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Quer aumentar o tráfego do seu site em 5x? Use uma tática simples de SEO para redatores

6 minutos de leitura

Você provavelmente já sabe que existe um algoritmo do Google, que controla como o principal mecanismo de busca do mundo retorna seus resultados, não é mesmo?

Esse é o molho secreto do gigante das buscas, trancado em uma caixa preta. Mas você sabia que as decisões tomadas sobre o que aparece nessas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) são feitas em parte por uma série de subalgoritmos que foram adicionados ao longo dos anos?

O RankBrain, lançado em 2015, é um componente chave do Google. Ele usa aprendizado de máquina, uma forma de inteligência artificial, para interpretar consultas de pesquisa, entender o contexto e fornecer resultados de pesquisa altamente relevantes. O RankBrain se destaca em decifrar os milhões de pesquisas diversas e complexas feitas todos os dias, muitas das quais o sistema do Google nunca encontrou antes.

Seu papel na Pesquisa do Google é substancial, atuando como o guardião silencioso do vasto repositório de informações da Internet. Se conseguirmos refinar e reordenar os resultados de pesquisa a nosso favor, os ganhos de tráfego podem ser enormes.

Em uma pesquisa da First Page Sage, é possível ver a enorme diferença que cada posição faz em termos de taxa de cliques e, portanto, tráfego. Sair do 7º lugar para o 2º representa mais de 5x o tráfego!

Recurso de pesquisa do GoogleCTR
Posição do anúncio 12,1%
Posição do anúncio 21,4%
Posição do anúncio 31,3%
Posição do anúncio 41,2¨%
Posição do pesquisa 139,8%
Posição do pesquisa 218,7%
Posição do pesquisa 310,2%
Posição do pesquisa 47,4%
Posição do pesquisa 55,1%
Posição do pesquisa 64,5%
Posição do pesquisa 73,4%
Posição do pesquisa 82,6%
Posição do pesquisa 92,4%
Posição do pesquisa 10 (se presente)2,2%

Então, como podemos fazer essas melhorias aparentemente pequenas que geram ganhos tão grandes? Bem, existem duas métricas principais que o RankBrain recompensa, e ambas decorrem do motivo pelo qual o RankBrain foi criado em primeiro lugar — para fornecer aos pesquisadores o conteúdo mais útil.

  • CTR
  • Tempo de permanência 

Como melhorar a taxa de cliques (CTR)?

CTR é uma métrica chave em SEO. Ele mede o número de cliques que os anunciantes recebem em seus anúncios por número de impressões. 

Atingir um CTR alto é uma meta para qualquer estratégia de marketing digital porque afeta diretamente o seu Índice de qualidade, influenciando quanto você paga cada vez que alguém clica no seu anúncio do Google. 

Aqui estão algumas etapas práticas para melhorar a CTR:

Otimize as tags de títulos

As tags de título devem ser relevantes, atraentes e incluir sua palavra-chave alvo sempre que possível. Adicionar gatilhos mentais também pode aumentar a CTR.

Use números e colchetes nos títulos

De acordo com um estudo da HubSpot e da Outbrain, títulos com números e colchetes superam aqueles sem colchetes em 33%

Otimize as meta-descrições

Embora as meta-descrições não afetem diretamente as classificações de SEO, elas podem aumentar seu CTR. Certifique-se de que sua meta-descrição explique claramente por que alguém deve clicar em seu resultado, inclua sua palavra-chave de destino e use outras palavras-chave de intenção de pesquisa para ajudá-lo a se destacar.

Como aumentar o tempo de permanência?

O tempo de permanência é a quantidade de tempo que um usuário gasta em sua página depois de clicar em sua listagem na SERP. Quanto maior o tempo de permanência, melhor, pois indica ao Google que os usuários consideram seu conteúdo valioso

Aqui estão algumas estratégias para aumentar o tempo de permanência:

Crie conteúdo envolvente e acima da dobra

A primeira parte do conteúdo que os usuários veem quando visitam seu site é crucial. Certifique-se de que seja envolvente e relevante para a consulta de pesquisa do usuário.

