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Google Page Experience: saiba tudo sobre a nova atualização do Google

3 minutos de leitura

Recentemente, o Google informou o lançamento de uma atualização, que promete abalar as estruturas do mundo do SEO, se trata do Google Page Experience

Não é novidade que ao construir um site, um dos principais pontos que devem ser analisados é a experiência do usuário, ou seja, proporcionar a melhor possível para as pessoas que acessam o seu site. No entanto, a partir de 2021, se você não oferecer uma boa experiência de navegação aos visitantes, será difícil alcançar as primeiras posições do Google. 

Neste material, você vai aprender:

  • o que é o Google Page Experience;
  • quais são as novas métricas que farão parte dessa atualização;
  • como preparar o seu site para essa atualização do Google.

Boa leitura!

O que é o Google Page Experience?

É a nova atualização do Google, que vai incorporar três métricas novas para ajudar a analisar a experiência do usuário, dentro do seu site. Confira quais são elas, em seguida!

Large Contentful Paint (LCP)

Essa métrica vai analisar o tempo de carregamento do maior conteúdo da sua página, que deve ser igual ou inferior a 2,5 segundos para ser considerado um tempo de carregamento bom.

First Input Delay (FID)

Esse item é responsável por medir o tempo que o site demora, para responder a um comando dado pelo usuário. Entende-se por comando, por exemplo, a ação de clicar em algum botão.

Nesse caso, o tempo ideal deve ser igual ou inferior a 100 milissegundos.

Cumulative Layout Shift (CLS)

Aqui, visa medir a estabilidade do layout do site, ou seja, vai analisar se os elementos do site mudam de lugar sem necessidade, enquanto ela é carregada. Essa ação acaba atrapalhando a experiência de navegação do usuário. 

A nota deve ser igual ou inferior a 0,1.

É importante frisar que o Google Page Experience não será composto apenas dessas três novas métricas, mas também dos demais itens que já são utilizados para analisar a experiência de navegação do usuário. Acompanhe quais são os outros componentes!

  • HTTPS: um dos pontos fundamentais é a segurança do seu site, portanto, é fundamental que ele tenha um certificado de segurança instalado;
  • Mobile friendly: é de extrema importância que o seu site seja responsivo e adaptável para todos os dispositivos mobile;
  • Safe-browsing: é preciso oferecer uma navegação segura ao usuário, sem a exibição de conteúdos maliciosos. Para saber se o seu site tem problemas de segurança, você pode acessar o próprio search console, e descobrir por meio do relatório de problemas de segurança;
  • Intrusive interstitials: Também é essencial que seu site não tenha elementos invasivos, impedindo o usuário de consumir tal conteúdo como pop-ups e banners, que aparecem para o usuário e atrapalham a leitura das informações, prejudicando a experiência do usuário no site.

Abaixo, temos uma imagem que ilustra com clareza todos os itens que mencionamos até aqui:

Como preparar o meu site para a atualização do Google page experience?

O Google lançou essas informações, para que os administradores dos sites se preparem para quando essa atualização, de fato, entrar em vigor. Além disso, ele atualizou algumas ferramentas que vão ajudar na adequação, entre elas podemos citar:

Google Search Console

Está disponível no Google Search Console um novo relatório, que analisa as novas métricas essenciais (core web vitals).

Google PageSpeed Insights

O Google PageSpeed Insight também foi atualizado, agora as novas web core vitals (métricas essenciais da web) estão disponíveis neste relatório. 

Como vimos, a experiência do usuário nunca foi tão importante como é agora. Por isso, é importante analisar, com cautela, todos os pontos do seu site, tanto elementos de SEO on e off page, seguindo as diretrizes e boas práticas do Google, quanto o tempo de carregamento e a experiência de navegação.

Agora que você sabe mais sobre o Google Page Google Experience, entre em contato conosco e descubra como melhorar a performance do seu site!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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