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O que considerar ao trocar de provedor de mensagens?

10 minutos de leitura

Todo negócio móvel, desde o pequeno estúdio de jogos até a incansável marca de comércio eletrônico, depende de um fluxo constante de usuários para gerar receita e sustentar o crescimento, não é mesmo?

A maneira como sua empresa se comunica com esses usuários é a alavanca mais importante que afeta quase todos os KPIs . É a ponte entre o valor da sua oferta e as necessidades do seu público-alvo.

Se você está pensando em trocar de provedor de mensagens, provavelmente tem uma “lista de pretensões” de recursos contrastando as áreas em que sua solução atual está desejando a desejar. 

Além desses itens, entender quais recursos e características específicos procurar em uma solução de mensagens ajudará a prepará-lo para o sucesso a longo prazo, sabia? Continue a leitura para saber mais!

Quais são os sinais de que sua empresa pode precisar mudar de plataforma de engajamento?

Antes de saber qual funcionalidade principal que você deve procurar, reserve um momento para examinar a lista de verificação abaixo para ajudar a avaliar se a troca de provedores deve estar no seu radar em primeiro lugar. 

Se algum desses problemas estiver afetando sua estratégia de mensagens atual, provavelmente você está mais do que pronto para fazer uma alteração!

Não atingir os objetivos atuais

Ficar constantemente aquém das metas de engajamento, incluindo conversão de gratuito para pago, crescimento de assinantes ao longo do tempo, CTR ou MAU (usuários ativos mensais).

Problemas com capacidade de entrega

Este é um obstáculo para uma solução de mensagens. Confiabilidade e transparência são fundamentais!

Problemas com automação

Se você está sofrendo para criar segmentos de público dinâmicos que o ajudem a direcionar e personalizar mensagens em tempo real, você não conseguirá acompanhar a concorrência. A automação detalhada é o novo padrão da indústria, certifique-se de estar acompanhando.

Custo

Se sua solução atual estiver se tornando muito cara para seu ROI e os recursos oferecidos a você. Estudos de caso, revisões e relatórios de terceiros podem ajudá-lo a entender que tipo de retorno você pode esperar ao trocar de fornecedor.

Já que falamos em ROI, que tal assistir um vídeo sobre o assunto?

Suporte sem resposta

Os problemas são sempre esperados, mas as soluções também. Se você enfrentar bloqueios ou bugs e seu provedor atual não estiver disposto a ajudar, isso é um grande sinal de alerta de que pode ser hora de mudar. Este é um relacionamento que precisa ser nutrido igualmente por ambos os lados.

Potencial de crescimento limitado

Isso pode ocorrer devido à falta de canais de mensagens ou de recursos avançados necessários para elevar o nível de sua estratégia de engajamento e obter maior ROI. Às vezes, até mesmo o serviço com o qual você está mais satisfeito simplesmente não foi desenvolvido para acompanhar seus negócios.

Falta de integrações 

Sua solução atual não se integra facilmente à sua pilha de tecnologia e dificulta o aproveitamento dos principais dados do usuário em sua estratégia de engajamento.

Interface muito complexa

Se você nunca superou a curva de aprendizado para sua solução atual e a complexidade da ferramenta dificulta a execução de campanhas simples ou a integração de novos membros de sua equipe para ajudar, pode valer a pena mudar para uma solução mais intuitiva. 

Da mesma forma, se a execução de campanhas exigir muito suporte de desenvolvimento, a mudança para uma nova solução pode liberar sua equipe de desenvolvimento e permitir que as equipes de marketing e produto funcionem com mais agilidade e autonomia.

O que você deve procurar em um novo provedor de mensagens?

Para descobrir o que você deve analisar ao buscar um novo provedor de mensagens, é só continuar acompanhando o conteúdo!

Capacidade omnichannel

Já não basta especializar-se em alguns canais específicos. Os clientes esperam interagir com seus aplicativos móveis quando e onde for mais conveniente para eles. Mesmo que você não esteja utilizando todos os canais de mensagens, dar a si mesmo a opção de expandir sua estratégia de engajamento pode liberar um potencial de crescimento significativo. 

Um provedor de mensagens omnichannel oferece às empresas a capacidade de alcançar e se conectar com seus usuários nos canais mais impactantes disponíveis hoje.

Notificações push móveis

As notificações push móveis são um pré-requisito para todos os aplicativos móveis. Os usuários mobile esperam que as empresas os envolvam diretamente com mensagens altamente relevantes e cuidadosamente cronometradas. As notificações push geralmente são a primeira coisa que as pessoas veem quando olham para seus telefones, dando a você mais visibilidade para gerar conversões e criar um relacionamento prático com seus clientes.