Escreva introduções atraentes

Boas introduções prendem o leitor e dizem exatamente o que ele está prestes a receber. Isso remonta à intenção de pesquisa.

Aborde o tópico completamente

Certifique-se de que seu conteúdo forneça uma resposta abrangente à consulta do usuário. Não deixar nenhuma peça faltando aumenta a probabilidade de os usuários permanecerem em sua página por mais tempo.

Adicione um toque pessoal

Compartilhar experiências ou percepções pessoais pode ajudar a criar confiança com seu público e tornar seu conteúdo mais envolvente.

Torne seu texto fácil de ler

Divida seu conteúdo com marcadores, títulos, texto em negrito e imagens para facilitar a leitura.

Como implantar a Estratégia de distância de ataque?

Para começar, identifique as páginas em seu site que estão dentro da “distância impressionante” de uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa. Estas são as páginas que estão perto de garantir uma posição de destaque, mas requerem alguma otimização. 

Ao identificar essas páginas, você pode concentrar seus esforços em maximizar seu potencial e aumentar sua visibilidade.

Para encontrar essas páginas candidatas:

URL da páginahttps://hubify.com.br/marketing-digital/tipos-de-kpis/ 
ConsultaTipos de KPIs
Impressões5.342
Cliques 321
CTR5,9%
Posição12
Meta-título Conheça os tipos de KPIs mais eficazes para sua estratégia de marketing
Meta-descriçãoEntender os tipos de KPIs está totalmente relacionado com o crescimento da empresa e um acompanhamento constante do desempenho. Confira!
Ideias para melhorar o tempo de permanênciaAdicionar vídeo explicativo de KPI Modelo de rastreador de KPI para download para Excel? Mais exemplos do mundo real

Agora, sua lista de tarefas é:

  1. Melhore o meta título e a descrição para serem mais clicáveis ​​por humanos. Sim, deve incluir sua palavra-chave de foco, mas, em última análise, o objetivo é ganhar o clique.
  2. Aprimorar o artigo, tornando-o mais aprofundado e oferecendo um recurso mais abrangente ao leitor, conforme explicado na seção Tempo de Permanência acima.
  3. Verifique no Search Console em duas semanas para ver se há uma diferença no CTR — lembre-se de alterar o intervalo de datas dos dados para comparar antes da alteração com as duas semanas desde suas melhorias.
  4. Procure no Google Analytics e compare a métrica 'Tempo médio de engajamento' (anteriormente 'Tempo médio na página' pré-GA4) para sua página antes e depois de melhorar o conteúdo.

Qual é a importância do acompanhamento e análise de resultados?

Para avaliar a eficácia de seus esforços de SEO, é essencial acompanhar e analisar os resultados. Utilize ferramentas como o Google Analytics para monitorar o tráfego do site, o comportamento do usuário e as conversões. 

Identifique padrões e tendências e ajuste suas estratégias de acordo. Ao analisar regularmente os dados, você pode tomar decisões baseadas em dados para otimizar continuamente o desempenho do seu site.

É possível escalar a estratégia de distância impressionante?

Depois de otimizar com sucesso as páginas dentro da distância impressionante, expanda seus esforços para outras páginas relevantes em seu site. Ao empregar as mesmas táticas e estratégias, você pode ampliar seu sucesso de SEO e aumentar o tráfego do site em várias páginas. Consistência e persistência são fundamentais para alcançar resultados a longo prazo.

O que podemos concluir?

A estratégia de distância impressionante é um método poderoso para melhorar o CTR e o tempo de permanência do seu site, levando a classificações de pesquisa mais altas. Ao entender o algoritmo RankBrain do Google e implementar as estratégias descritas neste artigo, você pode melhorar significativamente seus esforços de SEO. 

Lembre-se, SEO não é uma tarefa única, mas um processo contínuo. Monitore regularmente o desempenho do seu site, mantenha-se atualizado com as últimas alterações de algoritmo e otimize continuamente seu conteúdo. Com tempo e esforço, você verá seu site subir nas classificações de pesquisa, levando a uma maior visibilidade e engajamento do usuário.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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