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Saiba como integrar o RD Station CRM ao Marketing

7 minutos de leitura

O CRM , além de garantir a satisfação e manutenção de contratos de longo prazo, também permite que o pós-venda gere novos negócios. E, no atual cenário, o RD Station CRM se apresenta como uma das melhores opções.

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Pensando em te ajudar com o passo a passo da integração entre RD Station Marketing e CRM, preparamos este conteúdo. Continue a leitura!

Como funciona a integração?

A integração entre RD Station Marketing e RD Station CRM possibilita enviar conversões e oportunidades de uma ferramenta à outra, de maneira automática. Dessa forma, as oportunidades são identificadas pelo endereço de e-mail.

Vale ressaltar que a integração só abrangerá os leads e oportunidades que forem criados depois de sua realização. Se você quiser integrar a base de dados já existente, é possível exportá-la do RD Station Marketing e importá-la no CRM.

Aproveitando que estamos falando de CRM, assista ao vídeo a seguir!

Indo do RD Station Marketing para o CRM

Em primeiro lugar, os leads e oportunidades, que estão no RD Station Marketing, são enviados para o CRM como novas oportunidades, sempre vinculadas a um Cliente e Contato.  

Para que o envio ocorra, você precisa escolher entre os seguintes gatilhos:

  • qualquer conversão;
  • marcado como Oportunidade;
  • landing page específica;
  • formulário específico;
  • pop-up específico.

Por outro lado, ao usar múltiplos gatilhos simultaneamente, eles concorrerão entre si. Por isso, deve ser definida uma ordem de preferência. Por exemplo:

  • gatilho 1: marcado como oportunidade: enviar para pessoa A;
  • gatilho 2: landing page específica: enviar para pessoa B.

Mas, lembre-se que no plano Free, é possível definir somente um gatilho de envio

Ao enviar o lead ao CRM, todo o histórico de atividades do mesmo no RD Station Marketing será inserido dentro da Oportunidade criada, inclusive o identificador e a origem das conversões.

No entanto, se as informações do histórico não estiverem aparecendo na aba Histórico do Marketing, entre em contato com o suporte.

Caminho inverso, do RD Station CRM para o Marketing

Antes de tudo, para que um contato seja enviado corretamente à sua base do RD Station Marketing é necessário que, ao criar uma Oportunidade no CRM, ele tenha um e-mail válido

Caso isso não ocorra, o lead será gerado sem uma conversão. Além disso, novos leads serão criados sempre que acontecer uma marcação de venda ou perda na Oportunidade.

Em contrapartida, as oportunidades vendidas no CRM, cujo e-mail do contato não conste na base do RD Station Marketing, serão enviadas como novos leads, com seus respectivos:

  • Empresas/Clientes;
  • Contatos;
  • campos personalizados mapeados.

Por fim, as oportunidades perdidas no CRM da RD Station que estejam devidamente marcadas como Oportunidade, e têm um campo personalizado chamado “Motivo de perda no CRM”, são atualizadas no RD Station Marketing e desmarcadas, constando o motivo de perda.

Como fazer a integração entre RD Marketing e CRM?

Agora, chegou o momento de entender como realizar essa integração com um passo a passo.

Para isso, o processo é dividido em etapas:

Vincular as contas

A primeira etapa consiste em vincular a conta do RD Station CRM à do RD Station Marketing. 

Sendo assim, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. acesse sua conta no RD Station CRM;
  2. clique em seu nome de usuário (canto superior direito da página);
  3. no menu suspenso que será exibido, clique em Integração RD Station Marketing;
  4. depois, clique no botão Conectar com o RD Station Marketing;
  5. escolha a opção desejada: prosseguir com a conta vinculada, trocar a conta que será integrada e cancelar uma integração já existente.

Prosseguir com a conta vinculada

  • caso você tenha mais de uma conta ativa no RD Station Marketing, verifique se a conta vinculada, que aparece pré-selecionada, é a que você deseja integrar;
  • após analisar esse ponto, prossiga normalmente com o fluxo de integração.

Trocar a conta que será integrada

Caso você deseje integrar seu CRM da RD Station a uma conta diferente do RD Station Marketing, siga esses passos:

  1. clique em Trocar de conta;
  2. na janela que será exibida, clique em Trocar de conta;
  3. selecione a conta que você quer conectar;
  4. depois, clique no botão Continuar;
  5. prossiga com o fluxo de integração da conta selecionada.

Cancelar a integração

  1. Caso você deseje cancelar uma integração já existente, clique em Desconectar.

Configurar os gatilhos e demais condições de envio de leads

Aqui, é necessário configurar quais ações irão disparar o envio de leads do RD Station Marketing para o CRM. 

