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Aprenda como usar hashtags para destacar a sua empresa

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fev242020
Social MediaO uso estratégico das hashtags pode trazer mais engajamento e alcance para seu perfil. Conheça os diferentes tipos e como aplicar.

As hashtags são tão comuns nas redes sociais que muitos usuários não sabem qual é sua verdadeira funcionalidade, seja para quem divulga, seja para quem pesquisa por meio delas.

A verdade é que algumas empresas que querem se destacar no feed ficam presas às regras de quantas hashtags devem usar que acabam esquecendo de seus papéis estratégicos de interagir com o público e organizar suas publicações.

Então, quer conhecer a maneira mais eficiente de usar as hashtags para conquistar relevância e engajamento nas suas postagens? Confira.

O que são hashtags?

Hashtag é o nome dado para as etiquetas, ou tags, nas redes sociais que organizam e categorizam os conteúdos, fazendo a associação entre a publicação e um termo que pode ser usados em sua pesquisa.

Dessa forma, elas são compostas pelo símbolo #, Hash em inglês, e a palavra que denominará sua categorização, ou, tag, que significa etiqueta.

Por que usar hashtags nas redes sociais?

Elas não são apenas uma solução estética, apesar de comporem quase a totalidade das postagens com cunho comercial e têm funções importantes para a experiência do usuário das redes sociais e estratégias de marketing.

Aumentam a visibilidade

As postagens das suas redes sociais ficam disponíveis para os seguidores da sua conta que já conhecem o segmento do seu conteúdo, certo? Usando as hashtags relacionadas ao seu nicho, outros usuários da rede terão acesso pelas pesquisas e associarão sua marca àquela tema.

Uma loja que use a hashtag #roupasparagestantes, por exemplo, atrairá novos usuários que estejam procurando esse tipo de produto, e não apenas aqueles que já seguem o perfil.

Além disso, à medida que um usuário curte e interage mais com alguma hashtag, recebe uma notificação sugerindo que ele a acompanhe. Se ele fizer isso, novas postagens com a etiqueta que tiverem um bom engajamento serão apresentadas em seu feed. 

Elevam o engajamento do perfil

Como a etiqueta atrai usuários com interesse pelo tema, o número de interações com o conteúdo pode aumentar consideravelmente, o que também favorecerá seus conteúdos nos feeds de seus seguidores por causa da lógica do algoritmo das redes sociais.

Quais as melhores dicas para usar hashtags na sua estratégia?

Para criar uma boa estratégia de hashtags é preciso entender que elas são feitas para otimizar a experiência do usuário das redes sociais, assim, usar essa perspectiva vai deixar suas ações mais eficientes.

Use hashtags relevantes para seu segmento

Pensando nos hábitos de pesquisa do lead, é preciso escolher um conjunto de tags que estejam relacionadas ao seu segmento, não necessariamente aquelas com mais menções, mas que tenham importância para seu público, inclusive se o negócio tiver um foco local.

Se a empresa é regional, usar hashtags que relacionam o produto com uma cidade ou estado pode ser importante, como #modagestantesp, por exemplo.

Alterne um grupo de hashtags por postagens

O algoritmo das redes sociais podem penalizar o uso do mesmo grupo de hashtags em todas as postagens, inibindo o conteúdo no feed de seus usuários. Por isso, use variações das tags principais e alterne a cada publicação.

Além de fugir das penalizações dos algoritmos das redes sociais, outros usuários podem ser atraídos com essa variação.

 Entenda os diferentes tipos de hashtag e quando usar

As hashtags podem ser agrupadas em diferentes grupos e tem propostas diferentes para atrair e engajar o público. Entre elas, as principais são:

  • trending hashtags, são aquelas tags usadas por muitos usuários, e, que, portanto, movimentam bastante conteúdo;
  • chat hashtags provocam uma interação com o público a partir de uma temática de interesse, seja um acontecimento, seja um movimento;
  • call to action hashtags engajam o público a tomar uma ação, por isso, normalmente começam com um verbo, como no exemplo, #dividaumacocacola;
  • brand hashtag são aquelas criadas pelas empresas para criar uma categoria só para suas publicações e pode ser muito valiosa para a estratégia de mídias sociais;

Quais os cuidados na hora de criar uma hashtag para seu negócio?

As brand hashtags vão criar uma identidade própria para seus conteúdos, e, quando um usuário desejar, terá acesso a todos os registros no resultado de uma pesquisa única.

Mas, para isso, é preciso tomar alguns cuidados, como escolher um termo relevante e que transmita a imagem do negócio. Depois, é hora de incentivar que seus seguidores também usem a tag em suas publicações, aumentando o conhecimento da marca entre seus contatos.

Além disso, hashtags do seu negócio também podem ajudar na hora de criar campanhas e promoções, atraindo mais seguidores e alcance nas suas publicações.

É claro que a estratégia para as redes sociais não se limita ao uso de boas hashtags, é preciso considerar a qualidade das imagens, regularidade das postagens e outros elementos para que o perfil traga resultados consistentes.

Para dar dicas dos demais aspectos, criamos um guia completo sobre esse tipo de gestão. Leia tudo que você precisa saber sobre suas redes sociais.

Rubens Netto
Rubens Netto

Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da Hubify e head do time de Customer Success.

Categoria: Social MediaPor Rubens Nettofevereiro 24, 2020Deixe um comentário

Autor: Rubens Netto

Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da Hubify e head do time de Customer Success.

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