Estrutura Help Hub Hero, você sabe o que é e como revolucionar sua produção de vídeos?

Isadora Toledo

Mineira vivendo em São Paulo, Isadora é bacharela em Publicidade e Propaganda, apaixonada por marketing digital e produção de conteúdo para web. É especialista em Content Marketing e Head de Conteúdo e SEO na Hubify.

5 minutos de leitura

As estratégias para a produção de conteúdo em vídeo na internet estão atendendo cada vez mais as necessidades do público. A compreensão das especificações de um produto, os tutoriais práticos e o envolvimento emocional com o espectador são essenciais para uma boa estratégia de marketing digital. Tudo isso se encaixa no Help Hub Hero!

Existem vários motivos para utilizar o vídeo marketing no seu negócio, porém não adianta criar conteúdo sem planejamento. O Help Hub Hero trabalha diretamente com a consistência de produção, equilibrando quantidade com qualidade.

Segundo a Cisco, até 2022, cerca de 82% do tráfego de consumidores na internet será proveniente de vídeos online. Portanto, quem se mostrou constante dentro desse mercado, vai sair na frente da concorrência, o que vale para produtores de conteúdo independentes e marcas que buscam estreitar a relação com os consumidores.

Entender a estratégia Help Hub Hero é essencial para se adaptar ao mercado atual, e ter uma vantagem competitiva no seu nicho de atuação. Portanto, acompanhe este artigo e tire suas dúvidas, boa leitura!

O que é o método Help Hub Hero?

Esse método se baseia na criação de um plano de conteúdo, ou seja, na programação de conteúdo em larga escala.

Existem inúmeras formas de produção desse conteúdo em forma de método help, sendo as do tipo hub e hero as mais utilizadas pelos grandes produtores na internet, como o principal método de abordagem.

Qual a sua utilidade da estrutura Help Hub hero?

O objetivo é criar proximidade com o público, e, principalmente, mais engajamento. Por meio de uma variedade de vídeos, é possível atingir diferentes pessoas dentro de um funil de vendas, e até gerar novos leads qualificados.

Complemente seu conhecimento com o vídeo a seguir!

Esse método define formas de criar conteúdo e compreende a necessidade do público, de acordo com a frequência e importância do que será mostrado.

Por que usar a estrutura Help Hub Hero?

Possivelmente, o primeiro contato do público com um produto é por vídeo na internet, isso é o que diz a Renderforest em pesquisa, na qual 81% dos usuários preferem assistir vídeos sobre o produto, do que ler sobre ele.

Esses contatos acontecem por meio de vídeos explicativos, demonstrativos, tutoriais ou até virais. O help hub hero ajuda na apresentação desses conteúdos, de forma constante e adaptável com o público-alvo.

Apesar de parecer muito trabalho, principalmente para uma empresa, produzir constantemente se torna simples com a presença de um plano de conteúdo. A definição de uma programação e da forma de abordagem, presentes na estratégia, ajudam no desenvolvimento das produções.

Agora chegou o momento de entender mais a fundo cada uma das partes do plano de conteúdo. O help, o hub e o hero.

O que é um conteúdo help?

Definitivamente o vídeo mais comum dentro de um plano de conteúdo, o help se tornou essencial para empresas e personalidades criarem fluxo dentro de seus canais.

O conteúdo help trabalha com a ideia de vídeo tutorial, informativo e indicativo.

Para que serve?

Um dos tópicos mais buscados nos conteúdos audiovisuais são os tutoriais.

E não é para menos — esse tipo de vídeo associa muito bem a preocupação da marca com o bem estar do cliente, além de mostrar qualidades do produto ou serviço. A Bradesco, por exemplo, entende bem a necessidade disso e cria constantemente vídeos explicativos sobre o funcionamento do seu serviço.

Dessa forma, o conteúdo help é essencial para atingir o público em diversos estágios de compra, dentro do funil de vendas, ou até fora dele e até pode ajudar na otimização de conversão dentro de um site.

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Por que usar?

É um tipo de vídeo fácil de ser produzido e que deve ser disponibilizado com uma frequência maior. Isso cria um volume grande de acesso, pois é um conteúdo muito buscado, além de ser atemporal, gerando fluxo por tempo indeterminado.

O que é um conteúdo hub?

Diferente do conteúdo help, o hub trabalha com algo fixo e que cria mais afinidade com o público.

O conteúdo no hub é variável, mas a estrutura entre os vídeos se mantém a mesma. Isso é possível graças ao entendimento dos interesses do público-alvo e análises de feedback. É um conteúdo que depende de programação e constância.

Para que serve?

Sua utilidade é simples, agregar identidade para as produções.

