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RD Station Marketing: tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta!

11 minutos de leitura

É impossível pensarmos em automação de marketing sem pensar nas plataformas que nos ajudam a colocá-la em prática. E uma das ferramentas mais completas do mercado atual é o RD Station Marketing!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Usando a tecnologia para automatizar os processos do marketing digital, a ferramenta integra as principais ações que ajudam a traçar uma estratégia de marketing de alta performance, por exemplo.

Mas afinal, qual o diferencial do RD Station Marketing que o fez se tornar uma das principais ferramentas de automação de marketing da América Latina?

Neste artigo, vamos responder essa pergunta e ainda contar tudo o que você precisa saber sobre o RD Station Marketing. Continue a leitura!

Afinal, o que é a ferramenta RD Station Marketing?

Em primeiro lugar, o RD Station Marketing é um software para automação em marketing digital e vendas, que integra os principais recursos para realizar ações de marketing em um único local.

Além disso, essa ferramenta foi desenvolvida pela empresa brasileira Resultados Digitais, uma das precursoras do Inbound Marketing no Brasil, que fornece softwares para ações de marketing e soluções de educação para a mesma área de mercado.

Já que falamos em Inbound Marketing, que tal ver um vídeo sobre o assunto?

A lista de recursos que o RD Station Marketing traz é grande, os principais são:

  • CRM;
  • lead scoring;
  • lead tracking;
  • fluxos de nutrição;
  • relatórios de campanhas;
  • gestão de mídias sociais;
  • automação de marketing;
  • busca de palavras-chave;
  • envio de e-mail marketing;
  • segmentação de base de leads;
  • criação e publicação de Landing Pages.

Quais as principais funcionalidades do RD Station Marketing?

A ferramenta foi pensada justamente para que fosse fácil planejar uma estratégia para atrair visitantes, convertê-los em leads qualificados e se relacionar ao longo da jornada de compra.

Por isso, o RD Station Marketing usa como base o funil de vendas, sendo organizado em seções correspondentes, que são:

  • dashboard;
  • atrair;
  • converter;
  • relacionar;
  • analisar.

Cada uma dessas sessões conta com funcionalidades e possibilidades diferentes, para que seja possível abranger o prospect em todas as etapas do funil.

E para entender melhor como a ferramenta funciona, é essencial se aprofundar em cada uma delas. Vamos lá!

Dashboard

O Dashboard funciona como o painel principal da ferramenta. Além disso, nele, você terá acesso a um resumo dos resultados das ações que estão sendo desenvolvidas pela empresa.

Nessa parte, você também vai encontrar recursos como: o número de visitantes em suas páginas, número de leads, vendas geradas, páginas mais acessadas do seu site, últimas conversões de leads e dados do seu último e-mail marketing enviado, por exemplo.

Nesse painel também é possível filtrar o período de visualização dos dados. Então, caso você queira ver os dados dos meses anteriores, basta selecionar o período desejado e fazer análises e comparações sobre suas ações.

Complemente seus conhecimentos com o vídeo a seguir!

Atrair

Dentro da sessão Atrair, será possível gerenciar todas as ações que têm foco em trazer o visitante até sua empresa. Alguns exemplos são: postagens em mídias sociais, anúncios, vitrine virtual, Facebook Leads AD, painel de palavras-chave e otimização do SEO das suas páginas.

Quer saber como conquistar a primeira posição do Google com SEO? Confira o vídeo a seguir!

Dessa forma, clicando em cada uma dessas opções, você será redirecionado para uma página específica, onde poderá configurar e personalizar cada ação de atração para o seu público.

Converter

Já na aba Converter, todas as ações são, obviamente, focadas na conversão de seus visitantes. É aqui que você conseguirá criar landing pages, formulários, pop-up, campos personalizados e até botões de WhatsApp.

Vale lembrar que a própria ferramenta já disponibiliza uma imensa variedade de templates para a criação das ações, e que também são completamente personalizáveis, para ficar com a identidade da sua empresa.

Relacionar

Aqui, todas as opções são focadas no relacionamento com os seus leads. Nessa aba, você terá acesso a ações de e-mail marketing, segmentação dos contatos, automação de marketing, base de leads, lead scoring e lead tracking.

Aproveite para entender mais sobre o lead scoring!

É importante ficar atento, já que o lead scoring e lead tracking, são funcionalidades exclusivas de planos superiores ao Pro. Então, dependendo do plano escolhido pela sua empresa, nem todas as funções podem estar disponíveis na sua ferramenta.

Analisar

Após ter planejado executar todas ações para atrair, converter e se relacionar com seus leads, é hora de entender como estão seus resultados.