Dessa forma, existem 3 tipos de gatilhos disponíveis e todos permitem a configuração de um responsável e da etapa em que as oportunidades serão criadas:

  • marcação de oportunidade: todos os leads que forem marcados como oportunidade no RD Station Marketing serão enviados ao RD Station CRM. A marcação como Oportunidade pode ser feita manualmente na tela de perfil do lead ou através de uma automação;
  • conversão específica: possibilita escolher uma determinada landing page ou pop-up do RD Station Marketing, para enviar as respectivas conversões ao CRM da RD na forma de Oportunidades. Assim, é possível encaminhar essas Oportunidades a uma equipe ou responsável específico;
  • qualquer conversão: todas as conversões originadas em landing pages e pop-ups do RD Station Marketing serão enviadas ao RD Station CRM.

Para configurar os gatilhos

  1. clique no botão Adicionar gatilho (etapa 2 da tela de integração);
  2. assim, será exibida a janela de configurações de gatilhos. Selecione o tipo de gatilho - Marcação de oportunidade, Conversão específica ou Qualquer conversão;
  3. ao optar pelo gatilho Marcação de oportunidade, defina as opções dos respectivos campos:
    1. responsável pela oportunidade: permite escolher entre as opções Todos, Administradores ou Usuários da conta, Dono do lead ou Equipe;
    2. etapa do funil de vendas: possibilita escolher em qual etapa do funil de vendas o lead será enviado.
  4. se escolher o pelo gatilho Conversão específica, defina as opções dos respectivos campos:
    1. nome da conversão: permite selecionar a landing page, formulário ou pop-up que enviará os leads ao CRM;
    2. responsável pela oportunidade: possibilita escolher entre as opções Todos, Administradores ou Usuários da conta, ou Equipe;
    3. etapa do funil de vendas: permite escolher em qual etapa do funil de vendas o lead será enviado.
  5. Ao optar pelo gatilho Qualquer conversão, defina as opções dos respectivos campos:
    1. responsável pela oportunidade: permite escolher entre as opções Todos, Administradores ou Usuários da conta, ou Equipe;
    2. etapa do funil de vendas: possibilita escolher em qual etapa do funil de vendas o lead será enviado.

Fazer a combinação dos campos

Combine os campos personalizados do CRM com os campos correspondentes no RD Station Marketing.

Os campos do tipo Campo de seleção Escolha única ou múltipla, precisam ter opções exatamente iguais em ambas as ferramentas, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, plural e singular.

Se isso não ocorrer, o lead não será enviado. Por esse motivo, é preciso criar os campos, tanto no RD Station Marketing quanto no CRM.

Também é possível mapear o campo Tags do RD Station Marketing com um campo de seleção de escolha múltipla no RD Station CRM. Para isso, os campos personalizados do CRM devem permitir criar mais opções de preenchimento. 

Ao fazer esse mapeamento, as tags serão atualizadas automaticamente na respectiva Oportunidade, sincronizando também as alterações de tag no lead.

Após a criação dos campos em ambas as ferramentas, clique no botão Mostrar opções avançadas e mapeie os campos do RD Station Marketing com os correspondentes do CRM. 

Se o CRM tiver campos definidos como obrigatórios, eles devem ser devidamente mapeados. Certifique-se de que todas as oportunidades estejam com esse campo preenchido, pois elas não serão geradas no CRM no momento da integração.

Já nos campos Segmentos e Campanhas, seu mapeamento é opcional. No plano Free, o número máximo de segmentos é 50. Portanto, se esse campo for combinado com algum do tipo Telefone, cada telefone representará um segmento e, quando esse número for alcançado, os leads não serão mais enviados ao CRM.

Como funciona a parceria entre 8D Hubify e RD Station?

Em 2018, a 8D Hubify, agência de Marketing Digital para Gerar Prosperidade, anunciou sua parceria com a RD Station, uma plataforma líder de automação de marketing. Essa parceria visa ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de negócios por meio de estratégias de marketing mais eficazes.

Para começar, a 8D Hubify fornece consultoria especializada em marketing digital para ajudar companhias a compreenderem melhor seus clientes e criar campanhas de marketing personalizadas. Além disso, a agência também ajuda as empresas a integrar a RD Station em suas estratégias de marketing, de modo a maximizar o retorno sobre investimento.

Por outro lado, a RD Station fornece sua plataforma de automação de marketing para a 8D Hubify, permitindo que a agência gerencie e otimize campanhas de marketing em escala. Isso inclui a capacidade de segmentar clientes, gerenciar leads e medir o desempenho das campanhas.

Espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma. Se quiser continuar se informando sobre as vantagens da ferramenta, recomendamos a leitura do artigo 4 vantagens que o RD Station pode proporcionar ao seu negócio

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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