Aplicativos móveis que sofrem com altas taxas de rotatividade podem usar notificações push planejadas de forma inteligente para reengajar usuários estagnados e aumentar as taxas de retenção mês a mês.

De acordo com a Push Notifications Statistics, o envio de notificações por push direcionadas aumenta as taxas de retenção em quase 40%

Notificações Web Push

Você não precisa ser uma empresa mobile first para comercializar com notificações push. As companhias baseadas na Web com tráfego móvel substancial usam notificações push da Web para reengajar os usuários em computadores e dispositivos móveis, criando mais oportunidades para capturar ativamente o tráfego externo.

Atividades ao vivo

As atividades ao vivo do iOS são talvez o canal de mensagens móveis mais dinâmico atualmente disponível; no entanto, nem todos os provedores de mensagens o suportam. Este widget dinâmico foi projetado intuitivamente para aparecer nas telas de bloqueio do telefone ou nas telas iniciais de maneira minimamente invasiva, enquanto alimenta os usuários com atualizações em tempo real.

Este versátil canal de mensagens móveis pode ser usado por quase qualquer aplicativo móvel iOS para enriquecer criativamente a experiência do usuário de várias maneiras.

  • Aplicativos de viagem: Rastreamento em tempo real do andamento da viagem, status do voo ou alterações de itinerário.
  • Aplicativos financeiros: Atualizações ao vivo para alterações de preços e rastreamento de orçamento.
  • Aplicativos de esportes: Visão geral de resultados e estatísticas ao vivo.
  • Aplicativos de condicionamento físico e produtividade: Rastreamento por GPS, progresso do treino ou como uma maneira discreta de visualizar um aplicativo na tela de bloqueio.

E-mail

O e-mail tem sido o canal de mensagens de trabalho durante todos esses anos por um motivo. Ele permite que os profissionais de marketing personalizem sua experiência de integração, coletem dados valiosos do cliente e usem uma cópia mais longa do que outros canais abreviados, como notificações push.

Existem muitos equívocos sobre marketing por e-mail, especialmente porque as mensagens omnichannel continuam crescendo em importância. No entanto, as empresas baseadas na Web ainda podem contar com mensagens de e-mail para campanhas favoráveis ​​ao ROI usando um canal em que a maioria do público já confia.

Mensagens no App

Quando os usuários abrem seu aplicativo, você tem a atenção deles (menos dividida), e as mensagens no aplicativo são uma maneira extremamente flexível de enviar mensagens a esses usuários com base em um comportamento específico. As mensagens no aplicativo não apenas aumentam as taxas de retenção em 27%, mas também são universalmente valiosas para quase todos os casos de uso, incluindo:

  • Fluxos de integração;
  • Coletando feedback crítico por meio de pesquisas com usuários;
  • Novos lançamentos de recursos e anúncios;
  • Educação no aplicativo;
  • Ofertas promocionais e recompensas;
  • Recuperação de carrinho abandonado;
  • Solicitações críticas de permissão.

SMS

Embora não seja totalmente utilizado por todas as empresas, o marketing por SMS cria oportunidades para que as mensagens cheguem aos usuários offline com alcance incomparável. 

Enquanto as notificações push podem ser descartadas com o deslizar de um dedo e exigem que os usuários tenham baixado seu aplicativo, as mensagens SMS existem independentemente de uma conexão com a Internet e entregam mensagens “mais fixas” que ficam mais permanentemente nas conversas de texto dos usuários.

Preço

Ao trocar de provedor de mensagens, o preço inevitavelmente fará parte da conversa. Não é apenas o maior fator para determinar seu eventual ROI, mas estudar os planos de preços de um provedor pode descobrir lacunas potencialmente prejudiciais em seus serviços. Fique atento ao seguinte:

  • Quão robusto é o plano gratuito deles: Geralmente, esse é um ótimo lugar para testar as principais funcionalidades de uma plataforma enquanto experimenta os recursos e integrações mais avançados.
  • Custos adicionais por mensagens enviadas. Não é incomum que as plataformas de mensagens ofereçam recursos básicos a uma taxa fixa e, em seguida, cobrem por mensagem por itens como assinantes push, impressões no aplicativo e envios de e-mail.
  • Soluções empresariais. Este será o valor real se sua empresa estiver pronta para escalar com uma plataforma de engajamento abrangente. O provedor fornece um contrato personalizado e suporte dedicado? As empresas maduras geralmente exigem um gerente de contas designado a elas para gerenciamento e personalização do plano conforme a necessidade.
  • Leia as letras miúdas: Muitos provedores de mensagens cobram taxas extras por chamadas de API, exportações de dados ou pelo envio de grandes quantidades de mensagens todos os meses. Certifique-se de manter os pés de seu parceiro no fogo sobre a transparência de preços para que você saiba exatamente com o que está se comprometendo.

