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O que é um CTR saudável? Veja como aumentar a taxa de cliques

6 minutos de leitura

O CTR (Click Through Rate, ou Taxa de Cliques) é uma das principais métricas das estratégias de marketing digital, sendo tanto um KPI de mídia paga, quanto de SEO. O monitoramento constante do seu CTR revela muito mais do que a quantidade de cliques.

Essa métrica mostra se os títulos dos seus links estão atrativos, se está alcançando o seu público-alvo ou não e se a sua meta-descrição está chamativa.

Dessa forma, você consegue aplicar testes A/B, por exemplo, para avaliar, por meio do CRT, o que chama mais a atenção dos seus possíveis clientes.

Neste artigo, acompanhe o que é o CTR, qual é uma média adequada para as suas estratégias e como melhorar a sua taxa de cliques. Vamos lá?

O que é CTR?

O CTR (Click Through Rate), ou taxa de cliques, é a relação entre quantidade de impressões e de cliques. Ou seja, o CTR é um balanço entre o número de vezes que o seu link foi visto pelo usuário e quantos cliques foram efetivamente feitos.

Por isso é uma métrica importante para revelar se as pessoas que estão vendo o link da sua campanha (seja paga ou orgânica) estão achando atrativo e útil, e se estão de fato clicando neles.

Para entender melhor, imagine uma prateleira de supermercado. Quando você passa, vê todos aqueles produtos, mas só pega aquele que chamou mais a atenção, e que parece resolver o seu problema. O CTR é a mesma coisa.

Como calcular o CTR?

Ferramentas do próprio Google, como Google Search Console e o Ads, mostram a porcentagem pronta do seu CTR, sem precisar de nenhuma fórmula matemática. No entanto, é importante saber como ela é calculada, para você entender os valores considerados.

Para calcular o CTR, basta dividir a quantidade de cliques recebidos (seja do seu site como um todo, seja de uma página específica) pela quantidade de vezes que ele foi exibido — as chamadas impressões.

A fórmula para calcular o CTR é:

CTR = número de cliques / número de impressões

Supondo que em uma campanha, o seu link atingiu a marca de 200 impressões em um mês e recebeu 10 cliques. A conta fica 10/200= 0,05x100=5%. Sendo assim, nesse mês, o seu link teve 5% de CTR.

O que é um bom CTR?

Um bom CTR é aquele que está entre 3% e 5%. Já uma taxa de cliques ruim é abaixo de 1%.

No entanto, é importante destacar que, no marketing digital, nenhuma métrica deve ser avaliada sozinha, e com a taxa de cliques não é diferente.

Porcentagens e médias são bastante relativas, ou seja, dependem do seu objetivo, da sua campanha, dos recursos aplicativos e outros fatores variáveis, como o seu setor de atuação.

Porém, o seu CTR pode fornecer um bom parâmetro de atratividade dos seus links e se eles estão sendo exibidos onde o seu público-alvo está.

Como aumentar o CTR?

Se a sua taxa de cliques está revelando um desempenho ruim da sua estratégia, há algumas mudanças e testes que você pode fazer para aumentá-la.

Vejamos algumas ações que podem ser aplicadas para aumentar o seu CTR.

Alinhe os seus objetivos de campanha às necessidades do público

Esse é um item básico para qualquer tipo de campanha, seja de mídia paga, seja orgânica. A empresa precisa ser útil para o público, resolver alguma de suas dores ou ter ligação com os seus interesses pessoais e profissionais.

Então, o primeiro passo para aumentar a taxa de cliques é planejar estratégias que gerem valor para os seus leads. Dessa forma, é um fluxo natural que os seus links e páginas se tornem mais atrativas e tenham mais cliques.

Insira a palavra-chave principal

O trabalho para aumentar o CTR começa antes mesmo da publicação do seu anúncio. Um bom planejamento pode evitar um gasto de recursos financeiros com campanhas que não serão eficientes.

Portanto, comece fazendo um estudo aprofundado de palavras-chave que o seu público busca, assim, terá maior chance de gerar um gatilho para que ele clique no seu link.

Com a keyword principal e as secundárias selecionadas, use a palavra-chave principal no anúncio. Dessa forma, ele terá mais chances de ser exibido e clicado.

Faça a negativação de termos irrelevantes

Alguns termos podem prejudicar muito as suas campanhas e, consequentemente, o seu CTR. Por isso, é importante filtrar palavras que não fazem parte dos interesses do seu público. Caso contrário, você estará exibindo os seus links em buscas de pessoas que não tem relevância para o negócio.

Para isso, na sua conta do Google Ads, basta ir à opção “palavras-chave e segmentação”, depois em palavras-chave e, por fim, em negativas. Feito isso, basta cadastrar os termos que podem ser semelhantes semanticamente nas suas campanhas.

Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são recursos cientificamente comprovados pela neurociência e o neuromarketing. Portanto, quando usados sem exageros e com planejamento, são muito eficazes para o seu CTR.

Isso acontece porque você conseguirá instigar e convencer o usuário de clicar no seu link, aumentando assim a sua taxa de cliques. Alguns gatilhos muito utilizados são:

  • curiosidade;
  • senso de urgência;
  • gatilhos emocionais;
  • senso de escassez.

Capriche nos CTAs

Os Calls to Action da sua campanha conseguem prender e instigar o seu público a clicar nos seus anúncios ou a tomar uma ação dentro da sua página?

Para cativar o seu usuário, trabalhe bem em CTAs que levem o lead ou cliente a tomar uma atitude, como ir para uma página de vendas.

Uma boa dica é usar palavras-chave atrativas e chamativas, além de ser direto, sem muitos rodeios e enrolação.

Faça testes A/B

Os testes A/B são um método simples de ser aplicado, mas que são muito valiosos para as suas campanhas. Bons e planejados testes desse tipo podem evitar que você gaste dinheiro com campanhas que não terão um bom retorno e aceitação do seu público.

Para isso, um teste A/B consiste em fazer duas versões do mesmo anúncio, mas mudando alguns elementos. Você pode mudar, por exemplo, o título, o CTA e a meta descrição. Depois, monitore os resultados de ambos e veja qual deles performou melhor para os seus potenciais clientes.

Aproveite o recurso de extensões de anúncio

As extensões de anúncio são campos adicionais que você pode aproveitar nas suas campanhas. Você pode adicionar endereço, telefones para contato, classificação dos seus produtos, serviços ou do site.

Esse espaço a mais pode ser valioso se usado de forma estratégica, como investir em gatilhos que tornem seu anúncio mais atrativo e relevante para seu público-alvo.

A importância de acompanhar o seu CTR

Agora que você já viu o que é CTR, pode perceber que essa métrica diz muito sobre a qualidade dos seus anúncios e da sua segmentação. Como dito, nenhum indicador deve ser avaliado de forma isolada.

Porém, a sua taxa de cliques revela se os links das campanhas estão sendo exibidos para o público-alvo ou não e se eles são atrativos e úteis o suficiente para que o usuário clique.

O CTR é uma métrica que revela informações importantes para as suas campanhas, evitando que você ative anúncios que não são atrativos para o seu público. Então, acompanhe a sua taxa de cliques periodicamente e, caso esteja abaixo de 1%, aplique as melhorias e testes indicados neste artigo.Precisando gerar mais leads para a empresa? Além do CTR, há outras estratégias importantes para alcançar pessoas do seu ICP. Para saber mais sobre o tema, faça o download gratuito do material: Gere mais leads e vendas para o seu negócio.

Oscar Sigaki
Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e CGO da 8D Hubify.
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