura!

 

A base do funil de vendas

Confira uma prévia de como esse método é útil durante a jornada de compras da sua persona, por meio de topo, meio e fundo de funil.

 

Organizar as expectativas

Essa fase inicial é de grande importância, pois a evolução do seu processo não será de um dia para o outro, sendo essencial para melhorar cada etapa do funil. Lembre-se, uma negociação não significa fechar negocio de imediato! 

Aqui, alinhar os dados e trabalhar o Inbound Marketing do seu negócio, são pontos cruciais para somar na etapa final da conversão.

 

Falhas na atuação comercial

Também vale a pena mencionar o uso de Benchmarking para conhecer melhor suas taxas de conversão do funil. Com esse processo, você consegue comparar as suas taxas com as de seus concorrentes, e a partir dos dados alinhados, você terá o seu funil de vendas otimizado. 

 

Para contornar essas falhas, é preciso elaborar uma estratégia com base em objetivos e gatilhos claros, além de entender os passos da sua negociação, e onde acontecem as maiores perdas.

 

Gatilhos importantes para cada etapa do funil de vendas

 

Qualificação

A primeira etapa se baseia em verificar se o lead combina com a sua persona, e tem relação com a proposta da empresa.

 

Briefing

Depois, é preciso saber a dor do lead, para entender a necessidade e agendar uma reunião com as propostas de soluções.

 

Solução

Em seguida, chegou a hora de apresentar as soluções a respeito das dores passadas na primeira etapa, e após isso planejar as ações futuras.

 

Negociação

É nesse momento que se inicia a negociação, sendo assim a criação de escopo, e em seguida apresentar os valores e possíveis prazos.

 

Fechamento

Para finalizar, é o momento de garantir o fechamento e depois comemorar. Depois de muito trabalho e organização nas etapas, o cliente foi conquistado!

 

A importância do Funil de Vendas

 

Portanto, se você conseguir identificar as etapas do funil de vendas e desenvolvê-las de forma eficiente, estabelecendo processos estruturados e ágeis, é possível engajar o seu público-alvo e aumentar a taxa de conversão das suas vendas. Assim, é notável a importância de um funil de vendas sólido e compatível com os processos da sua empresa. 

 

Assim a integração de marketing e vendas se estabelece de forma mais orgânica, e esse entrosamento é refletido diretamente nas vendas. Quanto mais a trajetória do lead entre as etapas do funil forem harmônicas, agradáveis  e compatíveis com a sua necessidade, maior é a chance de conversão, por isso não economize tempo na hora de elaborar essa caminhada de otimização de venda.

 

Espero que tenha gostado de saber mais sobre o Funil de Vendas. Agora, faço um convite a você para ler o nosso artigo sobre funil misto e ampliar seu conhecimento a respeito do tema!

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados