Blog 8D Hubify

Dia do Consumidor: 9 dicas para o seu e-commerce bombar na data

7 minutos de leitura

Se você costuma comprar online ou trabalha no mercado, já sabe que, ao longo do ano, são inúmeras as oportunidades em que as intenções de compra em e-commerce disparam consideravelmente. E, entre as tantas datas comerciais que agitam o mercado, o Dia do Consumidor, marcado para todo 15 de março, tem se tornado especialmente popular nos últimos anos.

E por que ele é tão importante assim? Simplesmente porque é o primeiro grande evento de vendas no ano, depois de toda a correria das festas de fim de ano e compras de presentes para o Natal.

Criada oficialmente em 2014, a data vem ganhando cada vez mais destaque - brigando, inclusive, com a Black Friday em volume de buscas e intenções de compra - e é uma oportunidade de explorar novas estratégias para melhorar as vendas e pegar embalo para o restante do ano.

E, como a concorrência é grande, aproveitar os melhores insights de Marketing Digital é fundamental para se dar bem nessa data!

Se interessou? Então continue lendo e boas vendas!

É hora de criar anúncios

Esse, talvez, seja um dos recursos mais visados por e-commerces em geral nessa época. Afinal, aqui tudo acontece na hora: a busca por uma palavra em específico; o impacto por um post diferenciado visto em redes sociais, entre outros gatilhos que podem contribuir para gerar maior atenção ao negócio.

O segredo é se aproveitar do comportamento esperado para o consumidor e das intenções de compra do mesmo para prever como e onde impactá-lo trará maior potencial de vendas.

Procure mapear a estratégia e o perfil do seu público para definir qual a plataforma mais indicada para cada produto e momento da compra. É possível, por exemplo, investir em palavras-chave específicas para anúncios no Google, ou estratégias de awareness e remarketing no Facebook e Instagram.

No final das contas, a estratégia bem definida, o orçamento certo e atuação firme nas plataformas certamente trarão os resultados esperados com anúncios no Facebook ou no Google.

Faça promoções imperdíveis!

Essa prática é uma das “mais tradicionais” utilizadas por e-commerces - e também altamente eficaz. Com ela, é possível criar estratégias diferenciadas para oferecer descontos e promoções para o público, estudando as melhores formas de entregá-los ao público.

Aqui, seus principais aliados serão pop-ups dentro do site, oferecendo descontos de acordo com a seção em que o usuário está navegando; e-mail marketing, para gerar maior engajamento a uma condição em específico e até sites parceiros, como aqueles que oferecem cupons de descontos, o que pode aumentar consideravelmente o tráfego dentro do seu site.

Para se ter uma ideia, um levantamento feito pelo portal Cuponomia mostrou que, em 2017, mais de R$500 milhões em receitas foram gerados por meio de cupons de descontos para parceiros.

Ofereça mais formas de pagamento e facilidades de compra

Você já deve ter ouvido alguém falar que determinados portais “dificultam a compra” na hora de o consumidor dar o clique final.

E isso não depende apenas de questões que envolvam navegabilidade e CTA’s posicionados no lugar certo - sim, eles são muito importantes e também fazem uma enorme diferença.

Contudo, estou falando nos atrativos que podem, de fato, convencer um visitante a converter em uma compra no seu site. Questões como formas de pagamento, duração de estoque, parceiros confiáveis (principalmente no caso de marketplaces), entre outros fatores, podem ter muito peso na hora de conseguir fazer mais um cliente.

Um exemplo disso é uma tendência indicada em pesquisa realizada pelo portal Brasil Econômico, que cita as preferências sobre formas de pagamento, evidenciando as mudanças de acordo com o crescimento do valor das compras: quanto maior o valor, maior o interesse por formas variadas de pagamento.

Aposte em preços competitivos e frete atrativo

Pegando carona nas “facilidades de compra”, os preços e frete também podem ser diferenciais de grande impacto no momento de convencer o consumidor.

Lembre-se de usar os descontos e promoções aliados à sua estratégia de precificação para atrair maior público a diferentes produtos da loja. Além disso, é parte fundamental da estratégia estar de olho no que a concorrência está fazendo: preços de produtos semelhantes, condições de compra e entrega, ofertas, entre outros fatores aos quais é bom ter bastante atenção.

No caso do frete, seu valor de convencimento está, principalmente, sobre consumidores residentes em locais de difícil acesso ou que são obrigados buscarem e-commerces por terem menor variedade em comércios locais.

Por isso a logística deve estar bem alinhada aos argumentos de venda, garantindo o sucesso na compra desde a disponibilidade de estoque, até a chegada do produto à casa do cliente.