Capacidade de escalar

Você é uma pequena empresa que ainda está se firmando em seu mercado ou está procurando agressivamente escalar sua plataforma? Seu provedor de mensagens deve ser capaz de acompanhá-lo à medida que seu negócio cresce. A análise de relatórios, a aquisição de novos usuários e a manutenção de uma alta retenção exigem uma quantidade enorme de recursos e experimentação.

Uma parte fundamental dessa capacidade de dimensionamento é a sofisticação e a facilidade de uso dos recursos de automação. Economizar tempo sem sacrificar a qualidade é um ato arriscado e é do seu interesse garantir que seu novo provedor de mensagens ofereça personalização sofisticada em seu ritmo de crescimento. 

O provedor facilita a automatização e a personalização de sequências para que você possa “definir e esquecer” enquanto ele cresce com seus negócios?

Diferentes ferramentas de automação oferecem distintos níveis de sofisticação e controle. Ao comparar soluções, concentre-se em encontrar uma ferramenta que permita automatizar em escala e, ao mesmo tempo, facilitar a adaptação dessa automação ao seu UX. 

Por exemplo, as tags de dados fornecem uma maneira fácil de identificar eventos ou características do usuário que são valiosos para seu aplicativo e usá-los para acionar campanhas, segmentar públicos e personalizar mensagens em grande escala. Nem todas as soluções são tão flexíveis ou fáceis de implementar.

Tempo para valorizar

Algumas soluções de mensagens levam meses para configurar e ainda mais tempo para aprender. Escolher uma solução fácil de implementar e intuitiva de usar pode ajudá-lo a começar a ver valor mais rapidamente e continuar a expandir seus negócios.

Ao considerar os provedores de mensagens móveis, a discussão de “Construção x Compra” representa uma importante encruzilhada de marketing (e desenvolvimento) — há muitas limitações para tentar criar uma solução de engajamento internamente. 

Construir recursos intuitivos de personalização, direcionamento e automação requer uma quantidade considerável de tempo de desenvolvimento, recursos e manutenção contínua. Se você tem mão de obra e tempo de rampa para investir nesse tipo de empreendimento, pode ser o caminho que lhe dá mais controle.

No entanto, à medida que sua empresa cresce, gerenciar uma porta giratória de bugs de desenvolvimento e soluços na segmentação de usuários significa mais dinheiro gasto apagando incêndios e menos tempo dedicado ao crescimento de sua plataforma. Não cometa o erro de assumir a criação de um negócio totalmente novo apenas para ampliar aquele que você iniciou.

Integração e parcerias

Seu provedor de mensagens é um parceiro em toda a sua empresa, não um departamento autônomo mantido em isolamento. Dedique algum tempo sério para descobrir se o seu provedor de mensagens funciona bem com outras plataformas. Com que facilidade essa nova ferramenta se integra ao seu CRM atual? 

As integrações (conexões com plataformas de terceiros) facilitam ou consomem mais tempo para implementar do seu lado? Por fim, você deve escolher um provedor que se conecte à sua pilha de tecnologia atual sem nenhum tempo de inatividade.

Se o tempo é o seu recurso mais valioso, as parcerias estratégicas podem ajudá-lo a decolar rapidamente e permitir que você concentre sua energia em outro lugar.

O que podemos concluir?

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para o mobile, é essencial que as empresas estejam atentas ao engajamento de seus usuários, pois isso influencia diretamente nos resultados financeiros e no crescimento sustentável. A comunicação com o público-alvo é a peça-chave para atingir as metas e alcançar o sucesso no mundo móvel.

Ao buscar um novo provedor de mensagens, é crucial considerar algumas características fundamentais. A capacidade omnichannel é essencial, pois os clientes esperam interagir com as empresas em diferentes canais. Notificações push móveis e web, atividades ao vivo, e-mail, mensagens no aplicativo e SMS são ferramentas poderosas para alcançar o público de forma relevante e oportuna.

Além disso, o preço, a capacidade de escalar e o tempo para obter valor são fatores importantes a serem considerados. É fundamental escolher uma solução que seja intuitiva e fácil de implementar para começar a obter resultados rapidamente.

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Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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