Ou seja, na sessão Analisar, é possível ter relatórios detalhados sobre todas as outras funcionalidades da ferramenta.

Além disso, você conseguirá acessar recursos de marketing BI, análise de canais, alcance das suas páginas e relatórios personalizados. Tudo para entender seus resultados e tomar decisões acertadas com base neles.

Usar o RD Station Marketing vale a pena? 

Certamente, com todas as funções que o RD Station Marketing traz, ele acaba se tornando um facilitador para a aplicação e otimização das estratégias do marketing digital.

Com ele, é possível potencializar os resultados do seu negócio, já que suas funcionalidades abordam por completo o funil de vendas, integrando todas as ações de marketing e vendas e automatizando processos.

Então, suas vantagens são mais do que válidas para justificar que essa é uma ferramenta que vale muito a pena para uma empresa, já que automatiza processos. Trazendo, consequentemente, uma melhora nos resultados e diminuição de custos.

Já que falamos do funil de vendas, que tal saber mais sobre ele?

Vantagens que não se baseiam apenas em funcionalidades

Os benefícios do RD Station Marketing vão além das funcionalidades, quer ver? Acompanhe os tópicos a seguir!

Estruture estratégias para chamar a atenção de visitantes qualificados em seu site

Na ferramenta, você encontra uma função chamada “Planos de Sucesso”, que possibilita criar planos de ação a partir de tarefas, prazos e responsáveis por cada etapa.

O ponto de partida para pessoas que procuram por seus produtos ou serviços é o site da sua empresa, concorda? Sendo assim, ter uma boa posição no Google para palavras-chave relevantes ao seu negócio é fundamental.

Pelas funcionalidades “Otimização de página (SEO)” e “Painel de palavras-chave”, é possível acompanhar e identificar o que precisa ser melhorado no seu site, de modo a subir nas posições dos motores de busca.

Além disso, ter um bom relacionamento com o público e investir em anúncios nas mídias sociais também são excelentes alternativas para se posicionar no mercado. Através da função “Postagens em Mídias Sociais”, pode-se programar suas publicações.

PS.: se quiser, também é possível criar e controlar seus anúncios do Facebook dentro do RD Station Marketing.

Converta os visitantes em oportunidades de negócio

Ter um bom tráfego é essencial, verdade, mas de nada adianta se os visitantes entrarem e saírem do seu site sem que você os conheça melhor, concorda? Então, adquirir informações sobre esses usuários é imprescindível para criar uma base de contatos – pessoas interessadas no seu negócio e com potencial de se tornarem clientes.

E, você tem a possibilidade de captar informações desses visitantes por landing pages, pop-ups e formulários de maneira simples, não sendo necessário usar códigos complexos de programação. 

Outra opção é contar com um botão de WhatsApp clicável em qualquer página do site. Essa alternativa também captura o contato do usuário e facilita conversas que conduzem a vendas. 

Faça a mensuração de resultados e otimize os processos de Marketing e Vendas

A única maneira de ter absoluta certeza de que sua estratégia está no caminho certo e você está investindo dinheiro em pontos relevantes, é analisando os resultados obtidos, concorda? 

No dashboard principal do RD Station Marketing, você pode ver o desempenho do seu negócio em relação aos objetivos definidos para o mês, além de se atualizar sobre os resultados de suas últimas ações e campanhas.

A funcionalidade “Análise de canais” na plataforma possibilita que você identifique quais canais e campanhas trazem mais retornos de visitantes, contatos e até mesmo vendas para sua empresa.

Já com o “Marketing BI” você também consegue saber quais as melhores épocas do ano para o seu negócio, o tamanho do seu ciclo de vendas em cada canal, e muitos outros dados, que são fundamentais para uma tomada de decisão inteligente sobre suas próximas ações e investimentos.

Conte com uma metodologia própria 

O RD Station Marketing aplica para todos os clientes a metodologia “Máquina de Crescimento”, sempre contando com o auxílio de seus experts, e isso ocorre desde a implementação da ferramenta.

Durante sua trajetória, o software passou por transformações e otimizações, de modo a garantir que, ao final do período de implementação, já seja possível obter os primeiros resultados.

A partir do funil de vendas e nas ações de atrair visitantes, convertê-los em leads, criar relacionamentos, automatizar tarefas e otimizar o desempenho, a metodologia da Máquina de Crescimento possibilita que sua empresa cresça de forma sustentável, previsível e escalável

Esse método é divido em milestones, ponto ou evento significativo no projeto, o que permite que você acompanhe o desempenho e crescimento da empresa ao longo do tempo.