O seu site é o principal vendedor

Essa dica é muito importante! Entenda que seu site é o principal meio de comunicação com o consumidor e, por isso, precisa ser agradável e atrativo.

Comunique com linguagem clara e de maneira que tornem explícitas as intenções do seu e-commerce com a ação que está sendo exposta ao cliente.

Além disso, a movimentação dos elementos do site e a entrega das opções corretas de acordo com o perfil de compra do cliente também contam bastante. Lembre-se também de deixar evidentes as promoções ofertadas no site: utilize (e troque ao longo do dia) banners e pop-ups especiais, planeje um layout específico para a data e direcione o público sempre ao momento principal: a compra dos seus produtos.

Invista no relacionamento e fidelização do cliente

Lembra aquela régua de relacionamento que você planejou - ou deveria ter planejado - na sua estratégia de marketing?

Pois é, em datas sazonais como o Dia do Consumidor ela também costuma ser importante, e te ajudará bastante com clientes que já compraram no seu site.

Isso porque, caso você tenha mantido contato de maneira adequada, terá maior probabilidade de ter seu site lembrado como opção em uma data tão importante.

E nesse momento surge outro conceito importante: a fidelização do cliente. É por meio dela que você mostra que o interesse do seu e-commerce não é, puramente, a venda, mas fazer parte da rotina do cliente, entregando a ele benefícios e novas oportunidades de compra, que trarão bons frutos ao seu negócio.

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março no Brasil e é uma ótima oportunidade de aumentar as suas vendas. Leia o artigo e confira nossas dicas!

       Exemplo de ação do Dia do Consumidor - Walmart

Trabalhe o seu pós-vendas

O pós-vendas também é exatamente um dos principais braços do relacionamento e fidelização do cliente.

Caso seu e-commerce ainda não coloque em prática o que citei no tópico anterior, aqui está uma ótima oportunidade de começar. Aproveite as suas práticas estratégicas e o maior tráfego do seu site no Dia do Consumidor para, além de vender, trabalhar novas oportunidades com os contatos dos clientes que se cadastrarem ou comprarem em sua plataforma.

Entre em contato pedindo avaliações sobre a experiência no site e o produto, agradecendo pela compra e até trabalhando novas abordagens a longo prazo.

Nesse momento, seu principal diferencial será mostrar o máximo de atenção às reais necessidades do seu cliente. E isso, certamente, ajudará seu e-commerce a ser lembrado mais facilmente.

Social media e conteúdo diferenciado

Como nem só de investimentos vive uma estratégia de marketing digital, lembre-se que o seu potencial orgânico vale muito!

Invista em produção de conteúdo direcionado no seu blog ou em séries de posts no Facebook, por exemplo.

É claro que, nesse caso, suas atividades precisam começar de maneira um pouco antecipada. Talvez, até algumas semanas antes da data, o que permitirá a você ter um planejamento mais duradouro e pensar em diferentes abordagens ao longo dessas semanas.

Por fim, foque em criar conteúdo relevante sobre o e-commerce e os seus principais diferenciais para o Dia do Consumidor.

Depois disso, é só voltar a atenção para as outras etapas da estratégia e esperar a chegada de visitas ao site.

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março no Brasil e é uma ótima oportunidade de aumentar as suas vendas. Leia o artigo e confira nossas dicas!

Exemplo de ação de Dia do Consumidor - Maxmilhas

Que tal a Semana do Consumidor?

Sabe todas essas dicas de que falei acima? Que tal pegar todas elas e “esticar” um pouco mais?

Pois é, outra grande oportunidade criada pelo Dia do Consumidor é a opção de não trabalhá-lo em apenas um dia, mas estendê-lo ao longo da semana. Assim, você terá ainda mais autonomia para incrementar a sua estratégia!

Você pode focar em algumas categorias de produtos, de acordo com o dia da semana, ou criar uma promoção específica para os últimos dias de atividades. Enfim, as opções são muitas e com toda a certeza você poderá tirar proveito delas.

Vamos às vendas?

O “toque final” de tudo isso é justamente fazer a coisa acontecer. E como você é especialista nisso, já sei que não vai me decepcionar.

E, como diria o sábio: “o dicionário é o único lugar em que o ‘sucesso’ chega antes do ‘trabalho’”. Então, mãos à obra!

E o que achou das dicas de hoje? Acha que elas servirão para fazer seu e-commerce vender mais lá no dia 15 de março?

Então compartilhe com seus amigos e aproveite para conferir os outros materiais do nosso blog! Tem muitas ideias e toques de profissionais esperando por você!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por