Blog 8D Hubify

O que dizer de 2021? E o que esperar de 2022?

3 minutos de leitura

Prezado parceiro, se você está lendo esta carta é porque você, de alguma forma, faz parte da Hubify. Seja como colaborador, parceiro comercial, sócio, investidor ou cliente. Eu gostaria de lhe convidar para fazermos uma retrospectiva de 2021 e pensarmos juntos sobre 2022.

De maneira geral, sem querer generalizar o que não dá para generalizar, já que cada mercado e cada empresa tem seu próprio contexto, podemos sim assumir ao olhar pelo retrovisor que 2021 foi um ano menos difícil comparado com 2020, mas não foi tão bom quando a gente imaginava que seria.

Começamos bem esperançosos já que entre dezembro/20 e janeiro/21 as taxas da pandemia geraram otimismo. Mas logo veio uma segunda onda que, para alguns negócios foi a "gota d'água", para outros que poderiam se beneficiar do novo lockdown como ocorreu em 2020, não viram a mesma coisa acontecer.

Fato que a transformação digital, principalmente do consumidor, veio para ficar. Quem nunca tinha comprado online, ou quem comprava pouco online, agora compra com certa frequência, 24% dos compradores online fizeram sua primeira transação em 2020). Não dá mais pra pensar em um negócio sem pensar em como a internet vai lhe ajudar. Segundo levantamento do MIT no ano remoto de 2013, empresas que são maduras digitalmente são 26% mais lucrativas, imagine agora.

Mas, se não podemos mais conceber uma empresa de sucesso sem o marketing digital como aliado, quem fez tudo direitinho em 2021 brilhou? 

Talvez um bom termômetro seja a Black Friday. Mesmo antes da "sexta", já se esperava um resultado mais tímido e o que se viu depois foi a confirmação dessa expectativa. Até houve um crescimento nominal nas vendas (apenas 5 %), mas houve uma queda no volume de pedidos (9%).

Por falar em Marketing Digital, saiba por onde começar a sua estratégia!

Então, deu ruim?

O fato é que se o resultado não foi o estouro que todos queriam, as empresas que fizeram sua lição de casa digital cresceram nessa black friday. O principal ponto que observamos é que as marcas mais bem posicionadas digitalmente, tiveram performance bem superior, algo que não deveria ser uma surpresa. 

Nós acreditamos e alertamos nossos clientes que a melhor performance em campanha online não é saber escolher e otimizar palavras-chave ou post em rede social, mas sim ter autoridade e ser lembrado no mundo online. 

Que fique claro aqui que não estou desmerecendo ou diminuindo a importância da boa otimização das campanhas online, apenas estou dizendo que marca forte é ainda mais relevante quando falamos de performance e eu aposto em dobro que isso não vai mudar para 2022.

E por falar em 2022, o que podemos esperar?

Se por um lado a economia pode nos dar um contexto melhor já que a maior parte dos brasileiros estão vacinados e nosso Congresso aprovou o auxílio Brasil, a sombra de uma nova cepa, das eleições e da necessidade de reformas estruturais vai nos rodear por algum tempo e pode atrapalhar uma retomada mais forte

Minha visão para 2022 é que não será um ano fácil, porém, novamente, quem vem fazendo bem a lição de casa de transformação digital deve ter uma vida mais fácil (ou menos difícil) que os demais.

Até porque se pensarmos que o grande gatilho foi no início de 2020, tivemos praticamente 2 anos para as empresas colocarem em práticas estratégias de marketing digital e, quem não desistiu no meio do caminho, amadureceu bem dentro deste tema e agora chega a hora de começar a colher os melhores frutos, já que marketing digital é estratégia de longo prazo.

Para encerrar, te faço um convite, se quiser embarcar em uma viagem para tornar seu negócio próspero em 2022, nós estamos prontos para te ajudar!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por