Tenha acesso a eventos e conteúdos educativos

A RD conta com um blog completo e um portal de conhecimento online que promove aprendizado aos clientes, a chamada RD University. Na plataforma, você encontra cursos das áreas de Inbound Marketing, Customer Success, Vendas, Marketing para Agências e muito mais.

Mas, não para por aí! A Resultados Digitais, empresa criadora do RD Station Marketing, também é responsável pelo maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, o RD Summit. Ele conta com palestras das melhores referências do mercado e uma mega feira de negócios.

Integre a plataforma com inúmeros outros softwares

Além de todas as possibilidades que o RD Station Marketing oferece, a plataforma também permite a integração com várias outras ferramentas, como: CRMs, softwares de gestão financeira, plataformas de e-commerce, entre outros.

Essa alternativa tem como objetivo centralizar as informações de diversas fases da jornada do cliente, de modo a garantir que os dados não se percam e tornar possível tirar o máximo de proveito das vantagens da automação.

Como o RD Station Marketing se posiciona frente à concorrência

Atualmente, existem dois concorrentes diretos do RD Station Marketing, a HubSpot e a ActiveCampaign. Vamos ver um comparativo entre as ferramentas? 

RD Station vs HubSpot

Apesar da HubSpot ter o software mais robusto e completo do mercado, o RD Station Marketing tem um custo-benefício mais atrativo para a contratação.

Além disso, a Resultados Digitais, em 2016, recebeu um aporte financeiro que proporcionou a dedicação de um Product Manager para cada função e nova solução. Esse ponto cria grandes possibilidades de desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas usadas na rotina da empresa.

RD Station vs ActiveCampaign

A ActiveCampaign tem algumas vantagens como: modelos prontos de automação, é especialista em entregabilidade e conta com um CRM de vendas gratuito.

Porém, co RD Station Marketing oferece: uma comunidade para clientes, networking e acesso a especialistas, CRM de vendas líder de mercado, produto e central de ajuda 100% em português. Além da implementação estratégica e melhores valores.  

Como contratar o RD Station Marketing?

Se você se interessou por essa ferramenta cheia de possibilidades, pode escolher o plano que melhor se adequar à sua empresa e direcionar o uso para sua equipe de Marketing ou de Vendas. Ou ambas!

Todos os planos do RD Station Marketing podem ser acessados no site da RD, e o valor mensal dependerá não apenas do plano escolhido, como também do número de contatos contratados.

Os formatos dos planos são: Light, Basic, Pro e Enterprise e as funcionalidades irão variar de acordo com o escolhido.

Light

Com o RD Station Light, você terá acesso à criação de landing pages, e-mail marketing, botão de WhatsApp, criador de pop-ups e automação de marketing inicial.

Basic

Além das funcionalidades do Light, no RD Station Basic também será possível acessar o criador de formulários, painel de palavras-chave, otimização de páginas, agendamento de publicações nas redes sociais e métricas de crescimento.

Pro

O RD Station Pro é um dos mais utilizados. Nele, você terá acesso a todo o plano Basic, acompanhamento de especialista em sucesso do cliente, automação de marketing avançada, formulários inteligentes, segmentação de leads, lead scoring e lead tracking e possibilidade de teste A/B nas suas páginas e e-mail.

Enterprise

Com o plano RD Station Enterprise, você terá acesso a todas as funções anteriores, além de usuários ilimitados, análises de canais, campanhas e negócios.

Alguns dos planos oferecem a possibilidade de teste grátis. Então, se você ainda tem dúvidas, é uma ótima ideia testar e conhecer por dentro, para entender se a ferramenta faz sentido para a sua empresa.

Como funciona a parceria entre 8D Hubify e RD Station?

Em 2018, a 8D Hubify, agência de Marketing Digital para Gerar Prosperidade, anunciou sua parceria com a RD Station, uma plataforma líder de automação de marketing. Essa parceria visa ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de negócios por meio de estratégias de marketing mais eficazes.

Para começar, a 8D Hubify fornece consultoria especializada em marketing digital para ajudar companhias a compreenderem melhor seus clientes e criar campanhas de marketing personalizadas. Além disso, a agência também ajuda as empresas a integrar a RD Station em suas estratégias de marketing, de modo a maximizar o retorno sobre investimento.

Por outro lado, a RD Station fornece sua plataforma de automação de marketing para a 8D Hubify, permitindo que a agência gerencie e otimize campanhas de marketing em escala. Isso inclui a capacidade de segmentar clientes, gerenciar leads e medir o desempenho das campanhas.

Em suma, esperamos que este artigo tenha cumprido a missão de te informar um pouco mais sobre o RD Station Marketing. Caso queira saber mais sobre estratégias de marketing, te convido a nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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