Um dos pontos mais importantes para o desenvolvimento da marca é a lembrança. Para isso, um marketing de conteúdo bem feito depende da relação entre interesse e entrega.

O método hub se resume em entregar um conteúdo que o público espera e gosta, no canal da empresa. Normalmente, esses vídeos se tornam séries, tendo uma frequência bem estabelecida, além de manter um público fiel.

Por que usar?

Possivelmente, é a estratégia base para qualquer tipo de estratégia de Help Hub Hero, escrito ou em vídeo, o hub se torna importante no posicionamento e identidade de marca.

Criar conteúdos diferenciados com frequência faz com que o público volte sempre ao canal de produção. A partir disso o fluxo de visitantes, o engajamento e até a taxa de conversão crescem constantemente.

O que é um conteúdo hero?

O próprio nome já indica que o método hero é o herói do marketing de conteúdo. É aquele que vai impulsionar todo o alcance da marca.

O método hero é uma das estratégias mais conhecidas pelos profissionais de Marketing. São aqueles conteúdos que são feitos para atingir um grande público, utilizando de diversas outras estratégias e até mais de uma mídia para a divulgação.

É o tipo de produção que deve ser feita com a maior qualidade possível, desde sua roteirização até a entrega.

Para que serve?

O conteúdo hero tem um poder de convencimento muito forte, transformando o público em leads ou até convertendo em vendas.

Com esse método é possível criar o efeito de mídia espontânea, por meio da viralização. Gerar engajamento é necessário para a sobrevivência desse tipo de produção, já que ela exige um esforço maior da marca, além de ser bem menos frequente que os outros métodos citados.

Por que usar?

Em primeiro lugar, com um equilíbrio do mercado cada vez mais aparente, as produções audiovisuais se tornaram um dos maiores potenciais para destacar um produto ou serviço. Além disso, o conteúdo hero é ideal para impulsionar o reconhecimento de marca, utilizando muitos métodos da publicidade tradicional.

A Nike é um grande exemplo nesse tipo de conteúdo, pois traz a emoção como pilar para construir vídeos que vão efetivamente conquistar seu público. Na Copa do Mundo de 2014, a marca produziu a animação “O Último Jogo”, que se tornou referência entre os amantes de futebol.

Melhores práticas para criar um conteúdo Hero, Hub e Help

Conteúdo help

  • utilize o Google Trends ou o YouTube Trends para identificar os assuntos mais buscados no seu nicho de atuação;
  • crie conteúdos que tratem de temas com alto volume de busca de maneira descomplicada;
  • compreenda o objetivo da sua marca falar sobre um determinado assunto, mas seja sutil no discurso vendedor;
  • ao falar sobre o tema principal, convide o público para se inscrever em seu canal ou tomar outra ação para manter contato e receber outros conteúdos.

Conteúdo hub

  • defina um tom de voz para seus vídeos e publicações que seja marcante e tenha fit com sua persona;
  • mantenha uma um padrão visual para afirmar a identidade da sua marca;
  • estabeleça uma agenda clara e regular para lançar o conteúdo no canal;
  • use, de forma estratégica, as descrições dos vídeos e CTAs dos vídeos;
  • lance novos vídeos ou episódios periodicamente;
  • depois, realize uma estratégia ativa de divulgação, considerando mídias sociais e até e-mails marketing;
  • incentive que seus seguidores e assinantes compartilhem o conteúdo.

Conteúdo hero

  • identifique assuntos relevantes para a sua audiência;
  • verifique as lacunas de temas que nenhum outro canal abordou para ser o primeiro a falar de um assunto;
  • elabore um calendário para os vídeos de um mesmo tema e divulgue para seus seguidores;
  • use a ferramenta “Explorar” no Google Trends para verificar o interesse em um determinado tópico;
  • divulgue o conteúdo hero antes da estreia ou lançamento, com pequenos spoilers ou teasers para aumentar a curiosidade;
  • crie maneiras para que seu público fale dele de maneira espontânea e promova o lançamento do conteúdo;
  • faça um planejamento para promover aquele conteúdo com o passar do tempo, para evitar que ele seja esquecido.

Desenvolva uma estratégia de distribuição com base no tipo de conteúdo

Um bom plano Help Hub Hero não está focado apenas no formato do conteúdo.

Em suma, entender a frequência de pesquisa do público-alvo, a forma como ele está disposto a acessar o conteúdo ou qual plataforma ele utiliza para chegar até seu vídeo, são essenciais para escolher os meios de distribuição dos conteúdos.

Agora ficou mais fácil elaborar uma boa estratégia com vídeos em sua marca, não é? Mas para ampliar seu conhecimento a respeito, que tal ler nosso artigo completo sobre a nova tendência do momento que é o Tik Tok? Clique no link e saiba mais sobre essa ferramenta valiosa!

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